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Jovi
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Uma vela de ignição é um dispositivo elétrico que se encaixa à cabeça do cilindro num motor de combustão interna e inflama a mistura comprimida de ar/combustível por meio de uma faísca elétrica. As velas de ignição possuem um eletrodo central isolado o qual se conecta através de um cabo blindado a uma bobina ou magneto externo (que é ligado ao distribuidor), formando, com um terminal aterrado na base da vela, uma folga de ignição dentro do cilindro. A vela recebe a voltagem de 20 ou 30 mil Volts da bobina, através do rotor do distribuidor que, devido à propriedade de continuidade de circulação da corrente nos circuitos indutivos, faz saltar uma centelha em sua ponta. Como a ponta da vela está no interior da câmara de combustão, tal centelha provoca a explosão da mistura ar/gasolina aspirada do carburador ou injeção eletrônica, o que provoca o afastamento do pistão e consequente movimento do eixo-motriz.


12 dicas práticas sobre o estado da vela

A aparência dos eletrodos e do isolador revela informações importantes sobre o funcionamento da vela, o combustível e o motor. Analisando o estado da vela de ignição você pode identificar o problema do motor.

Mas antes de uma avaliação, duas condições devem ser satisfeitas:
1. O veículo deve ter rodado um percurso de pelo menos 10 Km, com o motor funcionando em diferentes rotações, todas situadas na faixa média de potência

2. Deve-se evitar um funcionamento prolongado em marcha lenta antes do desligamento do motor.

DICAS:


1 - NORMAL

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O pé do isolador apresenta-se amarelado-cinza ou marrom-claro.
Motor em boas condições
Índice térmico da vela está correto.

2 - FULIGINOSA (CARBONIZAÇÃO SECA)

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O pé do isolador, os eletrodos e a cabeça da vela cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada (seca).

Causas:
Carburador regulado com mistura rica
Filtro de ar sujo
Afogador automático com mau funcionamento
Afogador manual puxado por longo tempo
Uso de combustível fora da especificação
Motor funcionando em baixa rotação por tempo prolongado
Ponto de ignição atrasado
Uso de vela incorreta - vela muito fria para o tipo de motor.

Efeitos:
Falhas de ignição
Motor falha em marcha lenta
Dificuldades de partida a frio.

Soluções:
Regulagem correta do carburador e do ponto de ignição
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Substituir o filtro de ar
Acelerar o motor (rodando com o veículo) lentamente até a carga total (rotação máxima), para queimar os resíduos de carbono
Evitar que o motor funcione por muito tempo em marcha lenta, especialmente quando estiver frio
Utilizar vela correta para o tipo de motor.

3 - OLEOSA (CARBONIZAÇÃO OLEOSA)

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O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa, brilhante, úmida de óleo e por resíduos de carvão.

Causas:
Em motores de 2 (dois) tempos - óleo em excesso na mistura
Em motores de 4 (quatro) tempos - óleo em excesso na câmara de combustão - Guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos.

Efeitos:
Dificuldade na partida
Falhas de ignição - motor falha na marcha lenta.

Soluções:
Em motores de 2 tempos, usar a proporção correta de mistura
Em motores de 4 tempos, retificar o motor - Trocar as velas.


4 - RESÍDUOS LEVES DE CHUMBO

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Resíduos amarelado-escuros no isolador. O pé do isolador coberto por uma fuligem amarelo-clara, aspecto de fosca a brilhante.

Causas:
Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo.

Efeito:
Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículo em alta velocidade, causando falhas de ignição.

Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las.

5 - RESÍDUOS GROSSOS DE CHUMBO

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O pé do isolador apresenta-se parcialmente vitrificado e de cor amarelo-marrom.

Causas:
Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo. A vitrificação denuncia a fusão dos resíduos sob condições de forte aceleração de veículo.

Efeito:
Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículos em alta velocidade, causando falhas de ignição.

Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las.

6 - RESíDUOS / IMPUREZAS

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Camada de cinza grossa no pé do isolador, na câmara de aspiracão e no eletrodo-massa, de estrutura fofa e até cheia de escórias.

Causas:
Aditivos do óleo ou do combustível deixam resíduos incombustíveis na câmara de combustão (pistão, válvula, cabeçote) e na própria vela. Isso ocorre especialmente em motores com um consumo de óleo acima do normal, ou quando se utiliza combustível de qualidade inferior.

Efeitos:
Perda de potência do motor, decorrente de ignições por incandescência e danos ao motor.

Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Trocar as velas
Regular o motor.

7 - SUPERAQUECIMENTO

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Eletrodo central fundido parcialmente.

Causas:
Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente; resíduos na câmara de combustão; válvulas defeituosas; ponto de ignição muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avanço do distribuidor com defeito; combustível de má qualidade; vela mal apertada.

Efeitos:
Falhas de ignição
Perda de potência
Danos ao motor.

Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Substituir as velas.

8 - ELETRODO CENTRAL FUNDIDO

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Eletrodo central completamente fundido, possível trinca no pé do isolador e eletrodo-massa parcialmente fundido.

Causas:
Superaquecimento do eletrodo central, que pode trincar o pé do isolador.
Combustão normal com detonação ou ponto de ignição excessivamente adiantado.

Efeitos:
Falhas de ignição
Perda de potência
Danos ao motor.

Soluções:
Revisar o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
Utilizar velas corretas para o tipo de motor
Substituir as velas.

9 - ELETRODOS CENTRAL E MASSA FUNDIDOS

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Causas:
Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente; resíduos na câmara de combustão; válvulas defeituosas; ponto de ignição muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avanço do distribuidor com defeito; combustível não especificado para o tipo de motor.

Efeito:
Antes do dano total do motor, ocorre perda de potência.

Soluções:
Revisar o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
Utilizar velas corretas para o tipo de motor
Utilizar combustível adequado para o tipo de motor
Substituir as velas.

10 - DESGASTE EXCESSIVO DO ELETRODO CENTRAL (EROSÃO)

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Causa:
Não observância do tempo recomendado para a troca das velas.

Efeitos:
Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo); a tensão de ignição exigida, pela grande distância entre os eletrodos, é alta demais
Partida difícil.

Solução:
Trocar as velas ou examiná-las de acordo com as instruções dos fabricantes.
Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante.

11 - DESGASTE EXCESSIVO DOS ELETRODOS MASSA E CENTRAL (CORROSÃO)

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Causas:
Presença de aditivos corrosivos no combustível e óleo lubrificante. Esta vela não foi sobrecarregada termicamente, não se tratando portanto de um problema de índice térmico. Depósitos de resíduos provocam influências no fluxo dos gases.

Efeitos:
Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo)
Partida difícil.

Soluções:
Trocar as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado.

12 - PÉ DO ISOLADOR TRINCADO

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Causas:
Dano causado por pressão no eletrodo central como conseqüência do uso de ferramentas inadequadas na regulagem da folga. Exemplo: abrir os eletrodos com uma chave de fenda
Corrosão do eletrodo central por aditivos agressivos no combustível
Depósitos de resíduos de combustão entre o pé do isolador e o eletrodo central.

Efeitos:
Falhas de ignição (a faísca salta entre o isolador e a carcaça)
Partida difícil.

Soluções:
Trocar as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
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Kings
Colaborador
Mensagens: 1332
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Mais dicas em LINK
Dexis
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Registrado em: 06 Dez 2008, 19:41
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Ola pessoal tudo bom?
Eu estou com uma R1 ano 2006 e precisava trocar as velas, eu gostaria de saber o procedimento adequado para evitar problemas...

grato
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
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Ola amigo, nós aqui deste forum não somos muito familiarizados com este tipo de moto, mas eu posso indicar este link, tem diversos manuais de serviço e manutenção disponíveis.

http://yzf-r1forum.net/manuals/index.html

Espero ter ajudado.
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Dexis
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Dez 2008, 19:41
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ah obrigado! ajudou sim 8)
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
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Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
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Bom em muitos tópicos falamos do aumento de performance com o uso desse tipo de vela, que particularmente eu desconheço...

O que na busca por uma melhora na performance me levou a querer isso na minha Mirage.

Encontrei em pesquisa informações da NGK Iridium:

Melhora na combustão através da melhor ignibilidade

A nova vela de ignição NGK IRIDIUM IX com corte cônico no eletrodo lateral e com eletrodo central fino, minimiza o efeito extintor e permite uma excelente expansão da chama durante a combustão.

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Eletrodo central com 2 degraus

A vela NGK IRIDIUM IX possui um eletrodo central patenteado com dois degraus, proporcionando uma melhor característica de anti-carbonização sob todas as condições de funcionamento do motor. Os dois degraus do eletrodo central facilitam uma microdescarga secundária que queima o carvão depositado assim que ele se forma.

Redução da voltagem requerida

O eletrodo central fino e o corte cônico do eletrodo lateral aumentam a força do campo elétrico formado na região da folga, reduzindo a voltagem requerida para o início da centelha. Obtém-se assim, uma melhor partida a frio e respostas mais rápidas durante a aceleração.

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Resta saber se tem mesmo a eficiencia proposta e se vou conseguir por na Mirage...
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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vinibgomes
Mensagens: 513
Registrado em: 29 Jun 2007, 00:51

Jovi da uma olhada neste arquivo da NGK:

http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo ... 7-2008.pdf

Segundo o catálogo, o da Mirage é o modelo CR8EIX. Mesma especificação da Suzuki Yes125.

encontrado no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... scargo-_JM

no Amazon:

http://www.amazon.com/NGK-CR8EIX-Iridiu ... B000HDF7U8
US$10,50, exatamente o que paguei nas minhas.

Site de acessórios:

http://www.motorcycle-superstore.com/4/ ... -Plug.aspx
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ulissesmarques
Mensagens: 1218
Registrado em: 22 Abr 2008, 17:45
Localização: São Bernardo do Campo

Little VIni!

Vc comprou essas velas né?

É um investimento válido???
Lissão

2.13.3
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
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Vini,

Esse site que você indicou é o mesmo que vende para o Amazon, no entanto esse produto não é enviado ao Brasil em ambos os sites.

Onde conseguir?

Lembrando que no caso da Mirage seriam duas velas dessas.... e isso se aplica a outros motores em V. :roll: :idea:
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