O mais hilário nisso tudo é que o cara UM DIA resolve sair da capital
e pegar a estrada
e vai pra brejo seco
e tem que abastecer
e só tem aquele posto de beira de estrada que não aparenta boa coisa, vai fazer o que?
Abastece e segue, e assim vai ser por muitos quilometros.
Só não abastecia seguidamente com a gasolina Super ou Power porque era mais cara, mas na estrada fazia uma boa diferença de autonomia. Mas sempre usei aditivada, até porque essa agua que tem ai, não dá pra facilitar.
Gasolina: Comum, Aditivada & etc
Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores
Galera, vejam que coisa interessante:
Eu relatei aqui: viewtopic.php?t=76&postdays=0&postorder=asc&start=1110 um probleminha com minha Mirage.
Transcrevendo o problema:
Há algum tempo, quando ligo a moto, ela mantém a rotação mais baixa do que o normal, cerca de 1.400 rpm. O normal dela sempre foi entre 1.600 e 1.700 rpm e é o que eu vejo os colegas relatarem das suas aqui no forum. Desde que isso começou, por diversas vezes ela não consegue se manter ligada e morre. Se eu fico dando umas "aceleradinhas", mantendo a rotação acima de 1.500, ela não morre e volta a manter os 1.600-1.700 rpm de antigamente.
Bom, esse último tanque eu abasteci com a Gasolina Podium em um posto BR. Como sabemos, as gasolinas premium tem maior octanagem do que as comuns. A da Shell tem 98 octanas e a da Petrobras tem 102 octanas.
O fato é que agora ela liga com a rotação normal (acima de 1.500) e nunca mais morreu. Na verdade, ela tem ligado e mantido no início cerca 1.800-1.900 rpm e depois de um minuto, cai para os 1.600-1.700 de sempre.
Será que o que estava acontecendo era por gasolina adulterada?
Bom, sobre desempenho e rendimento, aguardem mais uns 2 tanques com a Podium e eu venho dar um relato aqui, tá?
Abraços
Eu relatei aqui: viewtopic.php?t=76&postdays=0&postorder=asc&start=1110 um probleminha com minha Mirage.
Transcrevendo o problema:
Há algum tempo, quando ligo a moto, ela mantém a rotação mais baixa do que o normal, cerca de 1.400 rpm. O normal dela sempre foi entre 1.600 e 1.700 rpm e é o que eu vejo os colegas relatarem das suas aqui no forum. Desde que isso começou, por diversas vezes ela não consegue se manter ligada e morre. Se eu fico dando umas "aceleradinhas", mantendo a rotação acima de 1.500, ela não morre e volta a manter os 1.600-1.700 rpm de antigamente.
Bom, esse último tanque eu abasteci com a Gasolina Podium em um posto BR. Como sabemos, as gasolinas premium tem maior octanagem do que as comuns. A da Shell tem 98 octanas e a da Petrobras tem 102 octanas.
O fato é que agora ela liga com a rotação normal (acima de 1.500) e nunca mais morreu. Na verdade, ela tem ligado e mantido no início cerca 1.800-1.900 rpm e depois de um minuto, cai para os 1.600-1.700 de sempre.
Será que o que estava acontecendo era por gasolina adulterada?
Bom, sobre desempenho e rendimento, aguardem mais uns 2 tanques com a Podium e eu venho dar um relato aqui, tá?
Abraços
Não conheço moto com EFI e se puder "nunca" terei uma, o que eu "acho" é que precisa ajustar/configurar essa coisa chamada EFI pra gasolina usada, talvez esteja ai a resposta que algumas CC insistem em dar, dizendo só pra usar gasolina X, pois eles devem configurar na CC para esse tipo, se o dono muda, a moto passa a ter xiliques e ai lã vai a moto pra CC para regular denovo e não dá pra ficar ajustando EFI para todo tipo de agua que vendem em cada posto.mgandra escreveu: Será que o que estava acontecendo era por gasolina adulterada?
Eu passei 1 ano na CC com um palio EFI o primeiro da série...
hehehe, Cros radical!
Semana que vem vou deixar ela pra revisão de 3.000 kms na cc. Vou falar sobre isso com eles. Na cc incompetente daqui tem uma cara de São Paulo que trabalhou na linha de montagem dela. Ele entende bastante e me deu muita segurança desde comecei a conversar com ele. Vou comentar o lance das gasolinas e necessidade ou não de ajuste da EFI.
Abrçao, irmão!
Semana que vem vou deixar ela pra revisão de 3.000 kms na cc. Vou falar sobre isso com eles. Na cc incompetente daqui tem uma cara de São Paulo que trabalhou na linha de montagem dela. Ele entende bastante e me deu muita segurança desde comecei a conversar com ele. Vou comentar o lance das gasolinas e necessidade ou não de ajuste da EFI.
Abrçao, irmão!
Minha opinão é que o sistema de injeção tem uma estrategia que compensa desigualdade das gasolinas usadas no motor,só que alguns fabricantes devem usar a engenharia do pais de origem e quando vem para o Brasil e com nosso combustivel,(gasoal)o sistema de injeção não compensa adquadamente.Com o tempo é que eles vão corrigir as falhas,e nós consumidores servindo de cobaias.
Tem esse detalhe. mas ai tem também que a industria teria que desenvolver uma IE só pro braziu e sua agua suja que a cada TPM da presidente da Pertobraz acrescenta ou tira gasolina da mistura. Não tem quem consiga...cafb escreveu:Minha opinão é que o sistema de injeção tem uma estrategia que compensa desigualdade das gasolinas usadas no motor,só que alguns fabricantes devem usar a engenharia do pais de origem e quando vem para o Brasil e com nosso combustivel,(gasoal)o sistema de injeção não compensa adquadamente.Com o tempo é que eles vão corrigir as falhas,e nós consumidores servindo de cobaias.
Quando eu tinha carro, usava comum ou aditivada seguindo uma lógica não comprovada cientificamente:
Ao andar na cidade, as condições são diversas, e o motor trabalha em diversos modos, e potência não é crucial. Então usava aditivada pra manter o sistema ¨limpinho¨.
Ao viajar, o motor trabalha mais estável e as condições são mais singulares, e toda a potência possível é bem vinda. Como teoricamente o sistema já está ¨limpinho¨ andando na cidade com aditivada, agora é a vez de colocar comum, e usar ¨pura¨ gasolina. Assim, o que entra pra queimar, é só combustível. E já que os aditivos não ocupam um lugar imaginário, então sem eles, você ainda deve ganhar alguns mililitros de gasolina.
Penso em continuar usando a mesma lógica quando estiver com minha duas rodas.
Vale resaltar que não efetuei estudos, apenas algumas pesquisas e um pouco de lógica e reflexão, não me processem. =p
Na procura de combustível de qualidade, sempre abasteci em posto da Petrobras, ou na inviabilidade, Shell, Ipiranga, Texaco ou outros, mas tentando sempre esta ordem.
Abraços.
Ao andar na cidade, as condições são diversas, e o motor trabalha em diversos modos, e potência não é crucial. Então usava aditivada pra manter o sistema ¨limpinho¨.
Ao viajar, o motor trabalha mais estável e as condições são mais singulares, e toda a potência possível é bem vinda. Como teoricamente o sistema já está ¨limpinho¨ andando na cidade com aditivada, agora é a vez de colocar comum, e usar ¨pura¨ gasolina. Assim, o que entra pra queimar, é só combustível. E já que os aditivos não ocupam um lugar imaginário, então sem eles, você ainda deve ganhar alguns mililitros de gasolina.
Penso em continuar usando a mesma lógica quando estiver com minha duas rodas.
Vale resaltar que não efetuei estudos, apenas algumas pesquisas e um pouco de lógica e reflexão, não me processem. =p
Na procura de combustível de qualidade, sempre abasteci em posto da Petrobras, ou na inviabilidade, Shell, Ipiranga, Texaco ou outros, mas tentando sempre esta ordem.
Abraços.
sempre usei gasolina aditivada na minha miragem 250 2012...
hoje esta +/- com 2700 km... nunca viu gasolina comum... até agora eu não notei nada de irregular na moto ocasionado pelo combustível aditivado... sou totalmente leigo no assunto, mais partindo de um ponto de logica, a gasolina aditivada tende a ser melhor que a comum, em todos os sentidos, logo justificando o preço maior.
Alguem tem uma explicação do porque não usar aditivada e somente comum?
hoje esta +/- com 2700 km... nunca viu gasolina comum... até agora eu não notei nada de irregular na moto ocasionado pelo combustível aditivado... sou totalmente leigo no assunto, mais partindo de um ponto de logica, a gasolina aditivada tende a ser melhor que a comum, em todos os sentidos, logo justificando o preço maior.
Alguem tem uma explicação do porque não usar aditivada e somente comum?
Motoqueiros não precisam procurar por felicidade, eles a encontram no caminho!
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- Registrado em: 04 Abr 2010, 19:52
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Quando comprei a minha o vendedor tambem falou para usar comum,na minha(ex)Kansas sempre usei V-POWER e em 43000 km o carburador nunca foi aberto para limpeza,sempre pegou de primeira.
Achei algo interessante e bem pratico: http://www.viagemdemoto.com/index.php/d ... co-na-moto
Achei algo interessante e bem pratico: http://www.viagemdemoto.com/index.php/d ... co-na-moto
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
pior seria se pior fosse
Por falta de opção completei o tanque da minha moto com aditivada da ipiranga.
Até então só usava gasolina comum, e de vez em quando colocava um pouco de Podium (porque a moto vira um jato e creio eu que da uma limpada).
A moto está uma porcaria, engasgando e falhando e muito, principalmente em saídas e subidas, quase morrendo.
Não sei se fui "batizado" ou se a gasolina aditivada faz mal para Shadow, mas não vou pagar para ver e irei arrancar essa porcaria e completar com comum/podium. Aditivada nunca mais.
Até então só usava gasolina comum, e de vez em quando colocava um pouco de Podium (porque a moto vira um jato e creio eu que da uma limpada).
A moto está uma porcaria, engasgando e falhando e muito, principalmente em saídas e subidas, quase morrendo.
Não sei se fui "batizado" ou se a gasolina aditivada faz mal para Shadow, mas não vou pagar para ver e irei arrancar essa porcaria e completar com comum/podium. Aditivada nunca mais.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."