Farol, lanterna, piscas, etc

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

RDJ_Maverick
Mensagens: 259
Registrado em: 24 Out 2012, 16:25
Localização: Osasco
Contato:

Pessoal, estou pensando em adicionar algumas lâmpadas na motoca, por questões de segurança mesmo...

Tenho visto nas viagens que fazemos que mesmo um pequeno LED faz diferença quando se pilota a noite, e eu gosto bastante de andar de noite...

Porém não tenho a mínima idéia de qual lâmpada usar, onde ligar (imagino ser na bateria, claro...), quantos Watts, quantos Volts...

Existe algum tipo de "kit" pra isso ?? E não prejudica a parte elétrica da moto, ter mais luzes ligadas direto na bateria enquanto anda...??
-= Maverick =-
Imagem
-= Osasco-SP =-
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

RDJ_Maverick escreveu: Porém não tenho a mínima idéia de qual lâmpada usar, onde ligar (imagino ser na bateria, claro...), quantos Watts, quantos Volts...

Existe algum tipo de "kit" pra isso ?? E não prejudica a parte elétrica da moto, ter mais luzes ligadas direto na bateria enquanto anda...??
Se tu usar os kits com LED não precisa muita coisa, pois tem baixo consumo, pode ligar dentro do farol junto com a alimentação do farol.
Pode ser feitas várias ligações com chave no guidon (existe interruptores próprios, muito caros) puxando do positivo da bateria e usando o terra da moto (chassi).
Nas lojas ou na internet tem várias opções.
Imagem
Avatar do usuário
FabioVulcan900
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Set 2015, 22:22
Localização: Macaé

Boa noite à todos! :lol:

Abri esse Tópico após pesquisar aqui no Fórum e não conseguir encontrar em lugar algum.

Acontece que preciso trocar o farol da minha Vulcan 900 Classic, devido o antigo dono ter deixado o farol ligado por tempo o suficiente e criado bolha na lente.

Não acho em lugar nenhum, preciso vistoriar a moto.

Alguém sabe de algum local que eu possa achar e no caso de faróis ou a lente ( globo ocular)de outras motos que sirvam?

Agradeço desde já a atenção! :wink:
Por que tanta pressa.O tempo nos passa em apenas 60 mints/h.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

FabioVulcan900 escreveu:Boa noite à todos! :lol:

Acontece que preciso trocar o farol da minha Vulcan 900 Classic, devido o antigo dono ter deixado o farol ligado por tempo o suficiente e criado bolha na lente.

Agradeço desde já a atenção! :wink:
Retira teu globo ótico e vai nas lojas procurando um que sirva, na mirage 250 pode ser usado o do fusco (de vidro) por exemplo, ou ainda serve o da Twister eu já usei.
Imagem
jmozer
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Abr 2013, 13:26
Contato:

Galera, vou aproveitar esse o tópico sobre luzes pra tirar uma dúvida.

Tenho uma Dragstar 650 2008, o antigo dono instalou lâmpadas como a de freio no lugar dos piscas, eu gostaria de colocar as originais, só que no caso dos piscas da frente eles ficam acesos direto quando a moto está ligada, minha dúvida é se eu trocar os conectores dos piscas para os originais e colocar as lâmpadas originais elas não vão queimar muito mais rápido? Já que as que ficam acesas direto atualmente são lâmpadas como a do freio que me parece ser mais resistênte do as de pisca mesmo?

Se alguém puder me responder agradeço muito!

[]´s
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

jmozer escreveu:Galera, vou aproveitar esse o tópico sobre luzes pra tirar uma dúvida.

Tenho uma Dragstar 650 2008, o antigo dono instalou lâmpadas como a de freio no lugar dos piscas, eu gostaria de colocar as originais, só que no caso dos piscas da frente eles ficam acesos direto quando a moto está ligada, minha dúvida é se eu trocar os conectores dos piscas para os originais e colocar as lâmpadas originais elas não vão queimar muito mais rápido? Já que as que ficam acesas direto atualmente são lâmpadas como a do freio que me parece ser mais resistênte do as de pisca mesmo?

Se alguém puder me responder agradeço muito!

[]´s
Veja bem, a alimentação será a mesma da bateria, ou seja, 12 volts.
Precisa ver como está as conexões novas, se entendi o cara trocou os soquetes de um polo pelos de 2 polos, e puxou uma fiação para o segundo filamento.

Basta trocar os soquetes de um polo e isolar o fio que mantém ligado o segundo filamento ou retirar todo ele.

Esse tipo de modificação é feita normalmente para se ter um pisca alerta.
Imagem
jmozer
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Abr 2013, 13:26
Contato:

Sobre os soquetes foi isso mesmo,a lâmpada tem aqueles dois encaixes na parte lateral metálica da lâmpada. Quanto ao alerta, a moto não tem, o que ela tem é um alarme e agora que você falou do alerta é que me toquei que provavelmente deve ter sido feito assim para piscar quando o alarme dispara, matasse a charada... Agora não sei se vou trocar...

O que achei complicado foi que queimou uma lâmpada de "pisca" e quando o cara foi instalar ele me disse que a lâmpada não era de pisca, daí tentou colocar no soquete a de luz normal e também não encaixou, ele teve que lixar um pouco aqueles conectores na parte metálica da lâmpada...não sei que raio de soquete que tá instalado ali...

Abs
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

jmozer escreveu:Sobre os soquetes foi isso mesmo,a lâmpada tem aqueles dois encaixes na parte lateral metálica da lâmpada. Quanto ao alerta, a moto não tem, o que ela tem é um alarme e agora que você falou do alerta é que me toquei que provavelmente deve ter sido feito assim para piscar quando o alarme dispara, matasse a charada... Agora não sei se vou trocar...
O soquete tem que ter na base dois polos, e a lâmpada também, já o rasgo lateral é apenas para fixar a lãmpada.

Hummmmmmmm acho que não, o alarme faria essa função de piscar os 4 piscas, ainda acho que ele fez foi um pisca alerta, como volta e meia se faz por ai...

jmozer escreveu: O que achei complicado foi que queimou uma lâmpada de "pisca" e quando o cara foi instalar ele me disse que a lâmpada não era de pisca, daí tentou colocar no soquete a de luz normal e também não encaixou, ele teve que lixar um pouco aqueles conectores na parte metálica da lâmpada...não sei que raio de soquete que tá instalado ali...

Abs
Fez cacá, pois o soquete normal de pisca tem um polo o que facilita a colocação de qualquer lâmpada de 1 polo.

Já o soquete de (freio e lanterna) tem 2 polos, e para que os filamentos não fiquem trocados os rasgos de encaixe são defasados para que a lâmpada fique apenas numa posição...

Imagem

Tem 2 pinos na volta da parte metalica, se tu verificar o outro lado vai ver que a de 2 polos fica mais pra cima que a de 1 polo!!
Imagem
jmozer
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Abr 2013, 13:26
Contato:

Que m...

Pois então, se eu simplesmente trocar os soquetes pelos originais e colocar lâmpada de pisca será que pode dar algum tipo de problema? Bom, provavelmente se o alarme disparar ele não vai mais piscar os piscas, tudo bem, to até pensando mesmo em retirar o alarme, acho que é mais uma coisa pra dar problema. Minha dúvida mesmo é porque os piscas da frente ficam direto ligado, não sei se as lâmpadas de pisca foram projetadas pra ficarem direto acesas sem dar problema, curto, esquentar... essas coisas...

[]'s
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

jmozer escreveu:Que m...

Pois então, se eu simplesmente trocar os soquetes pelos originais e colocar lâmpada de pisca será que pode dar algum tipo de problema?
Bom, provavelmente se o alarme disparar ele não vai mais piscar os piscas, tudo bem, to até pensando mesmo em retirar o alarme, acho que é mais uma coisa pra dar problema.
Não cara, numa configuração original o alarme faz a função do alerta quando é disparado.
jmozer escreveu:
Minha dúvida mesmo é porque os piscas da frente ficam direto ligado, não sei se as lâmpadas de pisca foram projetadas pra ficarem direto acesas sem dar problema, curto, esquentar... essas coisas...

[]'s
Nessa configuração modificada, normalmente colocamos uma chave (liga/desliga) para ligar o segundo filamento, mas não é comum andar com eles sempre ligados, só a noite!!!


Mas como eu disse antes, pra desfazer isso tem que modificar algumas coisas, então sugiro apenas desligar o fio que deixa essa lâmpada sempre acessa ou colocar uma chave (se não tiver) para ligar e desligar, um eletricista pode analisar isso e resolver sem trocar as peças...
Imagem
Responder