Farol, lanterna, piscas, etc

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Avatar do usuário
Motobikerss
Mensagens: 9
Registrado em: 20 Abr 2008, 20:40
Localização: Recife
Contato:

OLá Amigos,
Estou precisando de uma lampada lanterna e freio (dois contatos) de bulb pequeno com referencia 12V-13-5W, pois não estou encontrando. As lampadas que encontro são de bulb normal, referencia 12V-21-5W.

Sds Motociclistas.
Motobikerss
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Hoje passei numa lojinha de moto peças e vi no balcão um conjunto de led e soquete integrado, que é usado na lanterna, custa r$ 19,00.
O que não gostei é que quando a lanterna está acessa fica uma animação que não sei se é legal, (detran)..

Achei meio bagaceiro aquela sequancia de iluminação, são 3 linhas de leds que ascendem e apagam como se fosse um V de baixo pra cima

Imagem
Imagem
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Motobikerss escreveu:OLá Amigos,
Estou precisando de uma lampada lanterna e freio (dois contatos) de bulb pequeno com referencia 12V-13-5W, pois não estou encontrando. As lampadas que encontro são de bulb normal, referencia 12V-21-5W.

Sds Motociclistas.
Os dados que conheço são: '12V' = Tensão elétrica. '5W' = Potência elétrica. Mas e os outros números (13 ou 21)? Isso define o tamanho do soquete? A lâmpada que você encontrou (12V-21-5W) cabe no mesmo soquete da '12V-13-5W'? Visualmente elas são semelhantes? Qual é a marca da lâmpada? Talvez possamos encontrar mais especificações no site do fabricante, como tipo do soquete, material do filamento, temperatura de cor, etc...
Imagem
Avatar do usuário
Marc2009
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Abr 2009, 22:32
Localização: Rio de Janeiro

olá amigos!
tenho uma duvida talvez um pouco idiota, mas mesmo assim vou faze-la rsrs.
é o seguinte: peguei ontem a minha moto na loja. o problema é q a lanterna traseira (nao é a luz de freio) nao acende. o q faço? levo d volta na loja a fim d fazer a loja mesmo trocar, afinal está na garantia, ou eu mesmo faço a troca da lampada e/ou fusivel, já q é um trabalho bem facil? o pior é q eu dei mole de nao ter testado esta lampada na loja... testei todas menos essa...
ah, lembrando q a moto nao está nem emplacada.

desde já agradeço a atenção dispensada.

abrcao pessoal
Viva e não apenas exista. Em duas rodas é mais fácil...
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Marc2009 escreveu:olá amigos!
tenho uma duvida talvez um pouco idiota, mas mesmo assim vou faze-la rsrs.
é o seguinte: peguei ontem a minha moto na loja. o problema é q a lanterna traseira (nao é a luz de freio) nao acende. o q faço? levo d volta na loja a fim d fazer a loja mesmo trocar, afinal está na garantia, ou eu mesmo faço a troca da lampada e/ou fusivel, já q é um trabalho bem facil? o pior é q eu dei mole de nao ter testado esta lampada na loja... testei todas menos essa...
ah, lembrando q a moto nao está nem emplacada.

desde já agradeço a atenção dispensada.

abrcao pessoal
Já que a moto é nova, volte na loja e reclame pelo conserto.
Somos dados a imaginar que a solução é quase sempre simples, afinal, se for uma lâmpada queimada, é tão fácil tirar 2 parafusos e trocar a lâmpada certo?
Isso se for a lâmpada... Mas e se for algum problema no soquete da lâmpada? Aí você diz que "- Ah: Não é tão difícl trocar o soquete." Faz a troca e perde a garantia :cry: . Já pensou se for uma falha no chicote?
Então, por mais simples que seja o problema em um veículo novo, volte na loja e exija o reparo.

Boa sorte com sua nova motocicleta! :wink:
Imagem
Daniel Ssto
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Jul 2009, 09:52

eae galera...
tenho uma intruder 250 97 e a seta parou de piscar...ela funciona mas fika aceso direto...alguem pode me ajudar a resolver esse problema...
valew...
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Pode ser problema no relé dos piscas.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Tem relé de pisca que usa tecnologia de par bi-metálico, e para isso funcionar tem que usar uma lâmpada comum. Se trocar a lâmpada por led, o consumo de corrente elétrica será menor e não irá acionar o par bi-metálico. Neste caso, ou troca-se a lâmpada ou o relê por um eletrônico.

Da mesma forma, se uma das lâmpadas estiver queimada, o relê não irá piscar a lâmpada que não queimou.

O pisca-pisca com relê de par bi-metálico é sensível à potência da lâmpada. Pode-se perceber isso se você trocar 1 lâmpada de pisca que queimar por uma marca ou potência diferente. Isso mudará a frequência das piscadas.
Imagem
Daniel Ssto
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Jul 2009, 09:52

gildalfer escreveu:Pode ser problema no relé dos piscas.
valew cara...sabe ond q fica o rele na intruder??
nao deve ser dificil trocar diz ae?!
abrass
Bam-bam
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Jul 2009, 12:23

Olá, minha duvida é parecida com uma acima. Mas queria entender o seguinte. Tenho uma intruder 125. Hoje tava trocando manopla e ajustando a corrente e resolvi dar uma geral nas luzes. Ai percebi que a lanterna traseira não acendia quando ligava o farol. Mas o freio esta funcionando ok. Ai quando abri a lanterna só vi uma lampada. Perguntas: é isso mesmo? a mesma lampada faz as duas funções? e é possível ter queimado somente a parte da lampada que fazia a função da lanterna ou é algo mais grave?

Abraços e obrigado.
Responder