Freios - Aerokip e Fluídos

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Jovi
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Cros,

Andar em corredor aqui em São Paulo exige do freio muito... pode acreditar.... rsrsrsrs
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
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Vegasus
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Russo escreveu:Ae Kamerads:

Eu sou fã incondicional dos aerokips. Uso mangueiras de aerokip na CB400CR e na Savage 650. É outra história.

Na realidade, o aerokip em si não melhora em nada a frenagem, mas impede que ela piore.

Explico: quando se sai com a moto e se pega uma descida de serra, que exige muito dos freios, ao final da descida da serra, as mangueiras já estão muito aquecidas e dilatadas, e como consequência, o freio fica borrachudo e perde eficiência. Quando se usa o aerokip, isso não ocorre. Chega-se ao final da descida da serra com os freios no mesmo estado que estavam quando a viagem foi iniciada.
Discordo, melhora e muito. Pelo menos nos do fabricante que eu indiquei, pois o duto tem o diametro menor que o original dando muito mais pressão (quanto menor a area maior a pressão). Agora se estiver usando um de mesmo diametro ai pode ser que a melhoria seja minima mesmo.
Thiago Willys
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Russo
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Vegasus escreveu:
Russo escreveu:Ae Kamerads:

Eu sou fã incondicional dos aerokips. Uso mangueiras de aerokip na CB400CR e na Savage 650. É outra história.

Na realidade, o aerokip em si não melhora em nada a frenagem, mas impede que ela piore.

Explico: quando se sai com a moto e se pega uma descida de serra, que exige muito dos freios, ao final da descida da serra, as mangueiras já estão muito aquecidas e dilatadas, e como consequência, o freio fica borrachudo e perde eficiência. Quando se usa o aerokip, isso não ocorre. Chega-se ao final da descida da serra com os freios no mesmo estado que estavam quando a viagem foi iniciada.
Discordo, melhora e muito. Pelo menos nos do fabricante que eu indiquei, pois o duto tem o diametro menor que o original dando muito mais pressão (quanto menor a area maior a pressão). Agora se estiver usando um de mesmo diametro ai pode ser que a melhoria seja minima mesmo.
Ae Kamerad,

Não quero entrar numa discussão muito mais técnica, porém, mais pressão no sistema de freios não significa, necessáriamente, maior eficiência. Significa apenas que o freio ficará mais "bruto"

O sistema de freio é feito para ter uma certa progressividade, de modo a diminuir gradualmente a velocidade, evitando o travamento da roda. Aliás, foi para ajudar nesse efeito progressivo que o ABS foi inventado.

Uma coisa comum é sentir o freio "melhor" quando se troca a mangeira velha, de borracha e já com a vida útil comprometida, por uma nova, de aerokip. O resultado seria o mesmo que trocar por uma borracha nova, original, de borracha "não laceada".

A grande vantagem do aerokip é que, ao final de um ano e meio a dois anos a mangueira de borracha começa a ficar comprometida enquanto o aerokip continua "integro".
" A smooth sea never made a skilled mariner "
jbrigagao
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Vou concordar com o Russo a capacidade de frenagem nao vai melhorar com o aerokip, o que determina a capacidade de frenagem é o coeficiente de atrito do pneu com o solo que é determinado pelo peso da moto, pressão aerodinamica e o composto do pneu. Maior pressão no sistema hidraulico so vai fazer que a frenagem seja mais confortavel (menor esforço) e no caso do aerokip vai aumentar muito a resistencia ao fading não deixando o freio borrachudo em descidas de serras por exemplo. Mas somente aumentar a pressão no sistema hidraulico pode causar travamento da roda em frenagens de emergencia.
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Vegasus
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então, relmente me expressei mal, os freios são os mesmos, só que com a mangueira de borracha, vc nunca vai conseguir tirar 100% de aproveitamento deles, pois parte da pressão serviu pra dilatar a mangueira, usando o aerokip vc consegue 100% dele, é nesse aspecto que melhora.
Thiago Willys
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rgallas
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Vegasus;
Mesmo assim tambem concordo com o Russo.
Se o diâmetro menor aumenta a pressão irá diminuir a vazão. Vai tornar o freio mais bruto mas teremos um curso maior pra apertar o manete.

A pressão que temos no sistema não é suficiente pra exercer deformação na mangueira. A mangueira de borracha cansa por ataque externo e não interno. Uma mangueira de moto no tempo sem uso terá mesma vida (ou menor) que uma que está em uso.
Roque Gallas Jr.
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Vegasus
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Não, pelo contrario, vc vai apertar menos a manete.
Thiago Willys
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Russo
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Ae Kamerads:

Ontem pude testar a eficiência do aeroquip: ele salvou a minha pele!

Ontem à tarde estava voltando de um passeio a São Mateus do Sul (160 km de Curitiba), com a motoka "pesada", pois estava com a D.Russa na garupa.

Logo após a descida da Serra de São Luiz do Purunã, que tem uns 15 km, de repente o trânsito trava. Um Ecosport que estava na minha frente gruda nos freios e eu só vejo a traseira dele aumentar assustadoramente na minha frente.

Chamo a moto nos freios e começo à procurar uma "rota de fuga". De "rabo de olho", percebo os rodados de uma carreta à minha direita (BR 277, pista dupla). Com o rabo do outro olho, vejo uma camionete Frontier saindo com tudo para o acostamento da esquerda, prá não me atropelar.

Sem alternativa, apertei os freios com força e senti a traseira da moto querendo escapar. Aliviei o freio traseiro e me apertei mais ainda o freio dianteiro, na esperança de bater "devagar" na traseira do Ecosport. Felizmente a moto estancou a uns 20 cm do parachoque do carro. Putz... quase...

Detalhe: do ínstante em que as luzes de freio do Ecosport se acenderam na minha frente até a completa parada da moto não se passaram mais do que dois (intermináveis) segundos.
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rafaeladvogado
Desvirtuador
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Russo escreveu:..., com a motoka "pesada", pois estava com a D.Russa na garupa.
Cara se a Dona Russa ler isso ela vai te dar uma surra e depois te jogar dentro de um lada (carro russo)
heheh :lol:
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Jovi
Administrador
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Ficamos com dois tópicos sobre esse assunto:
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=802

Então vamos tentar manter esse no nível da aplicação do aerokip em Mirage e o outro mais técnico e geral... :idea: :roll:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
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