Carburador: Como funciona?

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

L340 escreveu: Ela não pipocou mais depois do ajuste no parafuso da mistura, dei umas reduzidas seguidas aqui perto do trabalho e ela se comportou bem.
Só estou encucado com o lance da lenta agora.
Cara, esse post aqui me ajudou pra caramba, pq quando eu desmontei o carburdor eu não entendia nada das peças dele.
se parou de pipocar então a mistura está correta, ou pobre, para nós que não somos dotados de conhecimentos mecânicos absolutos, é preferivel deixar a mistura LIGEIRAMENTE rica, por que mistura rica só junta um pouco de fuligem no pistão. mistura muito pobre esquenta demais o motor e tem risco de fundir! mas como sua moto é original, não tem tanto esse stress quanto na minha!
então eu acho que dá pra considerar essa moto ajeitada! só não quanto a lenta, confesso que, como amante das custom, venero e idolatro a lenta no melhor do 'tof tof', quase morrendo. regulava a lenta da shadow a cada 3 semáforos até ela esquentar direito uhauhauhauhauhauh
a questão agora talvez seja costume, por exemplo, 1º moto ainda fria morre mais fácil, espere a moto esquentar pra realmente ver se ela morre 2º depois de uma puxada mais forte, a tendencia de certas motos é morrer. voce puxa muita gasolina duma só vez do carb e daí voce derrepente puxa a embreagem, solta o acelerador e a sucção no carb não é mais suficiente pra puxar a gasolina lááá de baixo da cuba. daí ela morre. mas andar com o motor girando alto é tenso, então eu, depois de enrolar o fio puxo a embreagem mas deixo o motor um pouco acelerado, não solto tudo não. 3º regule a lenta da moto com farol aceso, não sei se voce fez, mas talvez isso tenha dado uma abaixada extra na lenta e isso fazia ela morrer. 4º confira a altura da embreagem, quando voce vai soltando o manicoto, quando a em,breagem começa a fazer efeito. se for muito perto da posição puxada, isso é um problema. as vezes, quando mal regulada, ela puxada não faz 100% da interrupção ali no eixo, daí na neutra a moto nunca morre, mas engatada morre! sem contar que a vbida util da embreagem cai demais. regular isso é bem fácil, tem duas porcas na ponta do cabo ali na alavanca do motor.
se nada disso resoilver/funcionar/se aplicar, foge dos meus conhecimentos!

e uma dica pra aquecer o motor
não deixe a moto ligada e espere o motor ficar quente. não é recomendado esquentar o motor na lenta. o correto é aquecer o motor com esforço médio, mas sem subir o giro.
carlos vicente
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Dez 2010, 20:26
Localização: São Paulo
Contato:

boa noite...muito bom seu artigo bem legal usei ele pra ter ideia e coragem pra desmontar o meu .....minha moto ficou uns 30 dias parada e quando tentei ligar já viu.......depois de testar a vela e ver que tinha faisca e a moto nem sinal...tirei a vela e com um tubinho de remedio pulverizei gasolina e coloquei a vela de novo ....rararara a moto pegou e morreu decobri entao ser o carbura.....tirei ele da moto e com um pincel limprei todo ele e soprei todos os buracos....montei e tcham a moto pegou .........snif mas ficou acelerada....muito acelerada...quando coloquei o pistonete com a agulha a mola já fica meio apertada(um pouquinho)? e percebi que o pistonete tem uma posiçao que vai mais pra baixo quando ele entra pra rosquear a tampa....até soltei o cabo pra ver se ele estava esticado mas não....o que vc acha que é? alias antes de tudo muito obrigado ...se puder me responder eu agradeço ...valeu....com isso estou me tornando mecanico...rs haaaaaa descobri o manual de srviços da dafra na net ...mas achei ele fraquinho...melhor o seu artigo no passo a passo.....parabens.
gostaria de compartilhar informaçoes...obrigado a todos.
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

É cara, esse tópico é muito bom, foi nele que aprendi o funcionamento do carburador.
Me diga uma coisa, não é o parafuso da marcha lenta muito apertado não? Logo no começo do tópico ele aparece.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

carlos vicente escreveu:boa noite...muito bom seu artigo bem legal usei ele pra ter ideia e coragem pra desmontar o meu .....minha moto ficou uns 30 dias parada e quando tentei ligar já viu.......depois de testar a vela e ver que tinha faisca e a moto nem sinal...tirei a vela e com um tubinho de remedio pulverizei gasolina e coloquei a vela de novo ....rararara a moto pegou e morreu decobri entao ser o carbura.....tirei ele da moto e com um pincel limprei todo ele e soprei todos os buracos....montei e tcham a moto pegou .........snif mas ficou acelerada....muito acelerada...quando coloquei o pistonete com a agulha a mola já fica meio apertada(um pouquinho)? e percebi que o pistonete tem uma posiçao que vai mais pra baixo quando ele entra pra rosquear a tampa....até soltei o cabo pra ver se ele estava esticado mas não....o que vc acha que é? alias antes de tudo muito obrigado ...se puder me responder eu agradeço ...valeu....com isso estou me tornando mecanico...rs haaaaaa descobri o manual de srviços da dafra na net ...mas achei ele fraquinho...melhor o seu artigo no passo a passo.....parabens.
então, voce está falando com um cara que já destruiu uma embreagem em 2 meses por que amoto acelerava do nada e eu era obrigado a baixar o giro na embreagem, enquanto a moto tava parada (freiava, engatava e deixava a embreagem em meio curso, que dó que me dava).
isso pode ser por alguns motivos:
1º lenta, é, o parafuso da lenta muito apertado
2ºpistonete enroscando: o pistonete e o tubo onde ele corre tem que ser liso, polido, brilhante. não pode ter riscos, ou qualquer coisa que possa fazer o pistonete travar antes de chegar no fundo. dá pra testar isso assim: acelere a moto um pouco[pode ser com ela desligada], e vá soltando devagar. quando soltar tudo, procure a alavanca do cabo do acelerador no carburador e forçe ele tentando DES-acelerar. ele não pode se mecher. se fizer um 'tec', ou girar um pouco antes de chegar no batente é por que o pistonete está travando sem chegar no fundo do tubo.
passe uma lixa BEM BEM BEM FINA ou melhor bom bril já meio velho, ou só algodão extra fino mesmo (auhauhauhauh o algodão é brincadeira, mas use algo bem sensível, não queria gastar o carburador, que lembre-se ser de alumínio!)no tubo onde o pistonete corre pra ele não travar mais. verifique se voce não prendeu a mola
muito frouxa, de modo que ela não tenha força pra puxar o pistonete devolta.
3º entrada falsa de ar: voec não encaixou o carburador direito na admissão, ou não apertou a abraçadeira o suficiente. quando isso acotnece, voce acelera a moto e a tendencia sempre é sobrar gasolina. daí voce para de acelerar (a falta de AR que faz o motor girar mais devagar, não de gasolina) mas daí como tem uma entrada de ar falsa, batata: a moto continua acelerada. daí ela fica gritando alto e derrepente, o giro cai e ela morre. sintoma típico. às vezes, dá até pra ouvir a entrada falsa de ar.
4º AUREA. a minha moto continuou com o problema, mesmo eu trocando admissão, polindo pistonete, forçando a mola, fazendo reza braba e envocando os búzios e os espíritos. comprei outro carburador e tudo voltou ao normal!
é tudo que eu aprendi, e ah, essa brincadeira em saiu caro! uhauhauhauhauha embreagem, retífica, admissão, carburador, abraçadeiras, gigclês... uhauhauhauhauh

e quanto à agulha, sim, a mola DEVE ficar um pouco apertada. eu inclusive, tentando resolver meui problema, deixei ela mais forte, mas não resolveu nada.

espero ter ajudado! boa sorte!
Nanwild
Mensagens: 108
Registrado em: 23 Jun 2009, 01:41
Localização: Porto Alegre

Eae galera!!!

Preciso de um help. Minha moto está com o problema exatamente igual citado quando o diafragma do esguicho não está funcionando. Esse diafragma é o pistonete? e outra coisa quenão sei, eh que quando estou em + ou - 70km/h e paro de acelerar da um estouro no escapamento E de vez enquando tambem quando estou arrancando.
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

Nanwild escreveu:Eae galera!!!

Preciso de um help. Minha moto está com o problema exatamente igual citado quando o diafragma do esguicho não está funcionando. Esse diafragma é o pistonete? e outra coisa quenão sei, eh que quando estou em + ou - 70km/h e paro de acelerar da um estouro no escapamento E de vez enquando tambem quando estou arrancando.
não, não, o diafragma é uma peça separada do pistonete.
tem um reservatoriozinho especial, visivel pelo lado de fora, com uma haste que é empurrada pra baixo quando voce accelera. a questão é, alguns carburadores de moto pequena não tem! por isso talvez voce não ache :idea:

o pipocar é quando voce pára de acelerar?
se for, é mistura rica demais, muita gas e pouco ar.
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Tive problemas com a moto pipocando e com um ronco horrível esses tempos.
Conferi a mistura e deixei exatamente como no manual de serviço, cheguei até a desconfiar do combustível. No fim o problema era válvula, após a regulagem o ronco e o desempenho melhorou, só dá um pipoco quando eu reduzo mais forte.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
Nanwild
Mensagens: 108
Registrado em: 23 Jun 2009, 01:41
Localização: Porto Alegre

Vlw pelas dicas, semana que vem vou levar na oficina p verificar. Soh o problema de acelerar rapido que ja levei duas vezes na oficina e não conseguiram arrumar.
Avatar do usuário
oliver
Mensagens: 153
Registrado em: 04 Ago 2008, 19:10
Localização: Osasco

Tive um triste noticia que o carburador de minha mirage esta trincado e vou ter que substituir, ainda não falaram quanto custará um novo pois esta na autorizada, alg saber dizer se pode ser recuperado e onde.
ubiratamuniz
Mensagens: 237
Registrado em: 30 Abr 2010, 14:09
Localização: Brasília

Vazamento (jorração de gasolina, na verdade) pelo ladrão, alguma dica? Estou com esse problema na minha Sahara, apareceu do nada durante um passeio no sábado.

Informação extra: a moto fica muito tempo parada.
Abraços,

Bira
Responder