Heindall_BR escreveu: Falando nisso.
Troquei a minha por uma Raiom, fabricada em Governador Valadares - MG.
Agora estou com a antiga aqui e não sei onde me livro dela pois sei q bateria não é lixo comum. Vcs tem alguma ideia ?
Comentário do Jovi no FB:
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O lance é o seguinte... existe realmente a "necessidade" de retornar as baterias para as fábricas... mas... ninguém cumpre essas cotas... o que ocorre é que a indústria "mediocre por sinal" nacional acaba arcando com o resíduo das baterias importadas, por que elas não retornam a origem... então existe um lobby dos fabricantes nacionais para impedir que empresas importadoras, continuem a vender bateria sem a responsabilidade de recuperar elas... mas...
a lei deixa brecha para por exemplo você vender 100 baterias de moto e recuperar 100 baterias de carros, não importa se as 100 baterias de moto foram parar no fundo de um lago, o que importa é retornar o resíduo....
mas isso ainda não é realidade... outro problema é que em teoria caberia ao lojista exigir do comprador uma bateria velha para lhe vender uma nova... como tem muito lojista que não faz isso aquele que faz não vende e fica com o custo...
por exemplo se eu vou lhe vender uma bateria pela internet por R$150,00 mais um frete de R$15,00 como vou pagar mais R$15,00, ou seja 10%, para você me mandar de volta a bateria usada? E depois quem paga o custo de enviar a usada ao distribuidor? No final o consumidor vai pagar essa conta...
basta que a bateria de R$150,00 seja vendida por R$165,00 com os R$15,00 do retorno da usada já embutido, e o consumidor vai achar que não pagou por isso. Enfim, essa é uma briga que envolve: proteção de mercado, proteção ambiental, concorrência e outros fatores e quem pagará o preço serão os consumidores.