Cardã, Correia & Corrente

Ferramentas, peças e manutenção de motos

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vera lucia
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Registrado em: 19 Jun 2010, 14:35

Galera, quero comprar a Drag Star 650, mas ouvi comentários a respeito da transmissão por eixo cardã. Qual é a diferença das motos com corrente? Dá muitos problemas? Como pilotar a moto com esse tipo de transmissão? Tenho uma virago 250 e jamais tive problemas com ela, adoro a moto. Me ajudem :roll:
cros
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Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
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vera lucia escreveu:Galera, quero comprar a Drag Star 650, mas ouvi comentários a respeito da transmissão por eixo cardã. Qual é a diferença das motos com corrente? Dá muitos problemas? Como pilotar a moto com esse tipo de transmissão? Tenho uma virago 250 e jamais tive problemas com ela, adoro a moto. Me ajudem :roll:
No meu ponto de vista:

Das 3 formas de transmissão existentes:

:arrow: Corrente (coroa e pinhão)
A mais tradicional e usada, sempre eficiente, usada sem problemas em motos de corrida, só tem o problema mecanico da manutenção (lubrificação e ajuste).
Mais facil de trocar, e na estrada qualquer borracheiro retirada uma roda para conserto.

:arrow: Correia (polias)
Mais recente, não exige ajuste e lubrificação, dizem que a vida util é maior que um Kit (corrente/coroa/pinhã) mais silenciosa, não deve ser dificil para um borracheiro retirar uma roda para consertar um furo.

:arrow: Cardão (eixo)
Também é bem antiga, usada em motos tradicionais, como BMW. Tem pouca manutenção, mas não acredito que qualquer borracheiro de estrada consiga tirar a roda sem causar algum dano futuro. Sem falar que um reparo deve custar muito caro.

Eu particularmente prefiro ainda por corrente ou correia no caso das custom, e por corrente no caso de uma street ou trail (off road), as speeds não me interessam, mas acredito que ara quem gosta de levantar a roda deva ser corrente.

Pela facilidade de manutenção e pelo baixo custo. Numa moto de 250cc, um kit de transmissão fica na faixa dos 200/250 reais, se tivesse correia acho que iria a uns 500 reais.

Existe ainda a elétrica, quem tem motores (1 ou 2) nas rodas.

Assuntos relacionados:

Lubrificação da relação

Trocar corrente por correia dentada

Entendendo a "relação"
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rdsales
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Oi Vera ,
Tudo bem? Eu tenho uma K250 e Tb estou pensando em comprar uma drag star 650, mas só no ano que vem ( estou juntando um dinheirinho), ainda não tive oportunidade de experimentar, dar uma voltinha numa drag, mas dizem que é ótima e com certeza, vc vai se acostumar logo. A virago 535, que tem eixo cardan, me agrada, mas queria pegar uma moto mais antiga que a minha. Já tinha escutado muita coisa à respeito do eixo cardam, mas o Russo esclareceu coisas importantes. Boa sorte com a sua nova moto.
Abraço,

Ricardo
Grande abraço aos amigos motociclistas !
Yan.Metal
Colaborador
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Registrado em: 05 Jul 2008, 03:56
Localização: Juiz de Fora - MG

http://motonline.com.br/default.asp?cod ... ategoria=7

Levando em consideração a grande e suja manutenção. Os altos custos de peças de reposição, qual é a perda ou qual o motivo pelo qual as motos de média cilindrada não optam pelo cardã? Pergunto não só em motos Custom mas em qualquer moto, por exemplo as Nakeds. Muito obrigado! André, 32, Goiania, GO.

R: André, o que ocorre é que para uma motocicleta ser impulsionada por eixo cardã na transmissão ela deve em primeiro lugar ter uma boa reserva de potência. O sistema gera muita perda de energia por causa da mudança de plano de movimento dos eixos. Perde energia ao virar 90 graus no sentido de rotação, quando o eixo vem paralelo à balança e passa pela coroa e pinhão para virar a roda. Também, se o motor não tiver os seus eixos principais como virabrequim e câmbio trabalhando no sentido longitudinal mais uma mudança de plano se faz necessária e assim a perda seria maior ainda.
Outra causa são as forças presentes no chassi da motocicleta, que determinam diferentes estruturas. No caso da corrente de transmissão final essas forças são paralelas às vigas da balança e no caso do eixo cardã elas são de tal natureza que é necessária uma estrutura que suporte forças de torção na saida do eixo do câmbio e na entrada da caixa de engrenagens da roda. Dificult
Foto: Medidas dos pneus - Bitenca
a e encarece bastante a construção. Uma boa alternativa seria o uso de correia dentada, mas parece que as fábricas ainda resistem a esse tipo de transmissão para as motos menores. Pode ser uma questão de tempo, se o interesse das montadoras seja suficiente para que mais fabricantes invistam na técnica e desenvolvam correias compatíveis a esse uso. A Suzuki Savage 650 é um bom exemplo.
Abraços.
Jovi
Administrador
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Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
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Galera,

Assistam esse vídeo:

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Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
gildalfer
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Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
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Esse vídeo é muito esclarecedor. Como eu sou a favor da lei do menor esforço, eu prefiro o cardã. É só trocar o óleo de 20 em 20.000 km e cest fini.
O problema da corrente é que a gente tem que estar sempre verificando, regulando, lavando, lubrificando e trocando periodicamente.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
NestorOliveira
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Boa tarde a todos.

Deixei minha querida para uma revisão essa semana, coisas básicas como troca de óleo do motor com filtro, troca do óleo do cardãn, limpeza do carburador e troca das velas... O mecanico esta me esfolando...

Queria saber quanto em média vocês pagam para esse tipo de manutenção preventiva???

Não vou entrar nos méritos do local da mecanica e nem mecanico... só gostaria de saber se o valor cobrado condiz com uma realidade..

Obrigado a todos.
Nestor Oliveira
Drag Star - "My Black"
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
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Nestor isso depende muito da moto, cilindrada, fabricante, disponibilidade de peças e região.

São muitos fatores para determinar...

Em geral a questão da região pode ser vencida pelas lojas que vendem online, mas a mão de obra costuma te sacanear quando você compra a peça e leva para instalar...

Em autorizadas os preços costumam ser de R$50,00 a R$80,00 por uma hora de trabalho em média. :idea:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
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vinicius9900
Mensagens: 120
Registrado em: 04 Mar 2012, 16:30
Localização: Campo Grande

Ola, minha Virago 535 esta jogando pra direita, em curvas, ou mesmo em linha reta. Mandei pra revisão e segundo o mecanico, o eixo do garfo traseiro não sai de jeito nenhum, diz estar travado e nesse caso ele disse que o jeito de tirar é apenas cerrando ele, isso procede?

Ele disse que um dos fatores de ela jogar pros lados é que pode estar com folga nas buchas da balança, agora minha duvida é sobre o cardã, essa é a folga que pode ser prejudicial ao cardã?

Por via das duvidas eu já pedi todo o kit:
o eixo, agulhas, rolamentos e a bucha. Mas pela minha sorte, veio tudo, menos a bucha. Parece que deu BO na Yamaha e talvez tera que pedir do Japão :/ e la se vão mais 20 dias.

valeu
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

vinicius9900 escreveu:... o eixo do garfo traseiro não sai de jeito nenhum, diz estar travado e nesse caso ele disse que o jeito de tirar é apenas cerrando ele, isso procede?
Isso não procede, tá mais é com cara de "atalho" (preguiça). No caso do eixo travado, ten que esquentá-lo com maçarico, bater com a marreta, jogar WD40 (desingripante), bater de novo, esquentar de novo, jogar WD de novo... repetidamente, até o eixo soltar.
vinicius9900 escreveu: Ele disse que um dos fatores de ela jogar pros lados é que pode estar com folga nas buchas da balança, agora minha duvida é sobre o cardã, essa é a folga que pode ser prejudicial ao cardã?
Isso pode ocorrer sim. Já ví uma Kawasaki Vulcan 1500 que teve o cardã detonado por causa de folga nas buchas da balança. O motivo é simples: o cardã foi projetado para fazer movimentos verticais, acompanhando o sobe e desce da suspensão. Não foi projetado para movimentos laterais causados por buchas gastas, e isso força as engrenagens (coroa e pinhão).
" A smooth sea never made a skilled mariner "
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