Gasolina: Comum, Aditivada & etc

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Jovi
Administrador
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Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
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Uso de aditivos não é consenso

Especialistas divergem sobre a necessidade ou não desse tipo de produto

Ana Morano, do Jornal da Tarde

SÃO PAULO - Ao parar para abastecer, é comum o frentista oferecer uma infinidade de aditivos par o veículo. A promessa é mais rendimento com menores níveis de emissões e consumo, por exemplo. Mas a utilização desses produtos gera divergência até entre engenheiros do setor automotivo. O JC ouviu especialistas para saber as verdades e mitos sobre o assunto.

Definição

Pedro Nelson Belmiro, químico e coordenador da Comissão de Lubrificantes e Lubrificação do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), diz que aditivos são compostos que juntamos a outro produto e podem reforçar suas qualidades, agregar novas propriedades ou eliminar as indesejáveis.

Eles podem já estar no produto ou ser vendidos em frascos. No caso dos óleos lubrificantes, os aditivos estão na formulação, segundo especificações internacionais.

Para garantir o bom funcionamento do motor, basta que o motorista faça a troca regular do óleo e escolha o produto determinado nas especificações do manual.

Combustível

Há dois tipos de aditivo para combustível: que prometem limpar o sistema de injeção e para aumentar a octanagem da gasolina.

'Em carros da Chevrolet, recomendamos o uso desde que seja o da GM, a cada quatro tanques e para os veículos que rodam pouco, a fim de evitar o acúmulo de sujeira ', diz Henrique Pereira, da GM Powertrain.

Já Giuliano Caloi, engenheiro e professor de pós-graduação da FEI, não recomenda o uso desses produtos. 'Se um aditivo que tenha detergente na fórmula é utilizado por longo tempo e grande freqüência, pode até mesmo comprometer o motor', explica.

Belmiro afirma que no Brasil não existe uma regulamentação técnica sobre a dosagem, o que cria espaço para as divergências.

Várias fabricantes recomendam o uso de aditivo para combustível, por exemplo. O preço do frasco, que em geral tem entre 200ml e 500ml, é de até R$ 30. O próprio usuário pode colocar o produto no bocal do tanque. Outra opção é adquiri-lo nos postos de abastecimento.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
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Andre Silva
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Registrado em: 05 Mar 2009, 19:28
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Lado ruim
tive um gol que comprei usado e abasteci conforme de costume: gasolina aditivada. Aconteceu o seguinte: como o antigo dono nunca usou essa gasolina e nunca havia feito limpeza do sistema de injeção, a sujeira que estava acumulada no sistema se soltou e entupiu os bicos. Resultado: gasto com a limpeza do sistema mais a troca de um bico injetor que entupiu definitivamente.
Lado Bom
moro em uma cidade de porte médio (Governador Valadares) onde é possível conhecer os postos e os donos. Escolhi abastecer em um que nunca fez promoção de combustível, a gasolina "Texaco com mais Techron", ou super aditivada. Já abasteço lá há vários anos, carro e moto, sem me preocupar com o preço, e o resultado é ótimo! Sistema de injeção sempre limpo e rendimento nota dez!
Vamos resolver os problemas!
cros
Moderador
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Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Como já disse antes, só uso aditivada, isso já faz 1 ano e não tenho doque reclamar... noto uma maior economia quando uso a Podium é mais cara, mas rodo mais... pode ser impressão

Agora, fugindo do assunto, ouvi falar em colocar Bardal B12 junto com o oleo do motor, pequena quantidade... será que dá mesmo, pois noto que no calor o motor bate mais, pois o oleo fica mais fino (aguado)...
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Rosimar
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Registrado em: 28 Dez 2008, 13:07
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Cara, eu tento sempre abastecer meu carro e moto com gasolina aditivada, a diferença para a comum sempre é muito pequena, e com a adtivada nunca tive surpresas...
Já com a comum... :cry:
...
Cros... com relação ao B-12, eu já usei em carro, agora na moto não...
Eu não acho que seria muito legal colocar na moto, porque o período dela de troca de óleo é mais curto
mais seria algo interessante para se colocar em dias mais quentes ou em viagens mais longas porque ele é mais resistente a altas temperaturas...
"Você já abraçou sua moto hoje?"
gildalfer
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Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
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É bom usar gasolina aditivada em qualquer veículo. O aditivo, ao contrário do que muitos pensam, não proporciona maior potência ao motor e sim, ajuda o motor a trabalhar melhor e evita o desgaste de sua parte interna, mantendo, também, limpos o sistema de carburação ou injeção.
Quanto ao uso da gasolina Podium ela só vai surtir efeito nos veículos com uma taxa de compressão em torno de 12:1. Nas motos de baixa cilindrada o seu efeito é quase nulo.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Dr. Robotnik
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Abr 2009, 01:11
Localização: Porto Feliz

Uso aditivada, mas nem tanto pelos aditivos em si, já que a mistura deles à gasolina é pequena e a diferença pode ou não ser percebida (embora eu tenha a impressão de que melhora o rendimento).

A grande sacada, creio eu, é o fato da gasolina aditivada ter muito menos chance de estar "batizada" com porcarias. E isso vale uns trocados a mais.

Resumindo, pago mais pela garantia da gasolina mais pura, nem tanto pelo aditivo...

[]'s 8)
Dr. Robotnik.
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Santista
Mensagens: 461
Registrado em: 26 Set 2007, 09:44
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Só uso aditivada , mantem o sisteima mais limpo , rendimento é igual a comum , aditivo B12 não se deve usar é igual óleo sintético , cria borra com o passar do tempo entope a peneira e dutos , óleo sintético em motos refrigeradas a ar vira carvão devido o motor aquecer mais em especial na cidade , já tive que consertar vários motores de carros por causa do óleo sintético , o ultimo foi o audi A3 180 CV do meu filho ele só usava óleo sintético , não deu outra entupiu a peneira da bomba de óleo , travou o comando das válvulas de admissão , quebrou a trava da engrenagem da correia dentada , bateu a biela do 1 e 4 cilindro , quebrou eixo da turbina entortou várias válvulas , quando isso aconteceu estava andando em baixa velocidade na cidade , conclusão eu mesmo fazendo o servisso gastou entre peças servisso de usinagem no virabrequim mais ou menos R$ 8.000,00
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
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O segredo é: Abasteça sempre que possível num mesmo posto e de confiança. E exija sempre a nota fiscal. E avise ao gerente que se houver qualquer problema na moto e for comprovado que é por problemas do combustível, você vai comunicar à ANP. Se todos fizerem isso, os proprietários de postos vão pensar duas vezes antes de "batizar" a gasolina.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
rodrigo_tuim
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Registrado em: 10 Nov 2008, 14:52
Localização: São Paulo

Comprei a moto a duas semana, +/-. Quando tirei da revisão já parei no posto e completei com aditivada de um posto BR. A moto ficou blz... pelo menos não lembro de nenhum barulho no motor na primeira semana.

Na segunda semana eu coloquei a V-Power, da Shell.
O posto não é muito confiável. Paguei R$ 2.499/litro.

Agora a moto está com grilos no motor.
Escuto uns tic-tic-tic quando subo um pouco a rotação.
Só não faz em marcha-lenta.

Será que pode ser a gasolina? :roll: :?:
Moto: Mirage 250
Atibaia - São Paulo
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DaltonJJ
Mensagens: 56
Registrado em: 21 Fev 2009, 19:46

isso eu garanto:

se vc roda pouco nao deve usar aditivada, ela cria gosma, isso não é achometro, é experiencia propria mesmo

só uso comum e a cada 6 ~ 10 tank aditivada
Suzuki Burgman 125Suzuki Burgman 125Suzuki Burgman 125
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