Dicas de Limpeza e Conservação

Ferramentas, peças e manutenção de motos

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Russo
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Ae Kamerads:

Sem querer ser chato, mas já sendo, eheheh.. o Silvo é um polidor específico para "prata" (talheres, baixelas, etc)... dá prá usar, mas o resultado não fica tão bom comparado a um polidor específico para cromados, como o Kaol.

Já o Brasso é um polidor "genérico", e o resultado de sua aplicação fica no meio termo entre o Kaol e o silvo.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
rafaeladvogado
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Eu usava o Silvio (heheheh) pra limpar os parachoques cromados do meu ex-FIAT 147 1979... e o produto deixava eles brilhando... e este silvio também é excelente para tirar aqueles "ferrugens" que formam em espelhos velhos... aqueles pontinhos de ferrugem que começam a formar com o tempo.... ele limpa e deixa os espelhos zerados... eu ainda tenho este produto lá em casa... vou ver se acho pra ler as indicações dele...

abraço :wink:
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aletreri
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olá pessoal.
gostaria de saber se vocês usam algum produto para proteger as partes/peças cromadas. Nas partes pintadas, eu uso cera granprix liquida.
Abraços
Sissibar/Alforges/Mala Traseira/Plataforma Dianteira e Protetor de Motor Dalavas/Banco Ere/Escape JJ
Kings
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Lavagem correta e caprichada

Depois de curtir uma ótima viagem de motocicleta, seja nas estradas pavimentadas ou em regiões de terra e lama, chega o sagrado momento de dar um belo trato na companheira das aventuras. Ainda mais neste início de ano, quando muitos motociclistas retornam das férias. Hora então de lavar a máquina de duas rodas!

Diversas pessoas optam, nos dias de hoje, pelos serviços especializados de lavagem. Em São Paulo, há lugares bastante agradáveis para não somente deixar a moto limpinha, mas também bater papo com os amigos, comer, beber e se divertir. É o caso de ambientes como a Johnnie Wash e a Café Racer Wash, localizadas na zona sul da capital.

Mas quem nunca teve vontade de acordar bem cedo — geralmente no domingão —, pegar um pano, um balde com água e sabão, arregaçar as mangas e dar aquela lavada caprichada na motocicleta?

A esses motociclistas, listamos algumas dicas para evitar qualquer tipo de maltrato involuntário ao equipamento. O primeiro passo é encontrar um lugar tranqüilo e com sombra, para que o sol não incomode nem a moto, nem o dono. Em seguida, preparar o kit de lavagem, composto por balde, querosene, pincel, panos limpos e macios, xampu e água, claro.

“É preciso utilizar xampu neutro e água em temperatura ambiente e com baixa pressão para não danificar componentes da moto”, explica Fabio Carmona, proprietário da Café Racer Wash.

A alta pressão pode estragar a pintura, as faixas e adesivos, além de tirar as graxas dos rolamentos da coluna de direção e da articulação da suspensão traseira. Evite também lavar a moto com o motor quente — não que isso estrague a máquina, mas para se livrar do cheiro ruim de vapor expelido.

Na seqüência, depois de ter molhado a motocicleta com cuidado, pincele querosene para remover os resíduos de óleo e graxa nas áreas do motor, carburador, escapamento, rodas, cavalete lateral e por baixo dos pára-lamas. Enxágüe novamente.

O próximo passo é lavar o tanque, assento, tampas laterais e pára-lamas com o xampu neutro. Use um pano macio; uma camiseta velha por exemplo. Evite concentrar o jato d’água em regiões como os cubos das rodas, interruptores, freios, painel de instrumentos, saída do escapamento e corrente de transmissão para não danificar as peças.

“A pessoa precisar ser muito caprichosa e, especialmente, gostar mesmo de brincar com água”, brinca Carmona, que fala também sobre o momento de enxugar. “É ideal usar um equipamento de ar comprimido na hora de secar, para tirar a água acumulada e impedir que algumas peças enferrujem. Mas quem não tiver isso em casa, deve usar pano limpo e macio”.

Ricardo Medrano, um dos donos da Johnnie Wash, lembra que “moto não é como carro”. “Uma lavagem mal feita pode ocasionar o ofuscamento das partes cromadas, por exemplo. Tem gente que utiliza produtos do dia-a-dia ao lavar a moto e, sem querer, acaba riscando o veículo. Em casa, leva-se pelo menos duas horas para lavar a moto”, destaca. “Se não souber lavar, é melhor deixá-la suja e, quando possível, levá-la a estabelecimentos especializados”, acrescenta.

Após a lavagem, lubrifique a corrente de transmissão e os cabos do acelerador e da embreagem. Ligue o motor e deixe-o funcionar por alguns minutos. Ao dar uma voltinha, tome cuidado com as primeiras frenagens, pois a eficiência dos freios não é a mesma quando estão molhados e frios.

“Meu conselho é que o motociclista lave a moto quando for deixá-la guardada, se possível coberta com uma capa. Quando sair de moto, não se preocupe com a sujeira e curta a viagem”, afirma Fabio Carmona.

Agora que a moto está limpinha, com cara de nova em folha, nada melhor do que definir os próximos roteiros de aventura. Depois, é só ter paciência para repetir o processo de lavagem ou solicitar os estabelecimentos especializados, que garantem um trato com carinho e de primeira qualidade.

Opções de serviço

- Johnnie Wash
End.: Avenida Cardoso Doutor Cardoso de Mello, 570 - Vila Olímpia (SP)
Tel: (11) 3044-1195
Preço: R$ 35

- Café Racer Wash
End.: Rua Conde de Itú, 352 - Santo Amaro (SP)
Tel: (11) 5521-4700
Preço: R$ 23
Kings
Colaborador
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Dicas de LINK

Ê, domingão de sol, perfeito pra um rolê de motoca e... ela está toda suja. Muitos motociclistas nunca tiveram a curiosidade de lavar sua moto, simplesmente levam a uma oficina, ou lava-rápido e ficam felizes da vida. Cuidado! Existe uma mania nacional de lavar moto com água pressurizada, pulverização de querosene ou água quente. Esqueça tudo isso, arregace as mangas e vamos ao trabalho.

Primeiro de tudo, saiba que moto não é carro, por isso o que serve nos carros não funciona para as motos. Aquele festival de jato de água não faz mal ao carro porque ele tem carroceria cobrindo o motor, freios, cabos etc. Na moto, mesmo feita para suportar as intempéries, devemos proteger suas partes, digamos, íntimas. Todo mundo já viu o festival de cabos e fios que passam de um lado para outro. Quando a moto recebe um jato de água pressurizado, a umidade penetra nos chicotes elétricos e pode provocar o maior curto circuito. Por tudo isso, sei que vou entristecer muita gente, mas motos, a exemplo dos adolescentes, NÃO gostam de tomar banho!

Da mesma forma, muitos componentes móveis da moto são protegidos por anéis de borracha (os chamados o-rings), que estão na corrente e juntas como balança, pedal de câmbio e outros. Ao mandar um jato de querosene por cima de tudo, (ou qualquer outro solvente), estas borrachas sofrem um ressecamento e irão rachar, perdendo a capacidade de vedar a entrada de sujeira ou permitindo o vazamento de óleo. A água quente elimina a lubrificação de muitas peças móveis, sobretudo rolamentos e a corrente. Aliás, esta é a maior vítima do excesso de lavagem.

O pior de tudo, mas pior mesmo, que dá vontade de matar o desgraçado que lavou a moto, é o maldito querosene no disco de freio. O querosene é um solvente que leva óleo na sua composição. Caso alguém ainda não saiba, o óleo é um excelente redutor de atrito e os freios vivem de atrito. Eles são que nem sogras: adoram atrito! Se a gente melecar o disco de freio com querosene, na primeira frenagem a meleca vai impregnar as pastilhas e você terá nas mãos uma moto sem capacidade de frear nem pensamento. Sabe o que vai acontecer? Você terá de desmontar a roda, retirar as pastilhas e lixá-las até sair todo o querosene. Ou então ficar uma semana rezando para ninguém entrar na sua frente. Sei que muito féladamãe pulveriza querosene com aqueles compressores amarelinhos que não vou citar a marca. Fuja destes caras, porque eles devem ter convênio com o ortopedista da cidade.

Bão, procure um local abrigado do sol e prepare seu kit-banho-na-motoca, composto de: óculos de proteção (sim, você não quer ser um motociclista zarolho), luvas cirúrgicas (não tem coisa que detona mais a mão do que lavar motos), pincel macio, uma vasilha, a lata de querosene (êpa, como assim? Sim, você pode usar querosene em ALGUMAS partes da moto) ou os produtinhos desengraxantes novos que lançaram no mercado e que não vou dizer a marca, um balde, panos, esponja e a mangueira.

Aquele papo de que jogar água fria no motor quente trinca o bloco é balela, senão todas as motos de enduro e rally teriam partido ao meio cada vez que o piloto atravessasse um rio. Mas espere o motor esfriar antes de jogar água só para não ficar aquele vapor fedorento na sua cara.

Comece pincelando querosene nas partes onde normalmente grudam as sujeiras mais renitentes, como a parte debaixo do motor, nas áreas onde respingam óleo de corrente (sem molhar a corrente com querosene), por baixo dos pára-lamas (que ficam respingados de asfalto derretido), cárter, balança traseira, bengalas, roda traseira (sem atingir o disco ou cubo de freio), raios e bloco do motor. Logo depois jogue água com a mangueira, sem pressão, só para retirar o querosene.

Derreta um pouco de sabão de côco no balde com água até fazer espuma. Megulhe a esponja (não use aquela de dupla face porque risca os cromados) na água e ensaboa a bichinha toda (a moto, a moto!!!), até ela ficar toda coberta de espuma. Comece sempre de cima para baixo, da parte mais limpa para a parte mais suja. Enxágüe com cuidado, sem pressão, até sair todo sabão. Nas motos com escapamento saindo por cima, tome o cuidado de cobrir a saída para evitar a entrada de água. O banco pode ser esfregado com uma escova de cerdas macias, principalmente se for colorido (azul, amarelo, vermelho). Tire todo o sabão.

Antes de enxugar com um pano macio (as fraldas de pano, ou camisetas velhas são excelentes), balance bastante a moto pra frente e pra trás para tirar o excesso de água que fica acumulado em pequenas “conchas”. Destape o escapamento e ligue o motor só por uns 30 segundos para tirar a umidade. Enxugue principalmente as partes cromadas para evitar a formação de ferrugem. Comece de cima para baixo e depois de tudo sequinho, volte a ligar o motor por uns 2 minutos só pra secar tudo direitinho.

Depois vem as frescuras básicas: polimento e cera, mas só a cada dois meses, para não “gastar” as partes pintadas e cromadas. Nas peças cromadas use limpa prata, com cuidado de usar esponja para espalhar a cera e estopa ou algodão para tirar o excesso e dar brilho. Nas peças de plástico, use cera à base de silicone para não ressecar. No tanque pode-se usar cera automotiva. Mas um aviso: eu não recomendo o polimento do tanque (nem encerar o banco) porque fica tudo mais escorregadio do que uma tilápia ensaboada. Com a moto toda lisinha, se tiver de frear forte, você não terá como se segurar e corre sério risco de bater com os miúdos no tanque e fazer ovos estalados. Nas motos esportivas é pior ainda, porque nas frenagens o peso do corpo é transferido para as pernas vira a maior escorregação em cima da moto.

Mais dicas:

* Nunca, jamais, never, passe produtos químicos nos pneus, o famoso “pneu pretinho”, porque pneu já é preto e a química resseca a borracha.

* Não lave a moto em cima de plantas, tadinhas, elas morrem de asfixia com o querosene.

* Após a lavagem (ou lavação), lubrifique a corrente com graxa branca e também lubrifique o cabo de embreagem com óleo fino.

* Cuidado nas primeiras frenagens porque o sistema de freios estará molhado e frio.

* Lave a moto em intervalos maiores de 15 dias, melhor ainda a cada 30 dias.

* Aproveite a lavagem para verificar o desgaste de peças, checagem das lâmpadas e regulagens diversas.

* Os mais frescos podem retirar o tanque e banco, mas não jogue água nestas partes, limpe apenas com pano úmido.
Kings
Colaborador
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LAVANDO A SUA MOTO

A relação existente entre você e sua moto é que vai determinar a durabilidade do equipamento e a sua segurança. A manutenção e o cuidado com a motocicleta deverá ser uma ação de prazer não importando o quanto e como você usa a sua moto. Durante uma viagem e um passeio, a preocupação com a limpeza fica em segundo plano em detrimento de sua manutenção. Porém, quando a motocicleta retorna à casa, mantê-la limpa é um bom passatempo e alimenta o carinho que temos por ela.

Há pessoas que não possuem paciência e vontade de aprender as mínimas regras de manutenção de sua moto. Aconselho porém que se esforcem uma ou duas vezes tentando fazer alguma coisa por ela. Porém, se não houver habilidade nem vontade de fazê-lo, resta confiá-la a um mecânico que por menor carinho que tenha pela sua motocicleta, sem dúvida será maior que o seu o que pode ser lamentável. Saliento mesmo assim que um verdadeiro motociclista deve procurar aprender a fazer a mínima manutenção básica de sua motocicleta. Fazendo isso, além de diminuir os custos, irá criar uma relação de confiança muito grande com ela.

A lavagem da moto é um ítem muito importante da manutenção. Em um dia de chuva, sem qualquer passeio previsto, programe uma lavagem detalhada. A mesma não precisa ser frequente mas, quando for feita, deverá ser feita da melhor maneira possível. De 30 em trinta dias é uma boa frequência caso esteja muito sujo. A manutenção da limpeza, para retirar a poeira, poderá ser feita com um pano e uma flanela macios. Uma capa ajuda muito a manter a moto limpa, evitando arranhões e protegendo-a de curiosos.

Ao lavar a moto o mais detalhadamente possível, temos a possibilidade de descobrir uma série de irregularidades. Tampas de setas soltas, arranhões, parafusos soltos, conduítes poidos, sistemas mal lubrificados e muitas outras coisas. Assim, descobrindo os defeitos, anote-os para executar a manutenção logo que possível, não deixando nada pendente e podendo ser esquecido para a próxima viagem.

Material mínimo necessário:

1 litro de querozene - sacos plásticos - óleo fino para lubrificação - estopa - cera protetora - sabão de coco (barra)- esponja limpa - alcool - glicerina (1 vidro adquirido em farmácia) - 2 trinhcas 1 larga e outra média - espuma de aço macia (bom bril) - veja multi uso.

Equipamento adicional:

Bomba de lavagem com pressão - compressor de ar com pistola para direcionamento de ar.

Vamos então à lavagem?

Retire os bancos ou banco. Caso queira fazer uma limpeza ainda melhor, o tanque também poderá ser retirado caso você saiba como fazê-lo. Normalmente retira-se o tanque anualmente. Solte os parafusos de fixação, após retirar os bancos e desencaixe-o dos coxins de borracha após fechar a torneira de combustível e retirar a mangueira de alimentação. Existem ainda algumas motocicletas em que o painel situa-se sobre o tanque. Há a necessidade então de retirá-lo. O manual deve estar por perto para auxiliar na retirada dos accessórios.

Com a moto fria, vá colocando em uma pequena vasilha parte do querozene. Comece a pincelar a moto evitando as parte de borracha, couro, freios e pintura. Pincele toda a moto com as trinchas tentando alcançar todos os pontos difíceis:

Obs: No caso da moto estar muito suja de terra ou lama, deve-se dar antes uma ducha, aguardando retirando a sujeira grossa ou então, pulverizar o querozene com uma pistola com o auxilio do compressor evitando os arranhões.

Pincele ou pulverize as aletas de motor, inferior de paralamas - radiador - partes inferiores onde fica a maior parte da sujeira e tudo o que for possível pincelar.

Sem dúvida, após este procedimento, feito à sombra, você poderá descobrir alguns detalhes a serem corrigido como: chapas soltas, fios soltos, nível de bateria, nível de óleo, nível do líquido de arrefecimento, estado dos raios, rodas e pneus, vazamentos etc.

Cubra o painel, entrada dos canos, chave de tranca e ignição com sacos plasticos evitando a entrada de água. Caso necessite, prenda os sacos com fita crepe.

Dê um jato de água, não muito forte na moto. Evite jatear com pressão a articulação da balança, a coluna da direção, accessórios elétricos, cubos de roda e freios para não danificá-los. Se a moto tiver radiador, pulverize com o jato fraco bem de longe pois o jato forte poderá fechar a colmeia do radiador prejudicando a refrigeração.

Evite jogar jatos fortes sobre o sistema elétrico visível e, principalmente, debaixo do tanque de combustível. Nele estão, geralmente, componentes elétricos importantes.

Joque água debaixo dos para-lamas e das partes baixas do motor. Use apenas a pressão necessária para retirar a sujeira mais grossa. Evite aplicar o jato muito forte e de perto sobre o motor, painel e pintura.

Finalizando a primeira ducha, utilize a esponja bem macia e limpa junto com o sabão de coco (esfregando na esponja) e passando a mesma em toda a motocicleta. Inicie pelas parte superiores, mais limpas, para as inferiores. Muita paciência e capricho. Lave absolutamente tudo. Raio, rodas, pintura, amortecedores, pneus, motor, mangueiras e cromados. No radiador, aplique um pincel com sabão de coco, bem de leve, sobre a colmeia. Lave e enxague com um jato fraco ou bem aberto, por partes.

Após a moto toda enxaguada, desligue a água, veja se existe depósito de água nas velas. Caso exista, retire-os com jato de ar ou secando com um pano.

Retire todos os plasticos colocados para proteção e ligue a moto durante 5 minutos. Com a vibração e o calor, ela começará a se secar. Caso você queira, colocando o banco (caso tenha sido retirado) você poderá andar alguns quilometros, em pavimentação limpa para secar a moto melhor e mais rápido. Ande bem devagar, e com muito cuidado. Os freios deverão estar um pouco ruins devido a àgua e o querozene aplicados.

Retornando com a moto, com um pano de fralda ou com uma camiseta velha (guarde sempre todas as camisetas velhas), macia e limpa, comece a secar a moto. Seque tudo que for possível. Banco, embaixo do banco, painel, cromados, motor, raios, rodas, pneus e tudo o que estiver molhado.

Quando a mesma estiver bem seca é chegada a hora de encerar. Uma moto encerada fica com uma boa proteção e a poeira não gruda fácilmente. Aplique a cera em toda a pintura, vidros e cromados, Esfreque em círculos com uma estopa macia. Evite excesso de cêra.

Deixe a mesma secar bem Com uma camisa velha e macia, proceda a retirada da cera e ao brilho. Passe a camisa em tudo o que foi polido. Com uma escovinha de dentes bem macia ou um pincel, poderão ser retirados excessos de cera, indesejáveis em locais de relevo. Dê o acabamento. A moto deve estar brilhando.

Em um vidro de desodorante vazio, faça uma mistura de 20% de glicerina em álcool. Agite bem e passe nos pneus (caso não sejam de banda branca) e nas borrachas inferiores. Se os pneus forem de banca branca, passe Veja multi-uso sobre o branco dos pneus.

Terminado este trabalho, lubrifique, de acordo com o manual as peças móveis. Switches, manetes, cabos, pedais de freio etc. Tome cuidado com o excesso de lubrificação e, com um pano, retire o excesso.

Se você se habituar a cobrir a moto e a passar uma camisa macia sempre que for sair, sua moto ficará limpa por um bom tempo.

Evite borrifar ao final óleo diesesl. Na verdade esta é a pior providência a ser feita. O óleo diesel ataca as borrachas, amarela a pintura, deixa a moto saindo fumaça e a mesma fica toda pegajosa. Sem falar que imediatamente ao sair, a poeira começa a grudar de novo!

Se sua moto tiver motor 4 tempos, a cada lavagem poderá ser jogado no interior dos escapamentos 10 cc (em cada) de óleo de motor. Jogue e deixe escorrer para o interior dos mesmos. Nos primeiros minutos de funcionamento, com esta providência, poderá sair pelo escapamento uma fumaca branca. Não se preocupe, é apenas o excesso de óleo aquecido pelo cano. Colocando óleo nos canos os mesmos demorarão a se estragar.
cros
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Sinceramente tenho evitado o uso de querosene, quando dá uso aqueles procutos biodegradaveis, caros, mas pelo menos não impestam minhas mãos e a grama, fora isso uso shampoo de carro ou detergente bio degradavel tbm.
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Moura
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Kings escreveu: É o caso de ambientes como a Johnnie Wash e a Café Racer Wash, localizadas na zona sul da capital.


- Johnnie Wash
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Passo direto em frente a Johnnie Wash, fica cada Harley parada na frente que ate gosto de olhar, mas eu não sabia que lá tinha serviço de lava rapido pra mim era só um bar que por sinal parece ser bem agradavel, qualquer dia para minha mirage lá pra fazer inveja para os donos das HDs :lol: :lol:


agora quanto lavar a motoca, é cruel, da muito trabalho limpar as partes cromadas principalmente depois de um passeio na chuva :? :?
Paulo Moura
rafaeladvogado
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Moura escreveu: ... é cruel, da muito trabalho limpar as partes cromadas ...
Por isso que ainda vou ter uma MIRAGE NIGHTTRAIN heheh ou seja... sem nada cromado... tudo preto fosco... 8)
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cros
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