Torque

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
tonypf
Mensagens: 189
Registrado em: 15 Ago 2011, 23:31
Localização: São Bernardo do Campo

Sei que essa porcaria de assunto sempre rende, mas desta vez vim propor uma coisa nova.

estava eu comparando varias motocicletas, e eis que me surgiram duvidas quanto ao torque. E gostaria de ver os graficos de torque das Yamahas Custom (Viragos, drag e midnight), pois sempre tive a impressao de que as custom tivessem muito mais torque do que as speeds! mas me deparei com uma situação inusitada, a Hayabusa tem 15,81 kgf.m a 7.200 rpm de toque, em quanto que a HD Fat boy tem 12,95 a 3000, sendo que a fat boy tem 250 cc a mais!

em fim, comparei também a virago 535 e a shadow 600, e vi que a virago 535 tem quase o mesmo torque, porém em rotações mais altas, 6000, em quanto que a shadow (antiga, de dois carburadores também), tem a 3000 rpm (assim como a fat boy).

ou seja, achei que por serem customs e por terem motor em V, o torque fosse maior mesmo, porém o que me deixou meio "assim" foi ver a hayabusa ter mais torque que a fat boy, ou saber que a fazer 250 tem tanto torque quanto uma virago 250. Mesmo o curso da virago sendo relativamente bem maior que o da fazer.

dai fiquei pensando, entao a hayabusa consegue puxar muito mais peso do que a fat?

minha ultima chance de realmente acreditar que as custom sao mais "fortes" eh ver a curva de torque, e notar que o torque é realmente mais efetivo, mais linear. =/

algum comentario?
Asfalt and trouble...
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

A comparação não tem sentido se for feita assim.

Avalie os objetivos de construção dos motores,e a proporção entre torque e potencia.

Proporção simples:

Hayabusa
197cv / 9800rpm
15,81 kgf-m / 7200

Dividindo potencia por torque = 12cv /kgf-m
(Precisa gerar 12cv para gerar 1k de torque)
Privilegia potencia.


Fatboy
62cv / 4900 rpm
11 kgf-m / 3200

Dividindo potencia por torque = 5,63cv /kgf-m
(Precisa gerar apenas 5,63cv para gerar 1k de torque)
Privilegia força.

Abs
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
tonypf
Mensagens: 189
Registrado em: 15 Ago 2011, 23:31
Localização: São Bernardo do Campo

Wolverine escreveu:A comparação não tem sentido se for feita assim.

Avalie os objetivos de construção dos motores,e a proporção entre torque e potencia.

Proporção simples:

Hayabusa
197cv / 9800rpm
15,81 kgf-m / 7200

Dividindo potencia por torque = 12cv /kgf-m
(Precisa gerar 12cv para gerar 1k de torque)
Privilegia potencia.


Fatboy
62cv / 4900 rpm
11 kgf-m / 3200

Dividindo potencia por torque = 5,63cv /kgf-m
(Precisa gerar apenas 5,63cv para gerar 1k de torque)
Privilegia força.

Abs

ahhhh agora entendi!!! eh realmente faz sentido...mas fiquei pensando que esse torque declarado é antes da caixa de marcha e antes da relação...dai, dependendo o torque no final da roda seria beem diferente tbm, resultando em a fat boy, rebocar um carro com facilidade, e a hayabusa não...
sendo que a fat boy também consegue ser mto mais economica por exatamente isso ai, a rpm é beeeem mais baixa.
Asfalt and trouble...
Responder