Vblade 250: Rodas e Pneus, troca e manutenção

Moto: Sundown Vblade

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Monaski
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08 Dez 2008, 15:31

Alguem que possui a Vblade ja pensou em colocar um pneu mais imponente na nossa motoca?!?! li um tutorial na pagina de Download dos Vbladers falando sobre a instalação do pneu da Shadow, e fiquei muito interessado, gosataria de trocar uma ideia a respeito, caso alguem queira ver e não é cadastrato no site é so me pedir que eu passo por email... :idea:
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gildalfer
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08 Dez 2008, 19:38

Monaski, os especialistas no assunto não aconselham usar pneus diferentes dos originais. Leia a reportagem no site da sobremotos que tem uma reportagem específica sobre esse assunto.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Monaski
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09 Dez 2008, 08:42

gildalfer escreveu:Monaski, os especialistas no assunto não aconselham usar pneus diferentes dos originais.
Certo amigo, mas temos o relato de um dos membros dos Vbladers que usa um pneu maior a mais de um ano e ele disse que ainda não teve nenhum problema, a moto não ficou pesada ou algo parecido, vou rodar mais uns 5.000 Km e pra fazer a primeira troca de pneu da minha Bleibleide, e pode ter certeza que vai ser um 170x80x15... =D :lol: :lol:

PS: Ah mas vou da uma lida no texto que vc indicou! :idea:
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cowboy
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21 Dez 2008, 21:55

Monask, vou tentar ajudar.
A Vblade tem uma caixa de roda muito grande para o pneu que utiliza, e "pede" algo maior, contudo, a mudança deve contemplar outras alterações.
Vejamos:
A balança original aceita pneus até 140 sem problemas, mas tem um afunilamento na sua base que impede a colocação de pneus maiores que esta medida. A solução é alongar a balança, mas as alterações não param por aí. Ao realizar esta modificação, você aumenta o braço de alavanca aumentando o esforço sobre o amortecedor, que já foi redimencionado pela fábrica, pois o primeiro não aguentava muito esforço, e assim você estará criando outro ponto crítico, se não mudar o ponto de apoio ou o próprio amortecedor. A coisa não para por aí. O pneu da medida que você menciona irá extrapolar a bitola máxima da roda, que deverá ser substituida por uma mais apropriada, para quer você não corra o risco de destalonar o pneu, quando por ventura rodar com pressão inadequada. Este é um risco que você não precisa correr. Esta alteração é bem interessante, mas se for fazer, troque a roda também.
Outro ponto que você vai precisar alterar é a carburação, pois a Vblade já veio pro mercado muito estrangulada para atender as metas de poluição. Como ela está, você vai notar uma falta de disposição muito grande. Ela fica muito mais espertinha com algumas alterações. Pra você ter uma idéia, a Garinni está vindo com o mesmo motor e desenvolve 24 CV (!) sem forçar. A hunter tanbém vem com o mesmo motor, o que vai dar aos usuários destas motos muitas opções de peças (respeitando as pequenas diferenças dos "projetos"). Isso vai virar um "fusca" de duas rodas.
Voltando ao assunto, o baixo torque da Vblade não deve lhe dar dor de cabeça com relação a desgaste prematuro na transmissão, mas se a moto tivesse um motor no limite de seu projeto, a conversa seria outra. Há um Kit para este motor que o transforma em um 400cc. A bicha muda da água pro vinho. Aí sim, a relação deve ser revista.
Monask, caso você altere a carburação, não use o escapamento original. Será um crime, pois ele segura muito a moto. Só de olhar seu desenho percebemos que o projeto é conservador. Um bom escapamento (para motores de quatro tempos)deve contemplar em sua extremidade um diâmetro em torno de três vezes o da boca de saída do cilindro, e vemos que isso não ocorre, ou seja, a moto está vestida para ser econômica e comportada, o que não significa que você não possa mudar esta roupagem.
Um conselho: Se for fazer, seja detalhista. Faça algo de que você se orgulhe não só por estar bonito, mas por estar bem feito.
Um grande abraço e boa empreitada. A máquina merece isso.
Em tempo:
Com esta alteração você melhora o índice de vibração da moto, além de trabalhar em regimes de rotação menores, aumentando a vida útil do propulsor (fato que só ocorrerá se você procurar trabalhar em sua faixa de maior torque).
Você terá de alterar corrente e outras coisinhas, masw aí são detalhes que todo mundo já sabe.
Abração.
Monaski
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22 Dez 2008, 09:09

cowboy escreveu:para quer você não corra o risco de destalonar o pneu, quando por ventura rodar com pressão inadequada. Este é um risco que você não precisa correr. Esta alteração é bem interessante, mas se for fazer, troque a roda também.
Valeu pela dica parceiro, mas o que seria esse destalonar o pneu?! a roda não suporta esse pneu?! seria isso?!

ah daqui a pouco tentarei postar todo o tutorial feito por um amigo VBlader!! =D
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Monaski
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22 Dez 2008, 09:58

Link para download do tutorial:

http://www.4shared.com/file/77109275/14 ... BLADE.html

Créditos:

PC - Vbladers (por ter feito esse excelente trabalho)
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Russo
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22 Dez 2008, 10:52

Ae Kamerads:

Além dos problemas já citados, o alongamento da balança pode provocar o desalinhamento entre o pinhão e a coroa. A corrente pode ficar inviezada, compromentendo a durabilidade do conjunto de transmissão e também o câmbio.

Honestamente, é mais jogo pegara grana que se gastaria numa gambiarra dessas, colocar em cima da VBlade e pegar uma motoka maior (Virago 535 ou Shadow 600). Aí, a conversa é outra, eheheh...
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Monaski
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22 Dez 2008, 11:12

Certo Russo,

mas vc deu uma olhada no tutorial?! :?: :?: :?:
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Russo
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22 Dez 2008, 11:40

Monaski escreveu:Certo Russo,

mas vc deu uma olhada no tutorial?! :?: :?: :?:
Vi o tutorial sim. O problema está nas arruelas que o cara manda colocar para afastar a coroa da roda.

Esse afastamento causa um deslocamento milimétrico da coroa para fora. Como resultado, a corrente não fica perfeitamente alinhada com o pinhao. Fica um pouco enviezada. Esse desalinhamento força o conjunto da relação e tamb~em o eixo do pinhão e o câmbio. Sem contar que o conjunto motriz (roda traseira) fica bem mais pesado.

A curto prazo, não dá nada, mas a longo prazo compromete tudo. Sem contar a balança limada ou fresada, que enfraquece e que tem que suportar uma roda mais pesada.

Conselho: deixe como está ou no máximo, coloque um pneu metzeler 140.

esse negócio de pneu largo é só modismo.
Prá você ter idéia, as Virago 535 e as Savage 650 usam pneu 140. E as Harley 883, até 2002 ou 2003, usavam pneu 130.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Monaski
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22 Dez 2008, 12:07

Russo escreveu:
Monaski escreveu:Certo Russo,

mas vc deu uma olhada no tutorial?! :?: :?: :?:
Vi o tutorial sim. O problema está nas arruelas que o cara manda colocar para afastar a coroa da roda.

Esse afastamento causa um deslocamento milimétrico da coroa para fora. Como resultado, a corrente não fica perfeitamente alinhada com o pinhao. Fica um pouco enviezada. Esse desalinhamento força o conjunto da relação e tamb~em o eixo do pinhão e o câmbio. Sem contar que o conjunto motriz (roda traseira) fica bem mais pesado.
Pow parceiro vc esta me convencendo a não mecher... :roll:
Conselho: deixe como está ou no máximo, coloque um pneu metzeler 140.
Vc sabe me informar alguma site que eu possa encontrar esse pneu?!?!! pq aqui na minha região é complicado só tem pneu pra POP, BIZ, BROS e TORNADO! hehehehehee
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