Freios - Aerokip e Fluídos

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
RTodorov
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Jan 2010, 13:58
Localização: São Paulo
Contato:

Pessoal, aproveitando o ensejo, qual a vantagem do aerokip? Desculpem a ignorância mas sempre vejo falar disso e não sei direito do que se trata.
tom
Mensagens: 119
Registrado em: 16 Jan 2009, 20:43

Com o passar do tempo, as mangueiras flexíveis que conduzem o fluido de freio vão sofrendo fadiga e tendem a se expandir quando você aciona o freio. Com isso, parte da força que deveria estar sendo aplicada às pastilhas se perde nessa expansão. Com o aerokip isso não acontece, por causa da malha de metálica que envolve a mangueira. Esse componente é usado nos sistemas hidráulicos de aviões (onde a tolerância a falhas tem que ser a menor possível, pro bem de todos).
Isso foi o resumo do que entendi pelo que já li aí mesmo pelo fórum.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

fslayer escreveu:Amigos, o freio da minha Virago está um lixo. Vou trocar o flexível por um Aeroquip, mas quero fazer eu mesmo, o problema é que , com certeza, meu sistema de freios está contaminado.

Queria dicas de como "descontaminar" o sistema.

É só trocar um cabo pelo outro ou tem mais o que ser feito?

Valeu!
Considerando que você trocará a mangueira, então precisará fazer uma limpeza geral no sistema, e para isso deve sempre utilizar fluido de freio. Desmonte os pistões, troque anéis de vedação, etc. Não utilize outro fluido que não seja o fluido de freio para limpar as peças e abastecer o sistema. Aproveite para trocar as pastilhas, se necessário.
Imagem
framafilh
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Dez 2011, 12:29
Localização: Manaus

Preciso comprar urgente Uma Pinça ou o Reparo da mesma para Moto Suzuki Intruder 1400CC ano 95
egobet
Mensagens: 21
Registrado em: 09 Nov 2011, 11:31
Localização: Uruguaiana

Só passei para dizer que o tópico, apesar de antigo, foi de excelente ajuda para mim. Acabei de trocar meu guidão para um Ape, e acabaram instalando um flexível do freio bem vagabundo. Estou em busca de um melhor e o tópico me elucidou quanto a isso além de dar uma boa ideia sobre as diferenças dos fluídos.

Já encomendei meu Aerokip da RCA....

Obrigado a todos que colaboraram no tópico...
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Pessoal,

recentemente estava sentido a dianteira da minha moto meio presa na saída (Shadow 600 - frieo a disco), como se a pinça estivesse pegando no disco de freio. A moto prendia por alguns segundos e depois soltava, deixando a pilotagem perigosa.

Avaliando as pastilhas, vi que as mesmas já estavam no bico do corvo e fiz a troca.

Quando da troca, tive o cuidado de lixar as pastilhas e dar uma pequena lixada no disco de freio, com lixa fina, para justamente evitar de pegar.

Andei uns 3, 4 dias e boa, esperando as pastilhas assentarem. Só que agora, ao freiar, principalmente em baixas velocidades, ao utilizar o freio dianteiro é emitido um barulho similar a freio de caminhão, tipo um "urrrrrrrrrrrrrrrrrrg" estridente e alto.

Não sei ao certo o que avaliar, como as pastilhas e o fluido de freio sao novos, estou pensando em desmontar a pinça e realizar uma limpeza nos pistonetes, será que é o caso? Neste caso eu li que acetona, detergente e graxa de silicone resolvem a situação. Alguém confirma?
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

RenanSP escreveu:Pessoal,
Andei uns 3, 4 dias e boa, esperando as pastilhas assentarem. Só que agora, ao freiar, principalmente em baixas velocidades, ao utilizar o freio dianteiro é emitido um barulho similar a freio de caminhão, tipo um "urrrrrrrrrrrrrrrrrrg" estridente e alto.

Não sei ao certo o que avaliar, como as pastilhas e o fluido de freio sao novos, estou pensando em desmontar a pinça e realizar uma limpeza nos pistonetes, será que é o caso? Neste caso eu li que acetona, detergente e graxa de silicone resolvem a situação. Alguém confirma?
Já tentou levantar a dianteira dela e girar a roda pra ver se não tem nada pegando? Se roda livre...
Imagem
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

cros escreveu:
RenanSP escreveu:Pessoal,
Andei uns 3, 4 dias e boa, esperando as pastilhas assentarem. Só que agora, ao freiar, principalmente em baixas velocidades, ao utilizar o freio dianteiro é emitido um barulho similar a freio de caminhão, tipo um "urrrrrrrrrrrrrrrrrrg" estridente e alto.

Não sei ao certo o que avaliar, como as pastilhas e o fluido de freio sao novos, estou pensando em desmontar a pinça e realizar uma limpeza nos pistonetes, será que é o caso? Neste caso eu li que acetona, detergente e graxa de silicone resolvem a situação. Alguém confirma?
Já tentou levantar a dianteira dela e girar a roda pra ver se não tem nada pegando? Se roda livre...
Já sim Cros! Coloquei um macaco de carro mesmo e fiz o teste, roda livre, livre =/
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

RenanSP escreveu: Já sim Cros! Coloquei um macaco de carro mesmo e fiz o teste, roda livre, livre =/
Taca-lhe um WD-40 no sistema, pode ser que alguma coisa ficou "fora do eixo", afinal tu só trocou as pastilhas, as vezes acontece da pastilha ser desalinhada ai só trocando por outras pra saber.
Imagem
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

cros escreveu:
RenanSP escreveu: Já sim Cros! Coloquei um macaco de carro mesmo e fiz o teste, roda livre, livre =/
Taca-lhe um WD-40 no sistema, pode ser que alguma coisa ficou "fora do eixo", afinal tu só trocou as pastilhas, as vezes acontece da pastilha ser desalinhada ai só trocando por outras pra saber.
Buenas,

Vou soltar e fazer isso. Quando troquei as pastilhas e lixei nao tive o cuidado de fazer a limpeza do sistema, pode ser algo emperrando mesmo.

Edit. com o tempo estou pensando em substituir os cabos originais por aeroquip, o freio da shadow original mesmo com pastilhas novas não é lá essas coisas.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Responder