Suspensão Dianteira - Óleo, retentores, etc

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Gama
Mensagens: 308
Registrado em: 14 Jun 2013, 11:44
Localização: Itaboraí
Contato:

Recentemente postei no tópico Mirage 250: Suspensão dianteira, a seguinte mensagem de solicitação de um passo-a-passo, e estou repetindo aqui, pois há dois tópicos onde se comentam este tipo de assunto. Porém fica a disposição dos moderadores em excluir ou juntar os posts.
Gama escreveu:Reacendendo a este tópico, será que algum voluntário poderia postar um passo-a-passo de como se trocar este óleo? Tipo: Ferramentas a serem utilizadas, acessórios e/ou retentores a serem substituído, se tem que desmontar a frente da moto ou se pode simplesmente retirar os parafusos e realizar a troca do óleo. Limpeza interna e afins.
E quais os sinais preliminares para a necessidade da troca desse óleo?
Desde já fico agradecido.

Abraços e boa estrada a todos!
Gama

Ex-Mirage 250 Carburada - Gordinha

Um sonho realizado!
Motoabraços
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Imagem
ernesto walter
Mensagens: 142
Registrado em: 04 Abr 2010, 19:52
Localização: Guarulhos

Hoje troquei o óleo das bengalas da mirage,aos 15500km.Já li aqui no forum que a capacidade de abastecimento é 250 ml em cada lado,mas por curiosidade verifiquei quanto tinha:200 ml em uma e 180 ml na outra.Coloquei motul fork oil 10W,mas ainda não saí com a moto para testar.
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Ernesto porque a troca tão cedo?
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
torresbeto
Mensagens: 609
Registrado em: 27 Jun 2012, 20:57
Localização: São Paulo

porque o oleo que vem nelas é um oleo muito vagabundo, troque o oleo por um de viscosidade maior, tipo 10w ou 15w dependendo da sua tocada, eu como gostava de andar bem, coloquei um 15w na dianteira, e troquei a suspensão traseira por uma a gás, fica outra moto. na da final de cursso nunca nem a frente nem atrás, e acaba com as jogadinhas de lado nas curvas em alta
Não importa qual a sua moto, o vento é o mesmo para todos!
Imagem
ernesto walter
Mensagens: 142
Registrado em: 04 Abr 2010, 19:52
Localização: Guarulhos

BetoCB escreveu:Ernesto porque a troca tão cedo?
Porque estava percebendo a frente "mole" e também passou a km indicada no manual(12000km).
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Troquei o oleo das bengalas de minha Mirage bem depois do que indica no manual. Aproveitei a ocasiao da troca da caixa de direcao. A diferenca foi grande. Se soubesse, teria trocado bem antes, a cada 20.000km no maximo. Mas e' uma atividade que deu um trabalho extra. Valeu a pena.
Imagem
ernesto walter
Mensagens: 142
Registrado em: 04 Abr 2010, 19:52
Localização: Guarulhos

jirschik escreveu:Troquei o oleo das bengalas de minha Mirage bem depois do que indica no manual. Aproveitei a ocasiao da troca da caixa de direcao. A diferenca foi grande. Se soubesse, teria trocado bem antes, a cada 20.000km no maximo. Mas e' uma atividade que deu um trabalho extra. Valeu a pena.
O problema é que a suspenção vai ficando mole aos poucos a a gente acostuma,só percebe que estava ruim depois da troca do óleo.
Eu creio que óleo novo também preserva os retentores.
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Para efeitos de comparação, vou colocar as duas medidas que disponho dos cilindros da suspensão, são medidas possíveis que dá pra fazer sem desmontar a suspensão mas acho que pode ajudar quem deseja usar de outras motos, pelo menos o diametro do cilindro já dá uma luz.

Imagem
Imagem
bia_heck
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Fev 2015, 15:22
Localização: São Carlos

Galera, ola, acompanho ha tempos o forum mas estamos com algumas duvidas que nao achei nos topicos.

Precisamos trocar o oleo da bengala da fx 2001... so tirando a bengala mesmo? tirar o oleo velho ok, o problema é pra colocar o oleo novo.
Alguma luz???

tks
Responder