HD: Dicas técnicas sobre Óleo de Motor

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

As principais funções dos óleos lubrificantes são : reduzir o atrito entre as peças móveis e com isso reduzir o desgaste entre as peças , permitir partida e bombeamento de maneira mais fácil , proteger contra ferrugem e corrosão , manter limpas as peças do motor , refrigerar as peças do motor e ajudar na economia de combustível.

Existem três tipos básicos de óleos :

* Minerais, que são obtidos a partir do óleo cru (petróleo).
* Sintéticos , que são obtidos através de processos químicos.
* Semi-sintéticos , que são obtidos através da mistura entre a base mineral e a base sintética.



Todos os óleos são compostos por uma base e uma carga de aditivos . A proporção de mistura varia entre os vários tipos e marcas , que podem variar de 5% a 30% de aditivos e de 70% a 95% de óleo base .

Os lubrificantes sintéticos podem ser compostos por duas bases diferentes, uma delas é obtida por transformação química a partir do etileno , chamada de polialfaolefinas e a outra, utilizada pela MOTUL, que é obtida por reações químicas entre ácidos graxos e álcoois vegetais ,chamada de éster.

As vantagens desses óleos que utilizam base sintética éster (MOTUL) é que eles são naturalmente biodegradáveis , possuem maior resistência à oxidação , proporcionam superior aderência aos metais e possuem melhor estabilidade térmica .

Há também muita diferença entre os óleos desenvolvidos para carros e os desenvolvidos para motos, os óleos para carros possuem aditivos que danificam as embreagens das motos e também no caso das Harley-Davidson , danificam o motor , pois por possuírem aditivos antidesgaste fortíssimos que fazem com que os roletes e esferas dos rolamentos escorreguem em vez de girarem , causando um ponto de atrito e conseqüentemente um calo nessas peças.

Todos os óleos para motor são classificados mundialmente independente da origem ou procedência . O órgão é o SAE (society of automotive engineers) que classifica a viscosidade e o API (american petroleum institute) que classifica a qualidade e desempenho.

Essa classificação funciona da seguinte forma:

Em toda embalagem de óleo existe um código referente ao tipo e viscosidade , por exemplo

20W-50 , 15W-50 , etc. esses códigos ainda possuem a classificação API , que pode ser SG, SH , SJ.

Em todos esses casos , os primeiros números e a letra “W” indicam a viscosidade do óleo quando frio (W= winter) e os últimos números indicam a viscosidade quando quente .

Quanto menor for o grau de viscosidade , mais fino é o óleo , e quanto maior for o grau de viscosidade mais grosso ele é.

As vantagens de se utilizar um óleo 15W- 50 por exemplo é que por ele ser 15W , quando o motor ou o clima estiver frio , o óleo irá circular pelo motor com muito mais facilidade e se caso a moto for submetida a condições extremas de utilização , competições ou transito intenso por exemplo , ele possuirá a viscosidade 50 , garantindo pressão de óleo boa e conseqüentemente proteção ao motor.

Em hipótese alguma misture um óleo sintético ou semi-sintético com um mineral , as reações podem causar danos graves .

O mais importante também é trabalhar sempre com um só tipo e marca de óleo , os aditivos de um fabricante de óleo podem reagir com os aditivos de outros fabricantes , o que pode causar uma reação química que vai alterar as propriedades lubrificantes do óleo , podendo fundir o motor .

Outro item importante é sempre seguir o período de troca recomendado no manual do proprietário. A partir de 2004 todas as Harley-Davidson estão com os períodos entre as troca maiores a cada 8.000km , mas isso é para as condições climáticas e combustível muito diferente do nosso. Nosso combustível contamina muito mais o óleo e por isso vale a pena fazer a troca com menos quilometragem, aproximadamente com 4.000 km, independente se o óleo é mineral ou sintético , afinal é muito mais barato trocar óleo do que trocar um motor inteiro!

Para saber qual o melhor tipo de óleo para sua Harley-Davidson , entre em contato com uma de nossas lojas , será um prazer ajudá-lo .

Por Marcelo Peixoto
http://www.harley-davidson.com.br/article/view/21
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Responder