Gasolina: Comum, Aditivada & etc

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
CostaSR
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2013, 20:30
Localização: São Paulo
Contato:

06 Mar 2014, 10:55

RenanSP escreveu:Por falta de opção completei o tanque da minha moto com aditivada da ipiranga.

Até então só usava gasolina comum, e de vez em quando colocava um pouco de Podium (porque a moto vira um jato e creio eu que da uma limpada).

A moto está uma porcaria, engasgando e falhando e muito, principalmente em saídas e subidas, quase morrendo.

Não sei se fui "batizado" ou se a gasolina aditivada faz mal para Shadow, mas não vou pagar para ver e irei arrancar essa porcaria e completar com comum/podium. Aditivada nunca mais.
Saudações Renan.

Na verdade, o que você fez tem uma explicação muito simples: como nunca usou aditivos, todo o sistema acumulou sujeira (tanque, mangueiras, torneira...), que agora começou a ser retirada de uma vez só quando colocou gasolina aditivada.

Há anos eu só uso gasolina aditivada, e isso mantém tudo limpo o tempo todo. Ao longo do tempo, acaba saindo mais barato, pois o consumo se mantém mais constante e as manutenções mais espaçadas.

Só que essa transição não pode ser feita assim, de sopetão. Tem que ir aumentando aos poucos a proporção de aditivada a cada abastecimento, tipo 10% no primeiro tanque, 20% no segundo e assim por diante, até chegar aos 100%, justamente pra não soltar tudo de uma vez.

Sendo assim, provavelmente não vai resolver simplesmente trocar essa gasolina agora, pois a sujeira já deve estar nos carburadores. Acho que agora só resta fazer uma limpeza.

A Podium também é aditivada. Se tivesse colocado um tanque inteiro só dela, provavelmente teria acontecido o mesmo.

Abraço.
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"
RenanSP
Mensagens: 1063
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo
Contato:

06 Mar 2014, 11:05

CostaSR escreveu:
RenanSP escreveu:Por falta de opção completei o tanque da minha moto com aditivada da ipiranga.

Até então só usava gasolina comum, e de vez em quando colocava um pouco de Podium (porque a moto vira um jato e creio eu que da uma limpada).

A moto está uma porcaria, engasgando e falhando e muito, principalmente em saídas e subidas, quase morrendo.

Não sei se fui "batizado" ou se a gasolina aditivada faz mal para Shadow, mas não vou pagar para ver e irei arrancar essa porcaria e completar com comum/podium. Aditivada nunca mais.
Saudações Renan.

Na verdade, o que você fez tem uma explicação muito simples: como nunca usou aditivos, todo o sistema acumulou sujeira (tanque, mangueiras, torneira...), que agora começou a ser retirada de uma vez só quando colocou gasolina aditivada.

Há anos eu só uso gasolina aditivada, e isso mantém tudo limpo o tempo todo. Ao longo do tempo, acaba saindo mais barato, pois o consumo se mantém mais constante e as manutenções mais espaçadas.

Só que essa transição não pode ser feita assim, de sopetão. Tem que ir aumentando aos poucos a proporção de aditivada a cada abastecimento, tipo 10% no primeiro tanque, 20% no segundo e assim por diante, até chegar aos 100%, justamente pra não soltar tudo de uma vez.

Sendo assim, provavelmente não vai resolver simplesmente trocar essa gasolina agora, pois a sujeira já deve estar nos carburadores. Acho que agora só resta fazer uma limpeza.

A Podium também é aditivada. Se tivesse colocado um tanque inteiro só dela, provavelmente teria acontecido o mesmo.

Abraço.
CostaSR
Eu já tinha ouvido uma questão assim, que não poderia ser de sopetão, mas como meu tanque estava meio cheio completei com a aditivada e achei que não daria problema.

Você acha que não vale a pena tirar a gasolina aditivada? Melhor deixar acabar mesmo para limpar de uma vez? Pior que fiz uma limpeza no carburador não fazem 3 meses.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
CostaSR
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2013, 20:30
Localização: São Paulo
Contato:

06 Mar 2014, 11:32

Renan,

Difícil dizer. Se deu azar e simplesmente pegou gasolina batizada, o problema deve sumir no próximo abastecimento. Mas se já desceu sujeira pros carburadores, trocar o combustível agora não vai tirar ela de lá. Só um nova limpeza mesmo.

Penso que o ideal seria tirar essa gasolina e guarda-la temporariamente num galão. Encher o tanque num posto de sua confiança e ver como ela se comporta. Se o problema sumir imediatamente, era só gasolina batizada. Se demorar pra sumir, aí realmente só uma nova limpeza resolve.

No mais, só posso dizer que, pela minha experiência, a gasolina aditivada é a melhor opção. Não a condene baseado apenas nesse episódio.

Abraço.
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"
RenanSP
Mensagens: 1063
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo
Contato:

07 Mar 2014, 10:54

CostaSR escreveu:Renan,

Difícil dizer. Se deu azar e simplesmente pegou gasolina batizada, o problema deve sumir no próximo abastecimento. Mas se já desceu sujeira pros carburadores, trocar o combustível agora não vai tirar ela de lá. Só um nova limpeza mesmo.

Penso que o ideal seria tirar essa gasolina e guarda-la temporariamente num galão. Encher o tanque num posto de sua confiança e ver como ela se comporta. Se o problema sumir imediatamente, era só gasolina batizada. Se demorar pra sumir, aí realmente só uma nova limpeza resolve.

No mais, só posso dizer que, pela minha experiência, a gasolina aditivada é a melhor opção. Não a condene baseado apenas nesse episódio.

Abraço.
CostaSR,

Drenei a gasolina suspeita e guardei em um galão. Ela saiu numa cor de guaraná (até ai acho que é normal para as aditivadas) e um cheiro bem estranho que não era de gasolina. Parecia Thiner...sei lá.

Abasteci em um posto BR perto de casa que aparenta ser de confiança (R$ 4,10 o litro da podium) colocando 6 litros de comum e 1 de podium. Bastou andar uns 2 km para ver que a moto voltou ao normal, um tiro. Sem engasgos.

Vou denunciar o posto ipiranga que abasteci com essa aditivada.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
CostaSR
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2013, 20:30
Localização: São Paulo
Contato:

07 Mar 2014, 11:54

Menos mal, Renan. Bom saber que já identificou a causa.

Justamente por não poder confiar na qualidade do combustível, costumo completar o tanque em todas as paradas durante as viagens. Paro a cada 100-120km, em média, o que dá cerca de meio tanque. Então não corro o risco de ter 100% de lixo dentro do tanque em um único abastecimento. Só se tiver o azar de pegar dois patifes seguidos, mas até hoje isso nunca aconteceu.

Acho a Podium um exagero pra nossas máquinas, pois a taxa de compressão não é tão alta. Das que usei até hoje, considero a V-Power a melhor opção, um meio termo entre as outras aditivadas e a Podium, mas em viagens não tem muito como ficar escolhendo e acabo colocando a que encontro pelo caminho.

Valeu!! Abração!!
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"
agpcardoso
Mensagens: 618
Registrado em: 03 Ago 2012, 18:06
Localização: São Paulo
Contato:

14 Mar 2014, 18:03

Tenho uma mirage 250 e concordo tbém que a podium é um exagero, mas mesmo assim, acho válido abastecer com ela principalmente em postos de estrada, pois acho mais dificil um posto batizar a gasolina podium.

MOTIVO:
A gasolina podium é muito utilizada por carrões importados muito sensíveis com combustível e por esse motivo eu acredito que se um posto quiser fazer muquiranagem, vai fazer na comum /comum-aditivada pois se fizer na podium, como esses carrões são sensíveis, corre-se o risco do carrão não conseguir nem sair do posto e com isso o posto ser desmascarado.


Um outro motivo, mas ai é particular meu, abasteço com a podium por ser uma gasolina que pode ficar de 3 a 6 meses no tanque que ela não apodrece, e como ando pouco de moto acho mais viável.




CostaSR escreveu:Menos mal, Renan. Bom saber que já identificou a causa.

Justamente por não poder confiar na qualidade do combustível, costumo completar o tanque em todas as paradas durante as viagens. Paro a cada 100-120km, em média, o que dá cerca de meio tanque. Então não corro o risco de ter 100% de lixo dentro do tanque em um único abastecimento. Só se tiver o azar de pegar dois patifes seguidos, mas até hoje isso nunca aconteceu.

Acho a Podium um exagero pra nossas máquinas, pois a taxa de compressão não é tão alta. Das que usei até hoje, considero a V-Power a melhor opção, um meio termo entre as outras aditivadas e a Podium, mas em viagens não tem muito como ficar escolhendo e acabo colocando a que encontro pelo caminho.

Valeu!! Abração!!
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
William Alvarenga
Mensagens: 202
Registrado em: 23 Mar 2010, 08:57
Localização: Belo Horizonte
Contato:

16 Mai 2014, 11:34

agpcardoso escreveu:Tenho uma mirage 250 e concordo tbém que a podium é um exagero, mas mesmo assim, acho válido abastecer com ela principalmente em postos de estrada, pois acho mais dificil um posto batizar a gasolina podium.

MOTIVO:
A gasolina podium é muito utilizada por carrões importados muito sensíveis com combustível e por esse motivo eu acredito que se um posto quiser fazer muquiranagem, vai fazer na comum /comum-aditivada pois se fizer na podium, como esses carrões são sensíveis, corre-se o risco do carrão não conseguir nem sair do posto e com isso o posto ser desmascarado.


Um outro motivo, mas ai é particular meu, abasteço com a podium por ser uma gasolina que pode ficar de 3 a 6 meses no tanque que ela não apodrece, e como ando pouco de moto acho mais viável.

CostaSR escreveu:Menos mal, Renan. Bom saber que já identificou a causa.

Justamente por não poder confiar na qualidade do combustível, costumo completar o tanque em todas as paradas durante as viagens. Paro a cada 100-120km, em média, o que dá cerca de meio tanque. Então não corro o risco de ter 100% de lixo dentro do tanque em um único abastecimento. Só se tiver o azar de pegar dois patifes seguidos, mas até hoje isso nunca aconteceu.

Acho a Podium um exagero pra nossas máquinas, pois a taxa de compressão não é tão alta. Das que usei até hoje, considero a V-Power a melhor opção, um meio termo entre as outras aditivadas e a Podium, mas em viagens não tem muito como ficar escolhendo e acabo colocando a que encontro pelo caminho.

Valeu!! Abração!!
Apareceu a noticia no jornal sobre gasolina, que ano vem (2015) não vai ter gasolina comum, somente a gasolina aditivada.

veja:
http://estadodeminas.vrum.com.br/app/no ... 2015.shtml
will
wpu1505
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Set 2014, 19:22
Localização: Itaboraí
Contato:

30 Set 2014, 07:29

Comprei minha sombra a pouco tempo e só abasteci com podium eté então! Tem problema se eu usar gasolina comum de postos de bandeira confiável? A podium chega a quase 40% mais cara aqui em minha região.

Agradecido.
CostaSR
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2013, 20:30
Localização: São Paulo
Contato:

30 Set 2014, 09:22

wpu1505 escreveu:Comprei minha sombra a pouco tempo e só abasteci com podium eté então! Tem problema se eu usar gasolina comum de postos de bandeira confiável? A podium chega a quase 40% mais cara aqui em minha região.

Agradecido.
Saudações!!

A Podium é, de fato, a melhor gasolina de que dispomos, mas no caso da Shadow o benefício não compensa o custo. Ela vai rodar bem com qualquer outra gasolina.

Particularmente prefiro as gasolinas aditivadas, pois estas diminuem bastante o depósito de impurezas em todo o sistema de alimentação, mas numa viagem muitas vezes a gente não tem muita opção e acaba colocando o que encontra pelo caminho.

Abraço!!
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"
wpu1505
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Set 2014, 19:22
Localização: Itaboraí
Contato:

30 Set 2014, 13:15

Muito obrigado, Silvio Costa.
Para evitar problemas futura, pretendo dar o melhor possível para a minha sombra!
Responder