Cardã, Correia & Corrente

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Ae Kameraden:

Reza a lenda que eixo cardã não quebra, que não precisa de manutenção e blá, blá, blá... mas tenho reparado, recentemente, que não é bem assim.
A uns dois ou três meses atrás ví uma Vulcan 1500 com o eixo cardã quebrado e, hoje, vi uma Virago 535 também com o cardã quebrado. O interessante, é que em ambos os casos a origem do problema foi a mesma: falta de manutenção... não do sistema de cardã em si, mas da balança!

É isso mesmo, buchas de balança desgastadas e/ou rolamento da roda traseira desgastado podem originar problemas no cardã, e a explicação para isso é simpes, pois o cardã das motos é projetado para fazer apenas movimentos verticais, acompanhando o movimento da suspensão traseira. Quando as buchas da balança e/ou o rolamento estão gastos, o conjunto todo passa a ter folgas laterais. O comprimento do cardã somado ao raio e à massa da roda acaba criando um efeito de alavanca enorme, amplificando a força dos movimentos laterais causados pelas folgas citadas, o que acaba detonando o cardá, geralmente no ponto de junção com o eixo secundário do câmbio.

Então é bom que o pessoal que tem motos "cardãzadas" vefifique de vez em quando o estado das buchas da balança e o rolamento traseiro, para não ter surpresas desagradáveis.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Boa dica, Russo. Valeu!!!
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Boa dica, Russo! E em muitos casos a troca de uma peça pequena e barata economiza na manutenção de uma peça maior e mais cara. Tomo como exemplo uma simples bucha de amortecedor, que é uma peça de borracha que pode custar uns R$5,00. Se estourar uma bucha dessas, o eixo que fixa o amortecedor ao chassis pode danificar o amortecedor, culminando em sua troca.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

O problema no brasil é o custo da manutenção, as pessoas acham que podem comprar determinado produto, mas esquecem que precisam manter.

Isso vale pra carro ou motos principalmente, pois andam quase a vida toda do veiculo e acham que basta trocar peneus (ai reclam que custa caro e colocam um baratinho), pastilhas, (idem), Amortecdor ( ai pegam recondicionado) e por ai a fora.

Depois quando vendem o veiculo nã querem que seja desvalorizado, pois o coitado que comprar depois vai gastar um monte na recuperação, com isso é mais barato comprar um zero.
Imagem
Martinez
Mensagens: 641
Registrado em: 05 Dez 2009, 15:46
Localização: Curitiba

Valeu pela dica Russo.
Pois como o pessoal da suzuki desvalorizou em quase 50% a Genoveva eu ainda não troquei ela e ta pintando um negócio com uma 535 só quero ver se tenho cascalho suficiente pois não quero aumentar minhas dividas.(parcela da casa + facul de Eng mecanica por isso que tenho a geno) :oops:
E como o Cros disse aqui no Brasil é fogo pois nada pior que pneu remold e amortecedor recondicionado, os dois são pura ilusão e um agravante a segurança.
Abraços e bons Kilometros.
Imagem
py5cac
Colaborador
Mensagens: 897
Registrado em: 25 Ago 2008, 19:36
Localização: Curitiba

Me corrigam se eu estiver enganado, mas outro detale que reduz em muito a vida do cardã e pode ocasionar problemas é reduzir marchas de forma muito brusca..
O correto é baixar a rotação o mais próximo do giro mínimo da marcha para depois reduzir.

Um abraço e belo tópico Russo.
Carlos Alexandre - py5cac
www.diamantesdoasfalto.com.br
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

py5cac escreveu:Me corrigam se eu estiver enganado, mas outro detale que reduz em muito a vida do cardã e pode ocasionar problemas é reduzir marchas de forma muito brusca..
O correto é baixar a rotação o mais próximo do giro mínimo da marcha para depois reduzir.

Um abraço e belo tópico Russo.
Isso também está correto. Motos com cardã requerem um pouco de suavidade na troca de marcas.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
estradeiro rider
Mensagens: 197
Registrado em: 30 Jun 2008, 11:51
Localização: Navegantes
Contato:

Russo escreveu:
py5cac escreveu:Me corrigam se eu estiver enganado, mas outro detale que reduz em muito a vida do cardã e pode ocasionar problemas é reduzir marchas de forma muito brusca..
O correto é baixar a rotação o mais próximo do giro mínimo da marcha para depois reduzir.
Um abraço e belo tópico Russo.
Isso também está correto. Motos com cardã requerem um pouco de suavidade na troca de marcas.
Andei recentemente numa Shadow 750,como não estou acostumado pilotar motos com cardã,tomei um susto com o barulho que ela fez,parecia estar encavalando as engrenagens,isso que,acionei a embreagem até o talo, estava a 70km/h,em 3ªmarcha e no meio de uma subida reduzí pra 40km/h e 2ªmarcha,como habitualmente faço com a Mirage.
Quem já tem moto com cardâ,pode dizer se esse barulho:" tlack katlak" ,é normal nas reduzidas/trocas de marchas,ou foi falta de experiência mesmo?
Abrç
Imagem
*Live to Ride,Ride to live,
Carpe Diem !!!
RTodorov
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Jan 2010, 13:58
Localização: São Paulo
Contato:

estradeiro,

também estranhei quando peguei minha Virago, foi a primeira pergunta que fiz no clube virago pro pessoal e todos disseram ser normal esse barulho, característico do cardã mesmo, então fiquei despreocupado. Hoje em dia já nem estranho mais, as vezes nem noto.

[]'s

Renato
estradeiro rider
Mensagens: 197
Registrado em: 30 Jun 2008, 11:51
Localização: Navegantes
Contato:

RTodorov escreveu:estradeiro,
também estranhei quando peguei minha Virago, foi a primeira pergunta que fiz no clube virago pro pessoal e todos disseram ser normal esse barulho, característico do cardã mesmo, então fiquei despreocupado. Hoje em dia já nem estranho mais, as vezes nem noto.
[]'s Renato
Baita tranco...:shock: ,pensei até q tinha quebrado alguma coisa,mas se é assim mesmo,melhor me acostumar,pois quando trocar a Mirage vai ser por uma moto com cardã,gostei muito, é muito macia, torque forte,a moto praticamente não pede marcha...
Valeu.
Abrç.
Imagem
*Live to Ride,Ride to live,
Carpe Diem !!!
Responder