Gasolina: Comum, Aditivada & etc

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Colaboradores, Administradores, Moderadores

Responder
RenanSP
Contato:

13 Fev 2015, 12:48

William Alvarenga escreveu:
Nômade Aprendiz escreveu:
Sempre usei gasolina aditivada na minha Virago 250, agora vou usar gasolina podium ou premium ou v-power da shell.
Só um comentário, duma coisa que eu mesmo só descobri esses dias:

A V-Power Nitro + não é Premium, e, portanto, vai pra 27% também...
RenanSP escreveu:Enquanto isso, na república vizinha:

http://colunaesplanada.blogosfera.uol.c ... -paraguai/
Essa é de FU mesmo...

Duas coisas que tava conversando com um camarada que manja de mecânica:

Primeiro, sobre a possibilidade de separar o álcool da gasolina. Ele disse que não é possível, por conta dos aditivos e do chumbo, e isso e aquilo, e o cloro da água, utilizado no processo de separação. Se desse, por mais que seja meio trabalhoso e caro (ia diminuir o volume do combustível em 1/3 quase), talvez fosse uma boa.

E outra:

Segundo ele, misturar combustíveis (premium com comum) é pior que usar só comum. Pq a porcentagem de álcool seria quase somada, aumentando bastante as octanas.

Alguém por favor desmente esse cara com conhecimento de causa? Aqui em SP suave achar Podium. Mas e na estrada?
Maioria posto de gasolina na estrada só tem gasolina comum.
Exatamente, e quando tem "premium" é velha pra caramba porque ninguem coloca, o que acho mais perigoso do que colocar essa gasolina com alcool.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."

cros
Moderador
Contato:

13 Fev 2015, 15:06

William Alvarenga escreveu:Título: Gasolina: Comum, Aditivada & etc
cros escreveu:Sempre uso aditivada no carro e na moto, as vezes é o mesmo valor.
Já a premium, podium, usava só na primeira perna de uma viagem (na moto) pois dá uma diferença muito grande de autonomia e desempenho. At´e porque por aqui não é qualquer posto que tem.
Cros,

Vi no site 'Forum Tornadeiros', gostaria saber se vale pena, veja:
o cara escreveu:

Tenho colocado na tornado, óleo dois tempos, a cada tres tanques, um com o óleo, sempre na porporção de 1ml, para cada litro de gasolina adicionado ao tanque.
Então para um tanque de 11.5 l da tornado, 11.5 ml de óleo dois tempos no tanque.

O óleo dois tempos tem que ser de ótima qualidade, de preferência sintético, vai-se pagar um pouquinho caro mais vale a pena.

Esse óleo dois tempos, além de não carbonizar nada o seu motor, na proporção acima indicada ein, lubrificará, pela ordem:

1- O tanque de gasolina por dentro, evitando ferrugem, para que deixa a moto parada uns tempos.

2- O duto de passagem do gas para o carburador.

3- O pistonete e sua camisa, agulha e sede, ficando mais macio o acelerador, quando aceleramos.

4- A própria camisa e pistão, que na proporção correta, acima citada, não carbonizará e será lubrificada, também, reduzindo um pouco o atrito dessas peças.

5- E finalmente, o próprio escapamento por dentro, flauta, terão uma vida útil maior.

Depois de colocar o óleo dois tempos e rodar uns 50km, voce notará a diferença, não é uma puts diferença, no acelerador ein, porém preste atenção e voce notará.

Pois então, quando estava iniciando mexer na CB400 que está parada amais de 1 ano, um mecãnico me disse que deveria colocar gasolina podium e um pouco de óleo 2 tempos para "reativar" o motor, e para que as peças não sofressem tanto impacto.

Creio que o óleo 2 tempos possa ser uma espécie de aditivo, pois no motor 2 tempos o que ocorre é que essa mistura sempre foi usada e o úncio incoveniente no motor 2 tempo é o cheiro e a pelicula protetora que fica nas roupas e cabelos.

Não experimentei ainda até porque achava que nem tinha mais óleo 2 tempos por ai...
Imagem

CostaSR
Contato:

13 Fev 2015, 15:57

cros escreveu:
William Alvarenga escreveu:Título: Gasolina: Comum, Aditivada & etc
cros escreveu:Sempre uso aditivada no carro e na moto, as vezes é o mesmo valor.
Já a premium, podium, usava só na primeira perna de uma viagem (na moto) pois dá uma diferença muito grande de autonomia e desempenho. At´e porque por aqui não é qualquer posto que tem.
Cros,

Vi no site 'Forum Tornadeiros', gostaria saber se vale pena, veja:
o cara escreveu:

Tenho colocado na tornado, óleo dois tempos, a cada tres tanques, um com o óleo, sempre na porporção de 1ml, para cada litro de gasolina adicionado ao tanque.
Então para um tanque de 11.5 l da tornado, 11.5 ml de óleo dois tempos no tanque.

O óleo dois tempos tem que ser de ótima qualidade, de preferência sintético, vai-se pagar um pouquinho caro mais vale a pena.

Esse óleo dois tempos, além de não carbonizar nada o seu motor, na proporção acima indicada ein, lubrificará, pela ordem:

1- O tanque de gasolina por dentro, evitando ferrugem, para que deixa a moto parada uns tempos.

2- O duto de passagem do gas para o carburador.

3- O pistonete e sua camisa, agulha e sede, ficando mais macio o acelerador, quando aceleramos.

4- A própria camisa e pistão, que na proporção correta, acima citada, não carbonizará e será lubrificada, também, reduzindo um pouco o atrito dessas peças.

5- E finalmente, o próprio escapamento por dentro, flauta, terão uma vida útil maior.

Depois de colocar o óleo dois tempos e rodar uns 50km, voce notará a diferença, não é uma puts diferença, no acelerador ein, porém preste atenção e voce notará.

Pois então, quando estava iniciando mexer na CB400 que está parada amais de 1 ano, um mecãnico me disse que deveria colocar gasolina podium e um pouco de óleo 2 tempos para "reativar" o motor, e para que as peças não sofressem tanto impacto.

Creio que o óleo 2 tempos possa ser uma espécie de aditivo, pois no motor 2 tempos o que ocorre é que essa mistura sempre foi usada e o úncio incoveniente no motor 2 tempo é o cheiro e a pelicula protetora que fica nas roupas e cabelos.

Não experimentei ainda até porque achava que nem tinha mais óleo 2 tempos por ai...
Já tive moto 2 tempos, e um dos procedimentos meio que corriqueiros era ter que abrir a tampa do motor pra descarbonizar o pistão. Era um "efeito colateral" desse tipo de motor, pois o óleo já tinha cumprido sua função principal, lubrificando toda a parte baixa do motor (virabrequim, buchas, o próprio pistão e etc.), e só tinha um jeito de ser eliminado: passando pela câmara de combustão.
Sem falar que, se errasse na proporção da mistura, corria-se o risco de encharcar a vela. Aí tinha que tirar a danada, dar uma bela limpada e colocar de volta.

Resumindo: óleo 2 tempos foi feito pra lubrificar O CÁRTER do motor, nada mais que isso.

Pra mim, mecânico que dá esse tipo de conselho está querendo é garantir seu ganha-pão.

Não sou dono da verdade. Quem quiser arriscar, fique à vontade. Só sei que eu é que não vou usar minha moto como laboratório.
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"

fernandomcdias
Contato:

14 Fev 2015, 10:44

Acho que o segredo e colocar comum, não tive problema algum, pelo menos na shadow 600 99 50.000km ......

fernandomcdias
Contato:

14 Fev 2015, 11:00

Quanto ao oleo 2 tempos, om o tempo carbiza e altera a cabeça do pistao. Não aconcelho .....

cros
Moderador
Contato:

14 Fev 2015, 12:19

fernandomcdias escreveu:Quanto ao oleo 2 tempos, om o tempo carbiza e altera a cabeça do pistao. Não aconcelho .....

Carbonizar por carbonizar não vai fazer diferença pois 4 tempos carboniza da mesma forma, os dois motores de CB 400/450 que comprei estavam carbonizados.
Imagem

BetoCB

16 Fev 2015, 01:17

cros escreveu:
fernandomcdias escreveu:Quanto ao oleo 2 tempos, om o tempo carbiza e altera a cabeça do pistao. Não aconcelho .....

Carbonizar por carbonizar não vai fazer diferença pois 4 tempos carboniza da mesma forma, os dois motores de CB 400/450 que comprei estavam carbonizados.
Ando com uma YBR que ta apresentando problema por causa dessa gasolalcool. Um dia ficou tão ruim (acelerada) que o meca precisou colocar oleo dois tempos pra eu não jogar um tanque cheio fora mas ele alertou que o oleo que colocou é muito especial usado em motos de trilha e que eu não devo fazer isso novamente pois carboniza em excesso e muito rapido porque o motor 4 tempos não foi feito pra usar oleo misturado no combustivel
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.

Affirma
Contato:

14 Mai 2015, 15:42

Nômade Aprendiz escreveu:
Sempre usei gasolina aditivada na minha Virago 250, agora vou usar gasolina podium ou premium ou v-power da shell.
Só um comentário, duma coisa que eu mesmo só descobri esses dias:

A V-Power Nitro + não é Premium, e, portanto, vai pra 27% também...
RenanSP escreveu:Enquanto isso, na república vizinha:

http://colunaesplanada.blogosfera.uol.c ... -paraguai/
Essa é de FU mesmo...

Duas coisas que tava conversando com um camarada que manja de mecânica:

Primeiro, sobre a possibilidade de separar o álcool da gasolina. Ele disse que não é possível, por conta dos aditivos e do chumbo, e isso e aquilo, e o cloro da água, utilizado no processo de separação. Se desse, por mais que seja meio trabalhoso e caro (ia diminuir o volume do combustível em 1/3 quase), talvez fosse uma boa.

E outra:

Segundo ele, misturar combustíveis (premium com comum) é pior que usar só comum. Pq a porcentagem de álcool seria quase somada, aumentando bastante as octanas.

Alguém por favor desmente esse cara com conhecimento de causa? Aqui em SP suave achar Podium. Mas e na estrada?
Gasolina no Brasil não tem chumbo a muuuuuuuuito tempo. (É lei).

Separar o alcool da gasolina é facil: procure por "teste da proveta gasolina". Basicamente você mistura uma medida de aguá com sal na gasolina e depois é só deixar parado no tanque. A gasolina "desce" e o alcool+água "sobem".
O problema é que você não vai conseguir tirar só o alcool do tanque a não ser que tenha um tanque transparente, hehe.

A questão de misturar combustíveis premium e comum, o que ele falou é tão absurdo que precisa melhorar pra virar mentira, saca? :P
Não tem problema nenhum misturar.

Affirma
Contato:

15 Mai 2015, 11:20

Quanto a mistura de etanol na gasolina, olha só o que diz o manual da Virado Americana:
"Gasohol
There are two types of gasohol: gaso-
hol containing ethanol and that contain-
ing methanol. Gasohol containing
ethanol can be used if the ethanol con-
tent does not exceed 10%.
Gasohol
containing methanol is not recom-
mended by Yamaha because it can
cause damage to the fuel system or ve-
hicle performance problems."

Fica a esperança que a Yamaha tenha feito algum tratamento no motor pra usar a nossa "Gasohol".

fod*...

Horial

19 Mai 2015, 00:02

Salve !

Coloquei 1 tanque de podium. E o resultado foi decepcionante. 18km/l.
Com a comum estou fazendo em torno de 20 a 22 km/l. Não acho que acelerei mais.
Acho que era gasolina velha mesmo. Ou o manual é que tem a razão.
Não vi nenhuma diferença de performance.

[]s

Responder
  • Informação