Mirage 250: Tutorial - Equalizando o Motor

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

renerocha
Mensagens: 44
Registrado em: 13 Out 2009, 09:17

Humm, boa noite. gostaria de saber como sei que a moto ta precisando equalizar? quais os sintomas. rrsrsr.
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

acredito q o desepenho fique fraco.. principalmente nas arrancadas
vital_sp
Mensagens: 156
Registrado em: 13 Nov 2012, 12:11
Localização: São Paulo

Hmmm, beleza?

Fiz o vacuômetro e testei na Mirage 2006 carburada.
A princípio a moto estava boa, mas fiz isso por pura curiosidade e pq estava sem o que fazer. rssss

Moto aquecida.
Aumentei o marcha lenta pra 3000 RPM.

Descobri que a moto estava mal equalizada, pois o óleo subiu bastante pro lado da mangueira que fica na bomba de gasolina.

Fui girando o parafuso de regulagem. Processo que demanda paciência, pois com um pouco de nada já muda a regulagem e demora a entrar em equilibrio.

Pergunta 1: uma vez estabilizada pressiono o parafuso pra dar uma acelerada, o vácuo desestabiliza e demora pra voltar ao equilíbrio. É assim mesmo?

Pergunta 2: tive a impressão que ao voltar a marcha lenta pra 1100 RPM, o vácuo desestabilizou. É assim mesmo?


No mais, a moto está normal. Não notei diferença. Ainda bem! :wink:

Abração
Vital
Imagem
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

é assim mesmo..

na lenta a 1300 ~ 1600 fica levemente diferente de quando vc acelera..

porem pense.. o maior tempo que vc passa na moto, é acelerando.. logo, o mais sensato é ajustar com base no 3000 que fica mais proximo da aceleracao saca?

mas é isso mesmo, vc ta fazendo tudo certo. =)
vital_sp
Mensagens: 156
Registrado em: 13 Nov 2012, 12:11
Localização: São Paulo

Show de bola!

No réveillon fiz São Paulo - Paraty com a namorada na garupa + alforges laterais e mala no bagageiro do sissy bar.

A moto foi e voltou direitinho.

Na volta, pra testar, entre Paraty e Taubaté subi a Rod. Oswaldo Cruz totalmente congestionada na serra. Fez 26,5 km/l neste trecho.

Gasolina comum.

Editado
A propósito, todo material eu comprei numa loja chamada "Affonso's Borrachas" http://www.affonsosborrachas.com.br
Av. Dr Vital Brasil, 766

Dica: No "T" encaixam-se em duas pontas a mangueira de 4mm sem folgas.
Na outra ponta do "T" para encaixar a mangueira de 6mm utilizei um pedaço da mangueira de 4mm como "bucha de redução", ficou muito bem vedado.

A tábua de madeira foi uma qualquer que encontrei em casa.
As mangueiras fixei com fita crepe mesmo...
Imagem
oobruceoo
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Ago 2012, 10:17
Localização: Itapeva

Fiz o equalizador, e aprovo! A moto ficou mais solta e forte, o consumo também melhorou!
Avatar do usuário
MauroBrke
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Jun 2012, 09:30
Localização: Cascavel

Essa equalização serve para as injetadas também? Sou meio leigo, faz pouco mais de 1 ano que estou com a minha Mirage 250 2011. Me interesso pois acho que ela poderia responder um pouco melhor e o consumo dela ta na média de 23~24km/l na cidade.
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

não, é somente para carburadores..

nas EFI, são bicos injetores e quem controla essa equalização é a própria ECU.
Avatar do usuário
Ney_e_Nessa
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Mar 2015, 10:45
Localização: Camboriú

Olá Miau não estou conseguindo ver as fotos do equalizador... tem outro link com o tutorial e as fotos da montagem..???

desde já agradeço!
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Cara.. posso tirar nova foto do que tenho aqui.. mas é bem simples de fazer. Depois posto
Responder