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Gasolina: Comum, Aditivada & etc


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RenanSP
MensagemEnviado: Sex Fev 13, 2015 12:48 pm 
 Assunto : Re: Gasolina: Comum, Aditivada & etc
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Registrado em: Qua Jun 15, 2011 6:32 pm
Mensagens: 1058
Localização: São Paulo - SP
"William Alvarenga" escreveu:
"Nômade Aprendiz" escreveu:
"William Alvarenga" escreveu:

Sempre usei gasolina aditivada na minha Virago 250, agora vou usar gasolina podium ou premium ou v-power da shell.

Só um comentário, duma coisa que eu mesmo só descobri esses dias:

A V-Power Nitro + não é Premium, e, portanto, vai pra 27% também...

"RenanSP" escreveu:
Enquanto isso, na república vizinha:


http://colunaesplanada.blogosfera.uol.c ... -paraguai/


Essa é de FU mesmo...

Duas coisas que tava conversando com um camarada que manja de mecânica:

Primeiro, sobre a possibilidade de separar o álcool da gasolina. Ele disse que não é possível, por conta dos aditivos e do chumbo, e isso e aquilo, e o cloro da água, utilizado no processo de separação. Se desse, por mais que seja meio trabalhoso e caro (ia diminuir o volume do combustível em 1/3 quase), talvez fosse uma boa.

E outra:

Segundo ele, misturar combustíveis (premium com comum) é pior que usar só comum. Pq a porcentagem de álcool seria quase somada, aumentando bastante as octanas.

Alguém por favor desmente esse cara com conhecimento de causa? Aqui em SP suave achar Podium. Mas e na estrada?


Maioria posto de gasolina na estrada só tem gasolina comum.


Exatamente, e quando tem "premium" é velha pra caramba porque ninguem coloca, o que acho mais perigoso do que colocar essa gasolina com alcool.

_________________
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."


Moto: Sportster 883R - 2009/Intruder 125 -2007.


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cros
MensagemEnviado: Sex Fev 13, 2015 3:06 pm 
 Assunto : Re: Gasolina: Comum, Aditivada & etc
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Moderador

Registrado em: Qui Nov 15, 2007 11:55 pm
Mensagens: 10001
Localização: Porto Alegre - RS
"William Alvarenga" escreveu:
Título: Gasolina: Comum, Aditivada & etc

"cros" escreveu:
Sempre uso aditivada no carro e na moto, as vezes é o mesmo valor.
Já a premium, podium, usava só na primeira perna de uma viagem (na moto) pois dá uma diferença muito grande de autonomia e desempenho. At´e porque por aqui não é qualquer posto que tem.

Cros,

Vi no site 'Forum Tornadeiros', gostaria saber se vale pena, veja:
o cara escreveu:

Tenho colocado na tornado, óleo dois tempos, a cada tres tanques, um com o óleo, sempre na porporção de 1ml, para cada litro de gasolina adicionado ao tanque.
Então para um tanque de 11.5 l da tornado, 11.5 ml de óleo dois tempos no tanque.

O óleo dois tempos tem que ser de ótima qualidade, de preferência sintético, vai-se pagar um pouquinho caro mais vale a pena.

Esse óleo dois tempos, além de não carbonizar nada o seu motor, na proporção acima indicada ein, lubrificará, pela ordem:

1- O tanque de gasolina por dentro, evitando ferrugem, para que deixa a moto parada uns tempos.

2- O duto de passagem do gas para o carburador.

3- O pistonete e sua camisa, agulha e sede, ficando mais macio o acelerador, quando aceleramos.

4- A própria camisa e pistão, que na proporção correta, acima citada, não carbonizará e será lubrificada, também, reduzindo um pouco o atrito dessas peças.

5- E finalmente, o próprio escapamento por dentro, flauta, terão uma vida útil maior.

Depois de colocar o óleo dois tempos e rodar uns 50km, voce notará a diferença, não é uma puts diferença, no acelerador ein, porém preste atenção e voce notará.



Pois então, quando estava iniciando mexer na CB400 que está parada amais de 1 ano, um mecãnico me disse que deveria colocar gasolina podium e um pouco de óleo 2 tempos para "reativar" o motor, e para que as peças não sofressem tanto impacto.

Creio que o óleo 2 tempos possa ser uma espécie de aditivo, pois no motor 2 tempos o que ocorre é que essa mistura sempre foi usada e o úncio incoveniente no motor 2 tempo é o cheiro e a pelicula protetora que fica nas roupas e cabelos.

Não experimentei ainda até porque achava que nem tinha mais óleo 2 tempos por ai...

_________________
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Moto: RD200; RD200; TT125; RD125; CB400; RD125; CB400; Elefantre 16.5; XL250; XL125; XLR125; Broz125; Sahara; BWS50; Sahara; (XV250; CBX200) Mirage; (Ninja 1000R); Sahara; Falcon; Virago 535; Tenere 250 - CB400 (abortado)


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CostaSR
MensagemEnviado: Sex Fev 13, 2015 3:57 pm 
 Assunto : Re: Gasolina: Comum, Aditivada & etc
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Registrado em: Dom Jan 27, 2013 8:30 pm
Mensagens: 116
Localização: São Paulo - SP
"cros" escreveu:
"William Alvarenga" escreveu:
Título: Gasolina: Comum, Aditivada & etc

"cros" escreveu:
Sempre uso aditivada no carro e na moto, as vezes é o mesmo valor.
Já a premium, podium, usava só na primeira perna de uma viagem (na moto) pois dá uma diferença muito grande de autonomia e desempenho. At´e porque por aqui não é qualquer posto que tem.

Cros,

Vi no site 'Forum Tornadeiros', gostaria saber se vale pena, veja:
o cara escreveu:

Tenho colocado na tornado, óleo dois tempos, a cada tres tanques, um com o óleo, sempre na porporção de 1ml, para cada litro de gasolina adicionado ao tanque.
Então para um tanque de 11.5 l da tornado, 11.5 ml de óleo dois tempos no tanque.

O óleo dois tempos tem que ser de ótima qualidade, de preferência sintético, vai-se pagar um pouquinho caro mais vale a pena.

Esse óleo dois tempos, além de não carbonizar nada o seu motor, na proporção acima indicada ein, lubrificará, pela ordem:

1- O tanque de gasolina por dentro, evitando ferrugem, para que deixa a moto parada uns tempos.

2- O duto de passagem do gas para o carburador.

3- O pistonete e sua camisa, agulha e sede, ficando mais macio o acelerador, quando aceleramos.

4- A própria camisa e pistão, que na proporção correta, acima citada, não carbonizará e será lubrificada, também, reduzindo um pouco o atrito dessas peças.

5- E finalmente, o próprio escapamento por dentro, flauta, terão uma vida útil maior.

Depois de colocar o óleo dois tempos e rodar uns 50km, voce notará a diferença, não é uma puts diferença, no acelerador ein, porém preste atenção e voce notará.



Pois então, quando estava iniciando mexer na CB400 que está parada amais de 1 ano, um mecãnico me disse que deveria colocar gasolina podium e um pouco de óleo 2 tempos para "reativar" o motor, e para que as peças não sofressem tanto impacto.

Creio que o óleo 2 tempos possa ser uma espécie de aditivo, pois no motor 2 tempos o que ocorre é que essa mistura sempre foi usada e o úncio incoveniente no motor 2 tempo é o cheiro e a pelicula protetora que fica nas roupas e cabelos.

Não experimentei ainda até porque achava que nem tinha mais óleo 2 tempos por ai...

Já tive moto 2 tempos, e um dos procedimentos meio que corriqueiros era ter que abrir a tampa do motor pra descarbonizar o pistão. Era um "efeito colateral" desse tipo de motor, pois o óleo já tinha cumprido sua função principal, lubrificando toda a parte baixa do motor (virabrequim, buchas, o próprio pistão e etc.), e só tinha um jeito de ser eliminado: passando pela câmara de combustão.
Sem falar que, se errasse na proporção da mistura, corria-se o risco de encharcar a vela. Aí tinha que tirar a danada, dar uma bela limpada e colocar de volta.

Resumindo: óleo 2 tempos foi feito pra lubrificar O CÁRTER do motor, nada mais que isso.

Pra mim, mecânico que dá esse tipo de conselho está querendo é garantir seu ganha-pão.

Não sou dono da verdade. Quem quiser arriscar, fique à vontade. Só sei que eu é que não vou usar minha moto como laboratório.

_________________
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"


Moto: Yamaha Virago XV 750 1995 / Yamaha Tenere 250


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fernandomcdias
MensagemEnviado: Sáb Fev 14, 2015 10:44 am 
 Assunto : Re: Gasolina: Comum, Aditivada & etc

Registrado em: Ter Mai 27, 2014 11:12 pm
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Acho que o segredo e colocar comum, não tive problema algum, pelo menos na shadow 600 99 50.000km ......


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fernandomcdias
MensagemEnviado: Sáb Fev 14, 2015 11:00 am 
 Assunto : Re: Gasolina: Comum, Aditivada & etc

Registrado em: Ter Mai 27, 2014 11:12 pm
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Localização: Olinda - PE
Quanto ao oleo 2 tempos, om o tempo carbiza e altera a cabeça do pistao. Não aconcelho .....


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cros
MensagemEnviado: Sáb Fev 14, 2015 12:19 pm 
 Assunto : Re: Gasolina: Comum, Aditivada & etc
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Moderador

Registrado em: Qui Nov 15, 2007 11:55 pm
Mensagens: 10001
Localização: Porto Alegre - RS
"fernandomcdias" escreveu:
Quanto ao oleo 2 tempos, om o tempo carbiza e altera a cabeça do pistao. Não aconcelho .....



Carbonizar por carbonizar não vai fazer diferença pois 4 tempos carboniza da mesma forma, os dois motores de CB 400/450 que comprei estavam carbonizados.

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Moto: RD200; RD200; TT125; RD125; CB400; RD125; CB400; Elefantre 16.5; XL250; XL125; XLR125; Broz125; Sahara; BWS50; Sahara; (XV250; CBX200) Mirage; (Ninja 1000R); Sahara; Falcon; Virago 535; Tenere 250 - CB400 (abortado)


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BetoCB
MensagemEnviado: Seg Fev 16, 2015 1:17 am 
 Assunto : Re: Gasolina: Comum, Aditivada & etc

Registrado em: Dom Nov 22, 2009 7:55 pm
Mensagens: 696
Localização: São Paulo - SP
"cros" escreveu:
"fernandomcdias" escreveu:
Quanto ao oleo 2 tempos, om o tempo carbiza e altera a cabeça do pistao. Não aconcelho .....



Carbonizar por carbonizar não vai fazer diferença pois 4 tempos carboniza da mesma forma, os dois motores de CB 400/450 que comprei estavam carbonizados.


Ando com uma YBR que ta apresentando problema por causa dessa gasolalcool. Um dia ficou tão ruim (acelerada) que o meca precisou colocar oleo dois tempos pra eu não jogar um tanque cheio fora mas ele alertou que o oleo que colocou é muito especial usado em motos de trilha e que eu não devo fazer isso novamente pois carboniza em excesso e muito rapido porque o motor 4 tempos não foi feito pra usar oleo misturado no combustivel

_________________
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Affirma
MensagemEnviado: Qui Mai 14, 2015 3:42 pm 
 Assunto : Re: Gasolina: Comum, Aditivada & etc
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Registrado em: Qui Mai 14, 2015 9:30 am
Mensagens: 5
Localização: Campinas - SP
"Nômade Aprendiz" escreveu:
"William Alvarenga" escreveu:

Sempre usei gasolina aditivada na minha Virago 250, agora vou usar gasolina podium ou premium ou v-power da shell.

Só um comentário, duma coisa que eu mesmo só descobri esses dias:

A V-Power Nitro + não é Premium, e, portanto, vai pra 27% também...

"RenanSP" escreveu:
Enquanto isso, na república vizinha:


http://colunaesplanada.blogosfera.uol.c ... -paraguai/


Essa é de FU mesmo...

Duas coisas que tava conversando com um camarada que manja de mecânica:

Primeiro, sobre a possibilidade de separar o álcool da gasolina. Ele disse que não é possível, por conta dos aditivos e do chumbo, e isso e aquilo, e o cloro da água, utilizado no processo de separação. Se desse, por mais que seja meio trabalhoso e caro (ia diminuir o volume do combustível em 1/3 quase), talvez fosse uma boa.

E outra:

Segundo ele, misturar combustíveis (premium com comum) é pior que usar só comum. Pq a porcentagem de álcool seria quase somada, aumentando bastante as octanas.

Alguém por favor desmente esse cara com conhecimento de causa? Aqui em SP suave achar Podium. Mas e na estrada?


Gasolina no Brasil não tem chumbo a muuuuuuuuito tempo. (É lei).

Separar o alcool da gasolina é facil: procure por "teste da proveta gasolina". Basicamente você mistura uma medida de aguá com sal na gasolina e depois é só deixar parado no tanque. A gasolina "desce" e o alcool+água "sobem".
O problema é que você não vai conseguir tirar só o alcool do tanque a não ser que tenha um tanque transparente, hehe.

A questão de misturar combustíveis premium e comum, o que ele falou é tão absurdo que precisa melhorar pra virar mentira, saca? :P
Não tem problema nenhum misturar.


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Affirma
MensagemEnviado: Sex Mai 15, 2015 11:20 am 
 Assunto : Re: Gasolina: Comum, Aditivada & etc
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Registrado em: Qui Mai 14, 2015 9:30 am
Mensagens: 5
Localização: Campinas - SP
Quanto a mistura de etanol na gasolina, olha só o que diz o manual da Virado Americana:
"Gasohol
There are two types of gasohol: gaso-
hol containing ethanol and that contain-
ing methanol. Gasohol containing
ethanol can be used if the ethanol con-
tent does not exceed 10%.
Gasohol
containing methanol is not recom-
mended by Yamaha because it can
cause damage to the fuel system or ve-
hicle performance problems."

Fica a esperança que a Yamaha tenha feito algum tratamento no motor pra usar a nossa "Gasohol".

fod*...


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Horial
MensagemEnviado: Ter Mai 19, 2015 12:02 am 
 Assunto : Re: Gasolina: Comum, Aditivada & etc
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Registrado em: Sex Abr 10, 2015 10:51 pm
Mensagens: 13
Localização: São Paulo - SP
Salve !

Coloquei 1 tanque de podium. E o resultado foi decepcionante. 18km/l.
Com a comum estou fazendo em torno de 20 a 22 km/l. Não acho que acelerei mais.
Acho que era gasolina velha mesmo. Ou o manual é que tem a razão.
Não vi nenhuma diferença de performance.

[]s


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