Caixa de direção

Ferramentas, peças e manutenção de motos

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rui.julio
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Registrado em: 02 Mai 2010, 23:02
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Caros,

Estou iniciando esse tópico, pq não vi nenhuma discussão sobre o assunto.

Um item que acaba sendo negligenciado em algumas manutenções é a caixa de direção. Ela pode ter "calos" e comprometer a direção, deixar a moto instável, pode ter folga, além de também precisar de lubrificação, ajustes como os demais rolamentos da moto.

Gostaria de abrir a discussão sobre a necessidade de manutenção da mesma e saber a opinião de todos sobre:

Qual a manutenção preventiva necessária ?
Qual a média de vida útil de uma caixa de doreção ?
Como devemos lubrificar a mesma ?
Quais as melhores marcas disponíveis no mercado ?

Além disso, gostaria de saber se alguém já fez a troca da mesma e conhece melhores marcas.

Recentemente troquei a minha e ainda sinto a moto com certa instabilidadade na dianteira (não sei se é costume, ou problema).

Ah, troquei a da minha Cruise por uma marca que não conhecia (Danidrea), pois era a única disponível na Edgar Soares da Barão de Limeira. Sabem me dizer se é uma boa marca ?

Abraço a todos !
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
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Na revisão de 65.000km da Mirage, quando levantei a roda dianteira para inspecionar as pastilhas de freio, percebi que o guidom estava levemente "travado". Então desconfiei que estava na hora de trocar os rolamentos da caixa de direção, e que faria isso assim que comprasse os rolamentos e fluido de suspensão dianteira, pois ia aproveitar que a frente da moto seria desmontada e arrumaria tudo isso.

Esse é um resumo do procedimento de troca dos rolamentos da caixa de direção da Mirage. Darei foco nos detalhes da troca dos rolamentos, pois isso deve valer para várias motos e é por isso que estou postando em um tópico genérico. Os detalhes de como desmontar a suspensão da Mirage, pode ser seguido no Manual de Serviços.

01.Este é o rolamento superior da caixa de direção. Apesar da sujeira, ele estava em razoáveis condições. Mas como eu já tinha comprado os dois rolamentos, nem questionei em trocá-lo também. O negócio é fazer um serviço completo.
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02.A "pista" onde os roletes apoiam já estava mais comprometida. Ao limpar a graxa seca, foi possível ver as marcas dos roletes feitas por efeito das pancadas recebidas ao passar em buracos.
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03.O rolamento inferior estava bem sujo. Graxa seca prendendo torrões de areia que começaram a se acumular por 4 anos.
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04.Aqui é possível ver o efeito do "calo", que trava o guidom. Veja como a carcaça externa do rolamento ficou amassada, diminuindo a distância entre a carcaça e a pista interna.
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05.Destruí a carcaça externa que segura os roletes e com isso pude expor a pista interna, onde o rolamento é fixado ao eixo central da caixa de direção.
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06.Agora parece fácil, mas pesquisei algum tempo para chegar no melhor procedimento para soltar o rolamento velho. Com uma esmerilhadeira de 4" e disco para corte de aço inox, fiz alguns rasgos na pista, desgastando-a com o cuidado necessário para não acertar o eixo central. Quando desbastei o suficiente, a pista trincou e aí foi fácil retirá-la com a ajuda de uma talhadeira.
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07.Para retirar as pistas, precisei entortar a ponta de uma chave de fenda longa, de forma a bater em vários pontos de sua borda e assim retirá-la de forma perpendicular, evitando entortar, pois isso dificultaria sua extração. Ela não é colada nem parafusada; fixada apenas por pressão.
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08.Para colocar o rolamento inferior eu precisei de um tubo metálico que é um pouco mais largo que o eixo central da caixa de direção. A borda do tubo deve encostar na parte interna do rolamento e aí é bater na outra ponta do tubo até encostar o rolamento na base da mesa. Adotei um procedimento indicado no site da NSK: Aqueci o rolamento em óleo de motor, em uma panela com água (banho maria). Quando a água ferver, o óleo deverá aquecer a ~90'C. Isso dilatará o rolamento, facilitando a fixação. Usei metade de uma lata de cerveja como recipiente para o óleo e rolamento. Atenção para manusear o rolamento com um alicate, pois estará muito quente.
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09. Eis os rolamentos novos e usados, ou pelo menos, o que sobrou deles.
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A troca desses rolamentos e do fluido da suspensão dianteira, deixaram a moto muito mais leve e macia. Acabaram as "batidas em seco", até mesmo quando passava por uma lombada mais alta. O custo dos dois rolamentos foi de ~R$80,00. Os códigos são:

Inferior: rolamento conico de rolo 320/28X - Marca FBJ.
Superior: rolamento conico de rolo 32005XJ - Marca TIMKEN.
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Paludo
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Registrado em: 25 Mai 2009, 22:21
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Jiro como de costume matou a pau, ótimo tutorial a respeito do assunto, somente de dei uma olhada por cima pois as coisas como de costume estão um pouco corridas por aqui hj.

Mas com certeza irei ver ele mais a fundo.

Vamu que vamu, doisporcada e abraços de volta e meia...


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Só há uma coisa melhor do que ver o nascer do sol sobre o guidão de uma moto.
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MauroBrke
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Registrado em: 21 Jun 2012, 09:30
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Estou com uma duvida. O modelo/tamanho da caixa de direção é o mesmo para todos os anos de Mirage 250? Pois nos sites que encontrei para comprar não faz referencia ao ano da moto, imagino que seja valido para todos os anos, estou correto? Tanto faz ser conica ou não, se tiver diferença, qual é melhor?
jirschik
Moderador
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Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
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Mauro, eu não acredito que haja diferença na caixa de direção da Mirage250. As mudanças que essa moto sofreu foram mais focadas na parte elétrica e injeção de combustível. As injetadas tem o chassis um pouco mais largo, mas deve ser o mesmo tamanho de caixa de direção.

Quanto ao rolamento, entendo que devam ser cônicos devido ao grande esforço axial ao qual os rolamentos são submetidos. Se for um rolamento de esferas, elas deverão se desgastar com facilidade.
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Betotib
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Registrado em: 09 Jan 2009, 21:53
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Blz galera, Jiro como dito acima "matou a pau" kkk.Então camarada estou com este problema na minha flash 150, já troquei outra vez quando ela estava com 20mil km agora que ela esta com 40mil, terei que trocar novamente, porem desde que troquei achei que não ficou muito bom e logo já percebi os famosos calos, será que estes rolamentos da mirage servem nela ? qual a melhor marca de rolamento ? e o oleo de suspensão é melhor o original ou um mais viscoso ? desde já agradeço abraço.
"Quanto mais ando de moto mais sinto vontade de andar " vento no rosto com muita liberdade.
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