Torque x Potência x Velocidade

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wellrod
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Será que seria muito trabalho pra vocês me explicarem esse lance aí de rpm, velocidades, regimes... eu num entendi LHUFAS que o Kings falou... sem contar que tenho o eterno trauma de nunca ter tido um veículo com conta-giros... gastei uma fortuna nessa minha 750 e a sina continua... :(
no meu palio, o lugar que seria destinado ao conta-giros, veio um bonequinho verde escrito: Fasten your seat belts... :(
Kings escreveu:Olhando bem, essa Road King Classic é muito parecida mesmo, Rafael.

Artigo bem legal sobre essa Yamaha: http://www2.uol.com.br/bestcars/motos/roadstar-1.htm

...Com a potência máxima de 62,5 cv disponível já a 4.000 rpm e um torque máximo de 13,4 m.kgf a apenas 2.250 rpm, pode-se engatar a quinta marcha e reduzir praticamente só ao parar a moto. Para clarear as idéias, com regimes por volta de 2.300 rpm é possível viajar, em quinta marcha, a 100 km/h. Como num automóvel atual com motor V6...
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Wellington Rodrigues
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Kings
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http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 707AAKBTnL

Torque é a capacidade de força do motor. Imagine uma alavanca de um metro conectada a eixo (por exemplo de um motor) e na ponta desse eixo você coloca um peso de 10kg. o torque que você deve aplicar no eixo para conseguir elevar o peso na horizontal é de 10 Kilo gramas força ou 10 Kgf. A formula é T = r x F (onde T = torque r= raio ou comprimento da alavanca ligada ao eixo e f= força.) no nosso exemplo r=1 e a força é 10 Kgf.
Potência é a capacidade do motor em realizar trabalho. A potência pode ser convertida em velocidade, em outras formas de energia (por exemplo um motor acionando um gerador elétrico). Em uma determinada potência podemos obter mais velocidade ou mais torque e é isso que os redutores ou caixas de cambio fazem. Uma primeira marchar oferece um grande torque mas pouca velocidade ja uma quinta marcha irá proporcionar grande velocidade mas baixo torque. A potência em ambos os casos pode ser a mesma é so uma questão de como voce transforma essa potência (mais velocidade ou mais força). A curva de torque de um motor realmente varia de acordo com as rotações do motor e isso depende do projeto do motor e de suas características mecânicas. Um motor ideal seria aquele que oferece uma capacidade de torque o mais linear ou seja um torque quase igual em todas as faixas de rotações, entretanto isso é relativamente difícil de se conseguir.
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wellrod
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o tal do torque "ideal" seria um coice de mula... será que uma Triumph num chega perto disso não? pelo menos ela é bem imponente...
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Wellington Rodrigues
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rafaeladvogado
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Well agora vou explicar pra ti entender melhor.. :lol:

Cv/hp: cavalo vapor ou horse power... ou seja... são quantos cavalos tua moto tem... ou seja... é uma unidade de medida que usamos pra saber a potência de um motor... HP é mais potende do que CV porém aqui no BRasil tudo virou sinônimo... vemos propagandas de carros anunciando em hp... mas na verdade não é a mesma coisa em termos técnicos...

rpm: é a banda do Paulo Ricardo... e toca a música olhar 43... além disso... é rotações por minuto... ou seja... 10.000 rpm significa que em 1 minuto o virabrequim do motor vai girar 10.000 voltas...

Torque: a explicação do Kings explicou bem... mas vou te traduzir de forma mais fácil... Uma Harley 1500cc tem um grande torque... mas a velocidade final dela é de uns 155km por hora... uma Kawasaki ninja 600cc tem um torque menor, mas atinge quase 300km/h... MAS, se tu amarrar um peso numa corda e usar a harley pra rebocar... e depois usar a ninja.... terá o seguinte resultado: A harley vai arrastar muito mais peso do que a kawasaki ninja... pois tem mais "força"... e a ninja tem mais "potência" cvs mas o torque não é tanto...

outra explicação pra ti... Pra que time tu torque ??? resposta: eu torquo para o Grêmio...

entendeu tudo ??? :lol: :lol:
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wellrod
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ahuahuah!!! entendi tudo perfeitamente!!! rsrsr eu torquo pro várcuo... o segundão da galera!!!
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Wellington Rodrigues
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Russo
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" A smooth sea never made a skilled mariner "
obelix
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Sou mais um que tem duvidas sobre algumas das especificações que vemos nas fichas das motocas..

Por exemplo, temos essas especificações na ficha técnica de uma fazer http://www.yamaha-motor.com.br/Cmi/Pagina.aspx?856 e de outros modelos:

Diâmetro x curso 74,0 x 58,0 mm
Taxa de compressão 9.80:1


O que isto quer dizer ou pra que serve? :cry:


Estou montando uma tabelona no excel mesmo comparando as motocas que são vendidas no Brasil com as especificações de cada modelo.

A idéia é ter como comparar cada modelo sem ter que ler diversas páginas de fabricantes, se alguém já publicou ( eu não encontrei) me indiquem.

[]'s
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Kings
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obelix escreveu:Sou mais um que tem duvidas sobre algumas das especificações que vemos nas fichas das motocas..

Diâmetro x curso 74,0 x 58,0 mm
Taxa de compressão 9.80:1


O que isto quer dizer ou pra que serve?
Não sou especialista, mas aí vai:

Diâmetro e curso são medidas do pistão. O curso é o quanto ele "sobe e desce" e o diâmetro é sua medida externa. Para achar a capacidade cúbica (cilindrada de cada pistão), utilize a fórmula: pi * d * d / 4

A taxa de compressão é uma relação entre o volume da câmara de combustão completamente distentida e o volume da câmara de combustão completamente comprimida. Mais detalhes em LINK
jbrigagao
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Diâmetro do pistão é na verdade a medida do diametro do cilindro do motor no caso 74mm, curso do pistão é o deslocamento total do pistão do ponto morto inferior até o ponto morto superior que no caso é de 58 mm. a taxa de compressão de 9.8:1 quer dizer que o combustivel é comprimido 9.8 vezes o seu volume original no fim do curso do pistão.
Motores com curso de pistão maiores que o diametro do pistão produzem mais torque e cursos de pistão menores que o diametro (motores quadrados e super quadrados) produzem mais potencia.
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obelix
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Agora sim, ta ficando mais claro quando olho a ficha técnica de uma motoca :D
Valeu!
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