Ae Kameraden:
Reza a lenda que eixo cardã não quebra, que não precisa de manutenção e blá, blá, blá... mas tenho reparado, recentemente, que não é bem assim.
A uns dois ou três meses atrás ví uma Vulcan 1500 com o eixo cardã quebrado e, hoje, vi uma Virago 535 também com o cardã quebrado. O interessante, é que em ambos os casos a origem do problema foi a mesma: falta de manutenção... não do sistema de cardã em si, mas da balança!
É isso mesmo, buchas de balança desgastadas e/ou rolamento da roda traseira desgastado podem originar problemas no cardã, e a explicação para isso é simpes, pois o cardã das motos é projetado para fazer apenas movimentos verticais, acompanhando o movimento da suspensão traseira. Quando as buchas da balança e/ou o rolamento estão gastos, o conjunto todo passa a ter folgas laterais. O comprimento do cardã somado ao raio e à massa da roda acaba criando um efeito de alavanca enorme, amplificando a força dos movimentos laterais causados pelas folgas citadas, o que acaba detonando o cardá, geralmente no ponto de junção com o eixo secundário do câmbio.
Então é bom que o pessoal que tem motos "cardãzadas" vefifique de vez em quando o estado das buchas da balança e o rolamento traseiro, para não ter surpresas desagradáveis.
Cardã, Correia & Corrente
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Boa dica, Russo. Valeu!!!
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
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Boa dica, Russo! E em muitos casos a troca de uma peça pequena e barata economiza na manutenção de uma peça maior e mais cara. Tomo como exemplo uma simples bucha de amortecedor, que é uma peça de borracha que pode custar uns R$5,00. Se estourar uma bucha dessas, o eixo que fixa o amortecedor ao chassis pode danificar o amortecedor, culminando em sua troca.
O problema no brasil é o custo da manutenção, as pessoas acham que podem comprar determinado produto, mas esquecem que precisam manter.
Isso vale pra carro ou motos principalmente, pois andam quase a vida toda do veiculo e acham que basta trocar peneus (ai reclam que custa caro e colocam um baratinho), pastilhas, (idem), Amortecdor ( ai pegam recondicionado) e por ai a fora.
Depois quando vendem o veiculo nã querem que seja desvalorizado, pois o coitado que comprar depois vai gastar um monte na recuperação, com isso é mais barato comprar um zero.
Isso vale pra carro ou motos principalmente, pois andam quase a vida toda do veiculo e acham que basta trocar peneus (ai reclam que custa caro e colocam um baratinho), pastilhas, (idem), Amortecdor ( ai pegam recondicionado) e por ai a fora.
Depois quando vendem o veiculo nã querem que seja desvalorizado, pois o coitado que comprar depois vai gastar um monte na recuperação, com isso é mais barato comprar um zero.
Valeu pela dica Russo.
Pois como o pessoal da suzuki desvalorizou em quase 50% a Genoveva eu ainda não troquei ela e ta pintando um negócio com uma 535 só quero ver se tenho cascalho suficiente pois não quero aumentar minhas dividas.(parcela da casa + facul de Eng mecanica por isso que tenho a geno)
E como o Cros disse aqui no Brasil é fogo pois nada pior que pneu remold e amortecedor recondicionado, os dois são pura ilusão e um agravante a segurança.
Abraços e bons Kilometros.
Pois como o pessoal da suzuki desvalorizou em quase 50% a Genoveva eu ainda não troquei ela e ta pintando um negócio com uma 535 só quero ver se tenho cascalho suficiente pois não quero aumentar minhas dividas.(parcela da casa + facul de Eng mecanica por isso que tenho a geno)
E como o Cros disse aqui no Brasil é fogo pois nada pior que pneu remold e amortecedor recondicionado, os dois são pura ilusão e um agravante a segurança.
Abraços e bons Kilometros.
Me corrigam se eu estiver enganado, mas outro detale que reduz em muito a vida do cardã e pode ocasionar problemas é reduzir marchas de forma muito brusca..
O correto é baixar a rotação o mais próximo do giro mínimo da marcha para depois reduzir.
Um abraço e belo tópico Russo.
O correto é baixar a rotação o mais próximo do giro mínimo da marcha para depois reduzir.
Um abraço e belo tópico Russo.
Carlos Alexandre - py5cac
www.diamantesdoasfalto.com.br
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Isso também está correto. Motos com cardã requerem um pouco de suavidade na troca de marcas.py5cac escreveu:Me corrigam se eu estiver enganado, mas outro detale que reduz em muito a vida do cardã e pode ocasionar problemas é reduzir marchas de forma muito brusca..
O correto é baixar a rotação o mais próximo do giro mínimo da marcha para depois reduzir.
Um abraço e belo tópico Russo.
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Andei recentemente numa Shadow 750,como não estou acostumado pilotar motos com cardã,tomei um susto com o barulho que ela fez,parecia estar encavalando as engrenagens,isso que,acionei a embreagem até o talo, estava a 70km/h,em 3ªmarcha e no meio de uma subida reduzí pra 40km/h e 2ªmarcha,como habitualmente faço com a Mirage.Russo escreveu:Isso também está correto. Motos com cardã requerem um pouco de suavidade na troca de marcas.py5cac escreveu:Me corrigam se eu estiver enganado, mas outro detale que reduz em muito a vida do cardã e pode ocasionar problemas é reduzir marchas de forma muito brusca..
O correto é baixar a rotação o mais próximo do giro mínimo da marcha para depois reduzir.
Um abraço e belo tópico Russo.
Quem já tem moto com cardâ,pode dizer se esse barulho:" tlack katlak" ,é normal nas reduzidas/trocas de marchas,ou foi falta de experiência mesmo?
Abrç
*Live to Ride,Ride to live,
Carpe Diem !!!
estradeiro,
também estranhei quando peguei minha Virago, foi a primeira pergunta que fiz no clube virago pro pessoal e todos disseram ser normal esse barulho, característico do cardã mesmo, então fiquei despreocupado. Hoje em dia já nem estranho mais, as vezes nem noto.
[]'s
Renato
também estranhei quando peguei minha Virago, foi a primeira pergunta que fiz no clube virago pro pessoal e todos disseram ser normal esse barulho, característico do cardã mesmo, então fiquei despreocupado. Hoje em dia já nem estranho mais, as vezes nem noto.
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Baita tranco... ,pensei até q tinha quebrado alguma coisa,mas se é assim mesmo,melhor me acostumar,pois quando trocar a Mirage vai ser por uma moto com cardã,gostei muito, é muito macia, torque forte,a moto praticamente não pede marcha...RTodorov escreveu:estradeiro,
também estranhei quando peguei minha Virago, foi a primeira pergunta que fiz no clube virago pro pessoal e todos disseram ser normal esse barulho, característico do cardã mesmo, então fiquei despreocupado. Hoje em dia já nem estranho mais, as vezes nem noto.
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