Freios - Aerokip e Fluídos

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cowboy
Mensagens: 91
Registrado em: 31 Ago 2008, 18:05
Localização: Rio de Janeiro

Uma coisa que eu acho que está sendo confundida. Santista, o freio a tambor exige muito menos do óleo de freio, até porque ele esquenta menos, além de ter um poder maior de frenagem pela sua maior área de contato.
Se depender do freio a tambor, em carros, você pode usar fluido DOT-3 sem problemas.
Quanto maior a exigência de temperatura e pressão, maior tem de ser o fator DOT. Freios a disco exigem maior esforço na frenagem e demandam maior temperatura para o sistema.
Outra coisa, nem todo mangote é igual, e sua afirmação neste sentido está muito equivocada.
Há vários tipos de flexível e de diversas composições. Os de borracha são os mais baratos, porém os que mais se dilatam. Segundo a NBR13477, eles (quando novos) podem se dilatar em até 10% do seu valor original, e este valor pode chegar facilmente a 30% depois de algum tempo de uso.
Há outros cabos além do AEROKIP, que são feitos de teflon. Esses expandem apenas 1% ao longo de toda a sua vida útil.
Há cabos que possuem uma trama de aço que impedem esta dilatação e são bem mais caros.
Nos flexíveis de borracha, quanto mais o fluido se aquece mais a borracha se deforma, e menor é a precisão na frenagem. Isto é um misto de freio subdimencionado com mangote de baixa qualidade.
Não compre gato por lebre, e não confie em tudo que te falam. Procure, sempre, o embasamento técnico.
É isso aí.

Em tempo:
Jovi, você está mais uma vez correto. Este tópico já saiu nas quatro. Desculpa. Não dou mais pitaco.
marciobmd
Mensagens: 128
Registrado em: 03 Out 2008, 14:53
Localização: Porto Alegre

Estou resistindo há muito tempo p/ fazer-lhes uma pergunta: Qual era a cor do fluido de freio que vocês trocaram e qual a cor do fluido que vocês colocaram?
Acho muito difícil a Kassinsk cometer esta gafe. Se o fluido era transparente ou âmbar, vocês cometeram um terrível engano, e seria melhor retornar com o fluido original. Se o fluido que vocês colocaram é de cor verde ou azulada, aí é que o desastre está completo.
Não entendi essa parte.
Meus parcos conhecimentos de mecânica sempre tiveram em mente que se for azul/verde, é DOT 3. Se for avermelhado é DOT 4. Se for transparente é DOT 5 (que ninguém usa - talvez colecionadores) ou 5.1, e se for amarelo é, sem dúvida, 5.1.
Ainda afogado em minha ignorância, pra quase tudo na vida, se vc tem um ruim, pode trocar por um melhor, mas se vc tem um melhor, nunca troque por um ruim. Isso vale pra tudo: carro, moto, amigos, cerveja, mulher, time de futebol, gasolina, óleo e... fluido de freio.
Então, se a moto sai de fábrica com DOT 3 - verde/azul - (segundo especificações do fabricante), nada impede de mudar para outro de categoria superior. O que não pode é trocar um 4 (tons de vermelho) por um 3.
Então, pq essa idéia de achar que o fabricante diz colocar e recomenda usar o DOT3 (verde/azul, mais barato e de pior desempenho), quando na verdade coloca o DOT 5.1 (transparente, mais caro e melhor - valoriza o produto como merchan)? Estratégia para lotar as oficinas kasinskianas?
Márcio
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Santista
Mensagens: 461
Registrado em: 26 Set 2007, 09:44
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esta se discutindo muita teoria e pouca prática , na prática que estou acostumado, carros com freio a tambor ou a disco na traseira se viajar em serras que usa muito freio com o DOT 3 perde o freio , com Dot 4 não , todos meus amigos que viajam para o litoral norte de S.P. tiveram problemas de freio com DOT 3 , que vier a Ubatuba e descer a serra de Taubaté , com DOT 3 perde o freio , inclusive no fim da serra te uma oficina especializada em freio , da para adivinhar porque o cara se instalou ali , meu carro tem freio a disco nas quatro rodas e sempre levo uma carretinha carregada , não tenho tido problemas , acho que o fluido DOT 4 deve ter alguma outra propiedade , uma vez que a diferença de ebulição não chega a ser grande , outra coisa que não acredito é que o fluido deva ser trocado a cada seis meses , dos carros que tive até hoje só troco quando tenho que trocar algum reparo dos cilindros de freio , no manual do carro do meu filho Audi A 3 180 HP recomenda DOT 4 , troca a cada dois anos
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
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Cowboy,

Agora podemos falar de freios a vontade.... rsrsrsrsrsrs
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
cowboy
Mensagens: 91
Registrado em: 31 Ago 2008, 18:05
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Valeu, Jovi.
Marcio, boa noite. Você está coberto de razão, e aí vai uma tabelinha que confirma o que você diz e complementa um pouco mais:

DOT 3 (azul a verde)
DOT 4 (vermelho a âmbar)
DOT 5 (cristalino)
DOT 5.1 (amarelo a cristalino)

Não sei onde você achou que eu disse o contrário, mas de qualquer forma é bom saber que concordamos. Outra coisa. Não se auto denomine "ignorante", pois além de eu não acreditar nesse tipo de afirmação (de pessoa alguma), de certa forma todos o somos. Ninguém domina tudo e a ciência é mestre em desdizer seus próprios "postulados".
Quanto mais avançamos, mais nos perguntamos: Como vivíamos com tão pouco conhecimento sobre "tal coisa"?
Como você vê na tabela acima, quem tinha originalmente um fluido cristalino (transparente) em seu reservatório e o trocou pelo azul ou verde, fêz um péssimo negócio, ou você descorda?
Quanto a Kassinsk especificar o DOT-3 no manual, é bem curioso, pois a Vblade já vem com fluido translúcido, cristalino. Vou confirmar no manual qual é o DOT e te falo.
Santista, seu caso é mais sério (brincadeira) e acho que você deve ser um experimentador, um prático. Isto, em determinadas situações, é muito bom, e pessoas assim normalmente fazem história.
Muitas vezes são elas que dão o primeiro impuso à ciência, mas a prática pela prática (por si só), perde o brilhantismo e pode se tornar perigosa. É importante entender o que acontece em qualquer experimento.
Suas aventuras na Rio Santos ou no litoral paulista retratam a recente realidade de se rodar com veículos de acionamento hidráulico/simultâneo de sistemas de freios mistos (disco/tambor). Se você tem um disco junto com o tambor, é claro que seu sistema vai reagir à situação mais crítica, que neste caso é o DISCO e não o tambor, fazendo com que você observe que quem anda com DOT-3 "perde" o freio, e quem é mais sabido e roda com DOT-4 não. Isto acontece porque, apesar de os carros modernos se utilizarem de circuitos hidráulicos diferentes (para o disco e para o tambor), o óleo usado nos dois sistemas (do mesmo veículo) é igual, e muitas vezes é colocado no mesmo reservatório (é separado no cilindro mestre). Some a isto o fato dos veículos mais modernos atingirem velocidades maiores e serem mais ágeis (motores de biela curta). Agora pense um pouco... Como um fluido DOT-3 reage ao contínuo estress das pastilhas nestas condições??? Repare que a culpa NÃO é da lona, aliás, existe até uma válvula p/ reduzir o esforço do freio trazeiro (de lona), pois caso contrário eles travariam muito antes do freio dianteiro fazer efeito, e isto não é só pelo deslocamento de peso para a frente do veículo.
Perceba, com isso, a diferença de rendimento entre os dois sistemas.
Se você pudesse colocar nas extremidades de um mesmo eixo, um freio a tambor e na outra extremidade um freio a disco, seu carro iria puchar para o lado do freio a tambor.
Entende agora o porque de suas experiências estradeiras apontarem para a fadiga do DOT-3 mesmo em veículos que possuem o freio trazeiro a lona?
É isso mesmo que você já percebeu. A fadiga se dá pela presença de calor das pastilhas do freio a DISCO agravado pelo alto desempenho dos veículos modernos, e não pela presença do freio a tambor na traseira. O sistema SEMPRE reagirá pelo fator mais crítico nele presente.
Um fusível de 5 Amperes, não se abre com 4A, 3A, 2A, mas com 5A, pois este é o seu limite. Este é o fator mais crítico. E isso é natural. É através da necessidade que a tecnologia evolui. Não é a toa que surgiu o DOT-4; 5; etc...
Entender o que se passa é muito importante para o nosso próximo passo num experimento.
Quanto a discução sobre o período de troca, eu não posso determinar um período exato e invejo vocês por terem conseguido isto, pois até os fabricantes divergem neste ponto.
É por isso que eu disse que a "minha visão" de validade do fluido era CONSERVADORA. (releiam o meu post).
Prefiro pecar pelo excesso do que pela falta.
Há muitos outros detalhes que não foram ditos aqui, afinal não se explica toda a engenharia de um determinado projeto, nas poucas linhas de um forum, mas acho que a explicação até que foi bem clara e abrangente.
Abraço a todos.
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

Só para complementar, existem naneiras objetivas de se determinar à hora da troca do fluído. Com um Higrômetro é possível determinar a contaminação do fluido por água e na falta deste equipamento um simples multímetro também serve, acontece que o fluido tende a se tornar mais condutivo com o aumento da concentração de água.
Imagem
marciobmd
Mensagens: 128
Registrado em: 03 Out 2008, 14:53
Localização: Porto Alegre

Cowboy, exatamente por ter certeza que não sei tudo, e por mais que eu saiba, ou fosse capaz de saber, jamais saberia tudo e por isso a brincadeira filosófica com a ignorância...

:wink:

Abraço!


Ah, quanto a minha dúvida, acho que a maneira que tu escreveu inverteu a idéia (é o raio do escrito x falado). Em um bar, essa parte seria resolvida entre dois goles de cerveja.
Márcio
Drag Star assim que possível
cowboy
Mensagens: 91
Registrado em: 31 Ago 2008, 18:05
Localização: Rio de Janeiro

Grande Márcio... Agora você conseguiu complicar a minha cabeça. rsrsrs

Um grande abraço, e Feliz Natal.
roberto antonio barlow
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Set 2008, 23:00

Olá pessoal: A mangueira do freio dianteiro da minha shadow 600 estourou, na Honda me pediram 220,00 por uma mangueira original, alguem sabe de uma solução mais barata?
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

espero estar colocando no lugar certo !
coloquei na parte das motos fym ,mas é uma informação que serve para todas as motos ...

:P

Na Sonautta motos - Al. Barão de limeira, 244 - Centro - Sõ Paulo/SP - F. 3331-2736, eles trocam as lonas dos patins e pastilhas, raspam as que ainda tem nos patins e pastilhas e colam outra lona da mesma especificação e tamanho, o serviço demora, por que a cola leva tres dias para curar(secar totalmente), muitos donos de motos grandes mandan fazer esse serviço, pois as novas custam caro, o patins da virago custa 190 reais e esse serviço sai por 40 reais, da pra colocar varias vezes se o patins estiver bom e as pastilhas tambem.
Falei com o Dinho e ele me disse que é so levar lá que ele faz o serviço, mas lembre-se, precisa tirar a pastilha ou patins e levar pra ele fazer o serviço que demora uma semana, se levar lá e cobrado o serviço e voce vai ficar sem freio dianteiro ou traseiro.
seria uma boa alternativa ter um jogo de cada pra reserva pra não ficar com a moto parada ...

em itu : tem esse lugar
RUA --> LUIZ CARRERI, 197-- BAIRRO RESIDENCIAL ITAIM - ITU - SP.
TEL --> (11)9598.0925/ (11) 4022.4257. ,aqui custa 45,00

esse serviço deve haver em outros lugares !
fonte orkut rs rs rs!
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
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