- Pra que serve?
Quando o sistema do motor não está bem sincronizado, a tarefa nao fica uniformemente distribuida entre os dois motores, fazendo um trabalhar mais que o outro.Wolverine escreveu:Equalizar é regular as aberturas das borboletas para que ocorram simultaneamente.
Isso garante que os motores acelerem ao mesmo tempo,ou seja,sincronizados.
Então a ideia é construir um vacuometro caseiro para equalizar o sistema do motor, pois o lema é: Fazer muito gastando pouco! hehe
- Como construir um vacuometro caseiro?
Material:
- a) Tábua de madeira de aproximadamente 1m de altura por 20cm de largura.
b) Uma tampa plastica de lata de nescau ou similar.
c) 3 Fixadores de fios de parede de 10mm.
d) 4 metros de tubo transparente de aquario de 4mm de diametro interno.
e) 20 mm de tubo de aquario de 6mm de diametro interno.
f) Dois Ts de plastico de aquario.
e) Um pouco de óleo de motor novo.
Passe o tubo conforme a imagem, prendendo o tubo com os fixadores de fio.
Preencha o tubo com óleo de motor, desse que você usa na propria moto. Lógico que tem q ser óleo novo. Você pode sugar o óleo pelo tubo até a quantidade necessária para um bom visual. Eu acho que acabei enchendo demais o tubo. hehe
Instale um T em cada ponta do tubo. E instale um pedaço de tubo de 6mm na continuação do T.
Conforme as fotos abaixo, instale o vacuômetro na moto.
Lembre-se, não pode haver folga nos tubos. Tem que estar hermeticamente vedados para um vácuo bom.
(conexão do vacuometro - lado direito)
(conexão do vacuometro - lado esquerdo)
(localização do parafuso de regulagem)
(Acesso ao parafuso de regulagem)
- Como funciona a equalização com o vacuometro caseiro?
Pelo que eu entendi, a equalização vai tomar como base o vácuo gerado por cada motor.
Quando os motores estiverem trabalhando, cada um vai gerar uma força de vácuo.
Como a lei da física diz, quando duas forças opostas são iguais, o resultado é nulo.
Então quando os dois motores gerarem vácuo(sugarem) igualmente, o óleo dentro do tubo do vacuometro vai estacionar. Isso será o indicativo de que a regulagem está perfeita.
- Como regular a equalização?
Com o vacuometro instalado, posicione a chave philips no parafuso de regulagem. O acesso se dá por debaixo das bobinas.
De partida na moto e aguarde o motor aquecer um pouco.
Aumente para 3 mil giros a lenta e faça a regulagem.
Assim que conseguir estabilizar o oleo no tubo do vacuometro, com a propria chave, pressione o parafuso. Isso vai acelerar a moto. Verifique se o óleo se mantem etabilizado e faça os ajustes finais.
Pronto, agora vc está com o motor equalizado.
Dificuldade no tutorial? veja o video-tutorial
http://www.youtube.com/watch?v=TgcfM-dn ... r_embedded