Mirage 250: Tutorial - Equalizando o Motor

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Vamos a tão famosa "Equalização" da Mirage 250.

- Pra que serve?
Wolverine escreveu:Equalizar é regular as aberturas das borboletas para que ocorram simultaneamente.
Isso garante que os motores acelerem ao mesmo tempo,ou seja,sincronizados.
Quando o sistema do motor não está bem sincronizado, a tarefa nao fica uniformemente distribuida entre os dois motores, fazendo um trabalhar mais que o outro.

Então a ideia é construir um vacuometro caseiro para equalizar o sistema do motor, pois o lema é: Fazer muito gastando pouco! hehe

- Como construir um vacuometro caseiro?

Material:
  • a) Tábua de madeira de aproximadamente 1m de altura por 20cm de largura.
    b) Uma tampa plastica de lata de nescau ou similar.
    c) 3 Fixadores de fios de parede de 10mm.
    d) 4 metros de tubo transparente de aquario de 4mm de diametro interno.
    e) 20 mm de tubo de aquario de 6mm de diametro interno.
    f) Dois Ts de plastico de aquario.
    e) Um pouco de óleo de motor novo.
Prenda a tampa na base da tábua. Ela vai servir de curva para o tubo.

Imagem

Passe o tubo conforme a imagem, prendendo o tubo com os fixadores de fio.

Imagem

Preencha o tubo com óleo de motor, desse que você usa na propria moto. Lógico que tem q ser óleo novo. Você pode sugar o óleo pelo tubo até a quantidade necessária para um bom visual. Eu acho que acabei enchendo demais o tubo. hehe

Imagem

Instale um T em cada ponta do tubo. E instale um pedaço de tubo de 6mm na continuação do T.

Conforme as fotos abaixo, instale o vacuômetro na moto.

Lembre-se, não pode haver folga nos tubos. Tem que estar hermeticamente vedados para um vácuo bom.

Imagem
(conexão do vacuometro - lado direito)

Imagem
(conexão do vacuometro - lado esquerdo)

Imagem
(localização do parafuso de regulagem)

Imagem
(Acesso ao parafuso de regulagem)

- Como funciona a equalização com o vacuometro caseiro?

Pelo que eu entendi, a equalização vai tomar como base o vácuo gerado por cada motor.

Quando os motores estiverem trabalhando, cada um vai gerar uma força de vácuo.

Como a lei da física diz, quando duas forças opostas são iguais, o resultado é nulo.

Então quando os dois motores gerarem vácuo(sugarem) igualmente, o óleo dentro do tubo do vacuometro vai estacionar. Isso será o indicativo de que a regulagem está perfeita.

- Como regular a equalização?

Com o vacuometro instalado, posicione a chave philips no parafuso de regulagem. O acesso se dá por debaixo das bobinas.

De partida na moto e aguarde o motor aquecer um pouco.

Aumente para 3 mil giros a lenta e faça a regulagem.

Assim que conseguir estabilizar o oleo no tubo do vacuometro, com a propria chave, pressione o parafuso. Isso vai acelerar a moto. Verifique se o óleo se mantem etabilizado e faça os ajustes finais.

Pronto, agora vc está com o motor equalizado.

Dificuldade no tutorial? veja o video-tutorial
http://www.youtube.com/watch?v=TgcfM-dn ... r_embedded
balmant
Mensagens: 222
Registrado em: 07 Mai 2009, 05:42
Localização: São Paulo

Parabéns, Brasileiro só não da jeito pra morte!!
Wellington Balmant
V. Guilhermina ZL SP Capital
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

é, se eu conseguir uma sonda lambda, eu faço um tutorial ensinando a regular a mistura do carburador.

mas ta brabo de achar uma sonda barata
skyrod
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Out 2010, 16:16
Localização: Nova Friburgo

Wolverine e todos:
Não sei onde eu li que os dois cilindros do v2 da kasinski não são totalmente equalizados , justamente pelo fato do trazeiro ter menos refrigerançao que o dianteiro. Dá uma checada nisso, e vê o q q pode ser feito pra equalizar, mesmo com essa diferença, usando o equipamento q vc criou
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

skyrod escreveu:Wolverine e todos:
Não sei onde eu li que os dois cilindros do v2 da kasinski não são totalmente equalizados , justamente pelo fato do trazeiro ter menos refrigerançao que o dianteiro. Dá uma checada nisso, e vê o q q pode ser feito pra equalizar, mesmo com essa diferença, usando o equipamento q vc criou
achava que o sistema principal de refrigeracao do motor era aquele radiador de refrigeracao a oleo.. nao é?

de qualquer forma vou verificar no manual de serviço, se la tiver os procedimentos da equalizacao, vai dizer se houver diferença no vacuometro
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

dei uma verificada e nao achei isso.

se ha a diferenca, acho que ela ja se da nas agulhas de cada carburador.. sendo a frontal de 90 e a traseira de 87.5

vlw
renerocha
Mensagens: 44
Registrado em: 13 Out 2009, 09:17

Procurei essa entrada de vacuo do lado direito em minha moto e nao encontrei, será que fica em outro local? A minha é ano 05/05, que ano é essa moto que ta no tutorial?
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

a moto do tutorial é uma 2009.

talvez a diferença esteja no tipo de bomba. a minha é a vacuo, a sua pode ser bomba eletrica.

mas vc pode localizar a mangueira do vacuo.. repare na mangueira do vacuo do lado esquerdo, ela vai até o tubo de admissão bem largo que conecta o carburador ao motor. ai é so vc procurar no outro tudo de admissão do motor traseiro, e ver onde a mangueira que sai da admissao conecta.
renerocha
Mensagens: 44
Registrado em: 13 Out 2009, 09:17

Humm.
obrigado pela infomarção vou dá um verificada, porem a bomba de combustivel de minha moto nao é eletrica, e sim, a vacuo.
Kenny
Mensagens: 527
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:33
Localização: Maceió

Rapaz, curti o título do tópico, em casa vejo com mais calma.
Kenny
******
Leia o manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"
http://ow.ly/2TnSj
Responder