CB 400/450: Perguntas e Respostas em geral

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

ReisMauricio
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Mar 2011, 16:18
Localização: Canoas
Contato:

Amigos, estou olhando uma moto CB 400 82 com 20 mil km rodados, único dono, sendo que nos últimos 6 anos ela está rodando uma média de 1km por ano e está desde 2009 parada. Qual seria a manutenção que eu deveria fazer nela, considerando os desgastes naturais das peças?
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

Trocar todas as buchas,mangueiras, filtros,retentores,diafragmas,fluidos de freio,óleo de bengalas e retentor,pastilhas,lonas, pneus e camaras de ar.

Todos estes ítens tem desgaste pelo tempo.
Fazendo isso você terá uma raridade praticamente 0km.

Boa sorte.
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

Fazer um flushing de óleo no motor para retirar todas as impurezas é sem dúvida imprescindível.

De preferencia leve numa autorizada ou numa boa oficina mecânica. Ela tem de estar num reboque é claro. Rodar com ela nesse estado nem pensar
Bromens
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

ReisMauricio
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Mar 2011, 16:18
Localização: Canoas
Contato:

Obrigado amigos... são bastantes itens que devem ser revisados mesmo, ela está a 100 km da minha cidade, minha idéia e já estou verificando é um frete para busca-la...Ela esta parada desde 2009 e nos últimos anos ela rodou mais kilometragem... 5 km em 4 anos e está marcando no painel, 12 mil km... pelo estado da moto...está de ser original mesmo... moto de garagem... os pneus parecem ser originais ainda...

Se ficar com esta moto, provavelmente não vá fazer alterações nela, vou mante-la em seu estado original, acho que trocaria somente a rabeta traseira para deixa-la mais estilo anos 70, mas o resto, esta perfeita... não tem nada para fazer..além daquela lavada e polida que só nós sabemos como é...

Agora fica a dúvida... quanto vou gastar mais ou menos, considerando que é uma moto nova e merece receber um tratamento em uma concecionária da honda... e eles mexem em moto antigas? Pergunto, pois uma reliquia dessas não está barata e tenho que calcular também o custo esta revisão geral, além do frete....
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

Pode esquecer concessionária Honda.
Eles não vão nem saber o que é quando vc chegar lá com a moto.

Procure um mecânico MUITO BOM, de confiança e que tenha muitos contatos com fornecedores de peças.

Fale com o povo do http://www.cbbrasil.com.br , eles te darão os caminhos.

Abs
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

Wolverine escreveu:Pode esquecer concessionária Honda.
Eles não vão nem saber o que é quando vc chegar lá com a moto.

Procure um mecânico MUITO BOM, de confiança e que tenha muitos contatos com fornecedores de peças.

Fale com o povo do http://www.cbbrasil.com.br , eles te darão os caminhos.

Abs
Depende da concessionária.

Sempre levei minhas motos na Honca Moto Scarton em Colatina-ES. Lá tem mecânicos que trabalham à décadas, inclusive tem um muito bom que provavelmente faria a manutenção dela, pois tem um diploma na recepção da oficina onde além de tantas outras cilindradas tinha da CB 400 e da 750 four.

Procure verificar a qualificação do mecânico, pois a honda sempre qualifica seus mecânicos de acordo com lanaçamentos e a demanda da região.

Abraço.
Bromens
ReisMauricio
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Mar 2011, 16:18
Localização: Canoas
Contato:

Falei com uma concecionária Honda da minha cidade, eles me informaram que a moto por ser muito antiga, mais de 20 anos, eles não podem mexer nela, pois não conseguem mais peças originais somente peças paralelas e neste caso não podem se responsabilizar pelas pelas substituidas.

Agora fiquei na dúvida, pegando uma moto velha, sem saber a procedência do motor, vou ter que abri-lo, pegando uma moto zerada, vou ter que abrir o motor também, de qualquer forma vou ter que abrir o motor?
Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

ReisMauricio escreveu:Falei com uma concecionária Honda da minha cidade, eles me informaram que a moto por ser muito antiga, mais de 20 anos, eles não podem mexer nela, pois não conseguem mais peças originais somente peças paralelas e neste caso não podem se responsabilizar pelas pelas substituidas.

Agora fiquei na dúvida, pegando uma moto velha, sem saber a procedência do motor, vou ter que abri-lo, pegando uma moto zerada, vou ter que abrir o motor também, de qualquer forma vou ter que abrir o motor?
Com certeza ReisMauricio,

É necessário abrir o motor para fazer a limpeza das peças, pois como o óleo fica depositado no fundo do carter as parte superior do motor fica sem proteção onde acaba gerando uma espécie de borra com ferrugem. É esta sujeira que deve ser retirada. Caso contrário estas partículas vão gerar desgastes ainda maiores no motor se colocada em funcionamento.

Não significa que você terá que substituir peças, mas sim fazer a limpeza interna para retirada das impurezas geradas pelo tempo que ela ficou parada.

Abração.
Bromens
ReisMauricio
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Mar 2011, 16:18
Localização: Canoas
Contato:

Amigo, obrigado pelas informações, como percebem sou muito "cru" neste assunto de motor e motos, mas nem por isso quero deixar de ter uma moto antiga e fazer dela uma ótima moto de passeio e bem conservada, vocês estão me ajudando.

Mecânicos me falaram que motos CBs quando são mexidas de motor, ao ligarem elas soltam uma fumaça preta, esta que estou comentando, provavelmente não deva acontecer este problema, mas me refiro só pelo simples fato de abrir o motor ela apresentará este "defeito" ou é necessário trocar algumas peças que não são serão mais genuinas e originais para que sim este problema começe a apresentar? Do meu ponto de vista, abrir um motor, só o fato de abrir, tiraria sua originalidade e nunca mais seria a mesma coisa?
Responder