Gasolina: Comum, Aditivada & etc

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Avatar do usuário
jcfjunior
Mensagens: 700
Registrado em: 19 Ago 2008, 13:47
Localização: Rio de Janeiro

Salve, salve

Só pra esclarecer:

A podium e a V-power são gasolinas de tipos diferentes:


A V-power é gasolina comum aditivada e a podium é gasolina premium (também aditivada)

A gasolina premium da Shell é a V-power racing.
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Esclarecimentos sobre a nossa gasolina:


-A gasolina comum, ao contrário do que muitos pensam é adequada para usar nas nossas motos. Ela não vem cheia de porcarias, como muitos afirmam. Quem adultera o combustível são essas distribuidoras de fundo de quintal (antes do FHC havia 11 distribuidoras no Brasil e ele "abriu as portas" para outras e hoje temos mais de 400), o transportador ou o próprio posto.
- A gasolina aditivada tem como principal função manter limpos e também lubrificados os internos do motor. Não há influência no rendimento e economia.
- A gasolina podium é uma gasolina aditivada de alta octanagem e só aumentará o desempenho e economia em mtores com alta taxa de compressão (acima de 10:1), caso contrário a queima não estará sendo completa.
- A gasolina também age como lubrificante pois ela além de ter traços de butano, tem também de óleo diesel que faz a lubrificação dos internos do motor.
- O que se deve fazer para abastecer a tua moto: Dê preferência a um posto de marca, BR, Shell, Texaco, Ipiranga, de sua confiança.
- Toda e qualquer gasolina, no Brasil, tem um máximo de 25% de volume de álcool anidro, isto é, sem água.
- O álcool combustível é o álcool hidratado (com água)
-Procure abastecer sempre que possível, no mesmo posto.
- Exiga nota fiscal, que é o teu comprovante para, no caso, servir como documento contra o posto se for constatada a adulteração do combustível.
- Avise o gerente do teu posto que se houver qualquer problema com relação ao combustível, vais denunciá-lo a ANP.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Vegasus
Mensagens: 350
Registrado em: 08 Mai 2008, 21:52
Localização: Belo Horizonte

gildalfer escreveu: - A gasolina podium é uma gasolina aditivada de alta octanagem e só aumentará o desempenho e economia em mtores com alta taxa de compressão (acima de 10:1), caso contrário a queima não estará sendo completa.
Concordo plenamente com vc, mas tb tem o fator pisicologico das pessoas. hehehehe.
Thiago Willys
Belo Horizonte MG
Mr Allans
Mensagens: 77
Registrado em: 19 Jun 2009, 21:44
Localização: Ribeirão Preto

Olá estradeiros!
Uma dúvida, Irei retirar minha Intruder 0km e não sei se seria bom colocar aditivada logo nesse amaciamento, se devo colocar aditivada em todo esse periodo ou so gasolina. No caso vou andar pouco, uns 35km por dia com trabalho e facul, mas agora será só trabalho pelas férias da faculdade. Como será minha primeira moto e to maluco de vontade já de curtir a trudi, vou rodar rasoavelmente bem ate mesmo neste periodo de amaciamento.

Entao resumindo, gostaria de um conselho a respeito de gasolina comum ou aditivada no periodo de amaciamento... Desde já, agradecido!
Allan Lima

1-Intruder 2009 Gertrudes
2-Fazer 250 2006 Morena
3-Intruder 2012 Pandora
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Mr Allans escreveu:Entao resumindo, gostaria de um conselho a respeito de gasolina comum ou aditivada no periodo de amaciamento... Desde já, agradecido!
Cada um tem uma formula magica, quando comprei meu segundo carro zero, iniciei usando aditivada e por 3 anos seguidos só usei aditivada.

Hoje com minha moto só coloco aditivada, e as vezes uso premium ou v-power, eu iria de aditivada do inicio ao fim...
Imagem
Mr Allans
Mensagens: 77
Registrado em: 19 Jun 2009, 21:44
Localização: Ribeirão Preto

Obrigado a dica Cros,

E também a respeito da primeira troca do óleo, vi que alguns fabricantes recomendam a troca com 500km e outros com os 1000km. Para a intruder creio ser normalmente os 1000km, não? Ainda mais utilizando aditivada...
Edit: mas tmb depende da moto que umas(mais potentes) geram mais 'sujeira' do que outras na epoca inicial que esta se ajeitando no motor.

Acho que so estou tão fora de mim por que estou na reta final de realizar meu sonho mas se trocar o oléo aos 500km assim como outros cuidados além do que se possa parecer necessario, será um cuidado em exagero com a moto? posso prejudica-la assim, não?

Obrigado
Allan Lima

1-Intruder 2009 Gertrudes
2-Fazer 250 2006 Morena
3-Intruder 2012 Pandora
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

A 1ª troca de óleo da Intruder 125 é aos 1000 km, a segunda, aos 3000km e depois de 3000 em 3000 km.
Quanto à gasolina pode-se usar aditivada ou comum. O mais importante não é o tipo da gasolina: É o posto que v. abastece e consequentemente a qualidade dela.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Mr Allans
Mensagens: 77
Registrado em: 19 Jun 2009, 21:44
Localização: Ribeirão Preto

Beleza... Agradecido gildalfer!
Allan Lima

1-Intruder 2009 Gertrudes
2-Fazer 250 2006 Morena
3-Intruder 2012 Pandora
Avatar do usuário
Rinabon
Mensagens: 854
Registrado em: 28 Abr 2009, 17:48
Localização: São Paulo

Savage escreveu:Hum, é que eu pesquisei somente na parte do forum da Kasinski Mirage :?

Mas então alguem sabe se a Gasolina Premium da Ipiranga é melhor , igual ou pior q a Pódium da BR ?
_____________________________________________________

Não sabia que Ipiranga tinha gasolina Podium, pelo menos aqui em SP eu nunca vi :shock: Só conheço Podium da Petrobras :!: :!: :roll:
Rinabon
Viageiros MT
www.viageiros.org
Amizade não se mede em Cilindradas!!!
Vegasus
Mensagens: 350
Registrado em: 08 Mai 2008, 21:52
Localização: Belo Horizonte

Rinabon escreveu:
Savage escreveu:Hum, é que eu pesquisei somente na parte do forum da Kasinski Mirage :?

Mas então alguem sabe se a Gasolina Premium da Ipiranga é melhor , igual ou pior q a Pódium da BR ?
_____________________________________________________

Não sabia que Ipiranga tinha gasolina Podium, pelo menos aqui em SP eu nunca vi :shock: Só conheço Podium da Petrobras :!: :!: :roll:
Thiago Willys
Belo Horizonte MG
Responder