Intruder 800: Motor fumando

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Avatar do usuário
Valter Gomes da Silva
Mensagens: 27
Registrado em: 04 Mar 2010, 20:20
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Ola a todos.
Iniciante nas motos custom, estou negociando uma intruder 800 97. Ela ta fumando ligeiramente fumaca branca. O escapamento de um dos cilindros nao ta seco: apresenta aquela mistura bem preta de oleo bem molhado.
Consultei 3 autorizadas e 2 mecanicos que conheço:

2 autorizadas e 1 mecanico dizem que o cilindro esta danificado e querem abrir o motor.

1 autorizada do rudge ramos em sao bernardo e um mecanico dizem que nao, que o problema é de carburaçao (equalizaçao ou algo errado no carburador).

O ronco da bicha da otimo, ta andando bem, mas 1 cilindro falha por causa do problema.

Alguem ja teve algum problema semelhante? Pode acrescentar algo?

Gostei demais da moto e nao quero devolve-la ao antigo proprietário, mas os orçamentos de peças tao dando medo.

Se for só os aneis, retentores de valvulas e juntas, na autorizada sai por R$900,00 só de peças.

Uma autorizada me fez orçamento completo dos dois cilindros e no pior caso custa R$ 8000,00 supondo-se que tenha que trocar ate camisas etc.

Enfim gostaria de sugestoes.
Abraços
Valter Bisteka
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

se um cilindro falha não é só óleo que tá queimando. a parede da camisa (cilindro) pode ter buracos de quase 1mm por toda parte que queima óleo, mas nao perde compressão o suficiente pra falhar. então nao é problema de retentor ou anéis (ou se for, nao é o único problema) deve ser carburação sim, ainda mais se forem dois carburadores, por que se for apenas um nao faz sentido um deles funcionar e outro não.

uma pergunta amigo, ela tá em loja? tá parada na garagem? ou é usada todo dia?
minha moto faz fumaça quando ligo, até esquentar, e é muito normal fazer fumaça quando a gasolina fica velha na cuba do carburador, por que forma uma 'borra' no fundo e ela queima estranho assim. mas isso nao pode durar muito tempo. se voce puder, feche a torneira e deixe a moto ligada até morrer (aí é certeza que queimou toda a gasolina da cuba), abra e espere a cuba ficar plena denovo e ligue. se não fizer mais fumaça era sujeira, borra que tinha na cuba, senão, é óleo mesmo.

no pior dos casos, se for óleo, voce já orçou a pior hipótese, nao existe como a moto queimar óleo sem ser por um problema nessas peças que voce orçou, então peça um desconto de 500 reais, ou mesmo os 900 e se o cara aceitar, manda ver. duvido muito que seja o cilindro, qual é a idade da moto? cilindro só fura se voce deixar anos parado com água dentro dele... e se for, voce retifica ele, nao precisa trocar! eu correria o risco, mas ainda há a possibilidade de realmente estar comprometido
Avatar do usuário
Valter Gomes da Silva
Mensagens: 27
Registrado em: 04 Mar 2010, 20:20
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

A moto estava com um amigo. Ele comprou e andou mais ou menos 2.700km. Como ele viaja muito, nao podia pegar a moto pra dar umas voltas. Ele me disse que aconteceu sim o problema da borra da gasolina no carburador. Disse que ele mesmo deu uma "limpada" na rua mesmo. Ai ele viajou 150km para me trazer a moto. Eu viajei mais uns 50km e mandei fazer uma calibraçao numa cc da praia grande e quando fui buscar a moto, o mecanico da cc disse que precisaria abrir o motor porque um cilindro estava ruim! mostrou o escape melado e a fumaça saindo. Bem depois eu rodei por varios mecanicos como ja mencionei. E como vc viu eles tem opinioes divergentes. Gostei de um mecanico, já muito experiente, chefe da oficina de uma cc aqui em sao bernardo do campo...sabe aqueles já de cabeça branca, que fala com determinaçao, ate teimei com ele e ele disse categoricamente que nao é cilindro e sim que tem algum problema no carburador apos ele ter ligado a moto deus umas aceleradas e finalizou: NAO É CILINDRO...ESSE CARBURADOR TEM ALGUMA COISA. RSSS.
Notei tb um pequeno vazamento por baixo da moto, pinga um pouco qdo chego e deixo a moto na garagem.
O visor de oleo indica que tem oleo, esta bem clarinho.
Enfim, vou deixar a moto para este senhor da cc revisar a carburaçao. O antigo dono ja sabe do problema e quer ajudar tb...disse que talvez ate pega a moto de volta e devolve a grana se for o caso. (ele sim pegou de uma loja).
Bem é o que estou me lembrando agora. obrigado pela resposta e se tiver algo mais a dizer agradeço.
Rafones
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Fev 2010, 15:57

não creio que seja carburador não... a fumaça seria escura se fosse excesso de comb.
No seu caso, como a fumaça é branca e não azulada, olhe se não está passando água pros cilindros
Avatar do usuário
Valter Gomes da Silva
Mensagens: 27
Registrado em: 04 Mar 2010, 20:20
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Como faço para saber se esta passando agua tambem?
vou checar a cor da fumaça, nao tenho certeza pois nao sai tanto.
Rafones
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Fev 2010, 15:57

Valter Gomes da Silva escreveu:Como faço para saber se esta passando agua tambem?
vou checar a cor da fumaça, nao tenho certeza pois nao sai tanto.
O primeiro sintoma é baixar água, verifique o reservatório.
Quanto à cor da fumaça, a fumaça de excesso de combustível é escura, quase preta, e a moto falharia em baixa rotação, quando vc tentasse ganhar velocidade rápido
A fumaça de óleo tende a ser branco-azulada, resultado da queima de óleo, o que não teria absolutamente nada a ver com seu carburador
Se estiver passando água pros cilindros, não necessáriamente vai falhar, mas necessáriamente vai baixar água, e aí geralmente é junta queimada, basta trocar. A não ser que tenha marcado o cabeçote, aí necessita de uma plaina pra corrigir, o que deve ser feito nos dois cabeçotes.
Avatar do usuário
Valter Gomes da Silva
Mensagens: 27
Registrado em: 04 Mar 2010, 20:20
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Ola amigos Afones e Hallmann

Desculpe a demora pra responder é que eu enviei a moto pra cc do Rudge Ramos em Sao Bernardo do Campo aqui em Sao Paulo e vou tentar explicar o que rolando lá.

O chefe da oficina é um Sr de mais idade, daqueles que ainda querem consertar as coisas e não apenas substituir peças. Mas eu gostei muito dele justamente por causa disso. O apelido dele é SABUGO e nome dele eu não sei, rrssssss.

Ele me ligou na sexta e fez questão de que eu fosse até lá pra ver o que ele encontrou de problema no carburador do cilindro da frente (aquele que ta queimando óleo). E como disse anteriormente, ele teimou comigo que nao era no cilindro o problema, só de escutar o ronco da negona.
Desculpem a explicaçao detalhada, talvez voces ja saibam tudo sobre carburadores e eu sou meio fraquinho.

Ele encontrou um chicle quebrado na ponta e esta ponta ficou presa no furo do carburador . Justamente onde entra o combustivel.

O furo tem o tamanho do chicle e este chicle tem um diâmetro de mais ou menos 2,5 mm x 15mm de comprimento e vai ficando cônico na ponta e termina com outra pontinha paralela, muito fina, de mais ou menos 0,3 a 0,5 mm de diâmetro por uns 2 mm de comprimento. (Ele me mostrou uma outra que tava inteira).

E esta ponta cônica quebrou por algum motivo e ficou tampando essa passagem de combustível, e o Sabugo não consegue retirar esta pontinha porque este furo não é paralelo ( o furo faz uns desvios dentro do corpo do carburador).
Ele vai ter que mandar pra uma maquina de eletroerosão para recuperar o furo do corpo do carburador. Como se trata de um trabalho muito delicado, porque vai ser preciso fazer uma ferramenta para a eletroerosa no mesmo formato etc..ele espera que ao tentar fazer isso o operador da maquina não danifique este furo. Caso isto aconteça, não vai ter outro jeito a não ser encontrar outro corpo de carburador o que vai ser extremamente difícil (talvez só importando do Japão).

Na semana que vem segunda-feira ou terça-feira ele me liga pra dizer se consegue enviar pra eletroerosão e dizer quanto fica. Perguntei pra ele se é muito caro e ele disse que não, mas não deu uma idéia do preço ainda.

Ele também explicou que pelo motivo do furo estar tampado, não acontece a injeção de combustivel e assim só queima o óleo que sempre sobe um pouco pra camara de combustão e por isso o escapamento fica melado de óleo e quando acelera sai a fumaça branca, dando a impressão realmente que o cilindro ta bichado.

Bem, de tudo isso o que me deixa mais aliviado é que ele tem quase 100% de certeza que o cilindro ta bom. Por outro lado se não der pra retirar esta ponta quebrada através da eletroerosao, vai ser difícil encontrar um corpo de carburador...

Alguem tem alguma dica de onde encontrar um corpo de carburador da Intruder 800 ano 97?

Vamos ver o que vai dar!! semana que vem eu posto aqui o resultado. Em todo caso ja to procurando um corpo de carburador da negona, se alguem souber onde encontro....

Abraços
Rafones
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Fev 2010, 15:57

Não sou ninguém pra questionar o mecanico, espero realmente que seu problema seja de simples solução e barato. Mas isso que ele te descreveu invariavelmente geraria falta de combustível, a moto ia perder rendimento e vc forçando, fatalmente iria furar um pistão. Como não estou vendo, ao contrário do mecanico, não posse de forma alguma questiona-lo. Espero que seja isso mesmo e que seja barato para consertar ;)
Avatar do usuário
Valter Gomes da Silva
Mensagens: 27
Registrado em: 04 Mar 2010, 20:20
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Valeu RAfones

Voce tem razao!

Isso acontecia mesmo: a moto tava sem rendimento, funcionando só um cilindro e o outro as vezes dava um sinal de vida...e ele ainda tem muita esperança mesmo que o cilindro esteja bom. Me disse que o melhor a fazer é depois de montar tudo de volta, é funcionar muito a moto e ver se limpa mesmo o oleo residual.
Valeu
Avatar do usuário
Valter Gomes da Silva
Mensagens: 27
Registrado em: 04 Mar 2010, 20:20
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

`Tem mais amigo Rafones:

Desde que comprei a moto andei uns 80 km para fazer uma viagem e ja percebi o problema. Depois mais uns 80 pra voltar de viagem.

O antigo dono (meu amigo Boca) tambem andou pouco: apenas 2.500 km em um ano. Porem acho que 2500 km forçando pode mesmo ter afetado o pistao.
Mas como disse to esperançoso, assim como o mecanico.
Mas vamos continuar trocando informaçoes. Abraços
Bisteka
Responder