Óleo - câmbio e motor

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Arcanjoleto
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Out 2013, 16:49
Localização: Aguaí

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Pessoal boa noite, tenho uma mirage 250 ano 2011 e estou com um vazamento num dos cantos do radiador, perece ser no parafuso, me disseram pra trocar a guarnição da tampa de válvulas, é isso mesmo? Se for onde encontro na internet?
estradeiro rider
Mensagens: 197
Registrado em: 30 Jun 2008, 11:51
Localização: Navegantes
Contato:

cros escreveu:
estradeiro rider escreveu:segui conforme manual 3,7 litros de óleo , adicionando o Militec1 de 200ml (quantidade p/ até 4 litros de óleo; aprox.60ml p/ cada litro de óleo).
Isso é mais do que vai num chevrolet (montana) :shock: :shock:
Pois é Cros,é bastante óleo pra uma moto!!Apesar de estar ciente de que uma moto de maior cilindrada implica em maior despesa com manutenção etc,penso em considerar,dar uma "esticada" no km da troca( ainda fica a sensação de estar desperdiçando óleo ),claro,com bom senso,verificando nível e viscosidade do mesmo estando ok,acredito q dá p/rodar + uns 1000km sem problemas pois o Motul é um óleo bom,levando em conta que rodo bastante e não forço o motor tbm, ms isso é uma consideração,pessoal, sem nenhuma base técnica.Quanto ao Militec coloquei para tirar teima se notava alguma diferença, percebida como comentei...agora, se ele cumpre tudo o que promete,não tem como saber sem abrir o motor e conferir,o que claro está fora de cogitação,só o tempo dirá.
Imagem
*Live to Ride,Ride to live,
Carpe Diem !!!
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Arcanjoleto escreveu:Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Pessoal boa noite, tenho uma mirage 250 ano 2011 e estou com um vazamento num dos cantos do radiador, perece ser no parafuso, me disseram pra trocar a guarnição da tampa de válvulas, é isso mesmo? Se for onde encontro na internet?
Arcanjo, guarnição da tampa de válvulas fica na parte superior dos cilindros do motor. Não tem nada relacionado com o radiador. Pode até ser necessário trocar, mas por outros motivos. Se'o vazamento é por algum parafuso próximo do radiador, então é ali que precisa inspacionar como estão os retentores/arruelas. Na sessão de Manuais Diversos, você encontrará os manuais de serviço e peças e poderá ver a vista explodida do radiador e conseguir mais detalhes sobre as peças envolvidas.
Imagem
Arcanjoleto
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Out 2013, 16:49
Localização: Aguaí

jirschik escreveu:
Arcanjoleto escreveu:Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Pessoal boa noite, tenho uma mirage 250 ano 2011 e estou com um vazamento num dos cantos do radiador, perece ser no parafuso, me disseram pra trocar a guarnição da tampa de válvulas, é isso mesmo? Se for onde encontro na internet?
Arcanjo, guarnição da tampa de válvulas fica na parte superior dos cilindros do motor. Não tem nada relacionado com o radiador. Pode até ser necessário trocar, mas por outros motivos. Se'o vazamento é por algum parafuso próximo do radiador, então é ali que precisa inspacionar como estão os retentores/arruelas. Na sessão de Manuais Diversos, você encontrará os manuais de serviço e peças e poderá ver a vista explodida do radiador e conseguir mais detalhes sobre as peças envolvidas.
Então, obrigado pelas dicas jirschik, mas falei com meu mecânico e foi ele quem disse que era a guarnição, então fico na espera de onde posso encontrar na internet essa peça e, se possível já em passem também quais retentores/arruelas devo trocar, conforme preço troco tudo de uma vez. Desde já agradeço a ajuda.
jovmar
Mensagens: 35
Registrado em: 20 Mar 2012, 20:28
Localização: Duque de Caxias

Jovi escreveu:Gostei da porca e do pinhão...

Mas é sério, a maledita da porca soltou e a moto parou de engatar... :wink:
Tirando a poeira de um assunto velho, mas só para compartilhar: A porca do meu pinhão também soltou numa viagem nesse fim de semana :shock: . Sorte que quando liguei para o meu mecânico ele deu a dica que era o pinhão solto e corri atrás de resolver por lá mesmo (200km de casa). Dose foi conseguir óleo às 23h da noite do domingo de carnaval. :cry:

Agora a dúvida, como vocês fazem para evitar isso? Apertar de X em X km? É possível colocar uma trava naquela porca?

Abs,
--
Jovane Marques
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

jovimar, nao entendi direito a relacao entre o oleo de motor e a porca do pinhao, mas sobre este ultimo - tem topico exclusivo sobre esse assunto, com mais detalhes - eu tambem tive problemas, mesmo dobrando a arruela dentada sobre a porca. Entao, troquei a porca e arruela originais por uma porca comum e 2 arruelas de pressao, solucionando o problema sem ter que fazer reapertos frequentes.
Imagem
jovmar
Mensagens: 35
Registrado em: 20 Mar 2012, 20:28
Localização: Duque de Caxias

jirschik escreveu:jovimar, nao entendi direito a relacao entre o oleo de motor e a porca do pinhao, mas sobre este ultimo - tem topico exclusivo sobre esse assunto, com mais detalhes - eu tambem tive problemas, mesmo dobrando a arruela dentada sobre a porca. Entao, troquei a porca e arruela originais por uma porca comum e 2 arruelas de pressao, solucionando o problema sem ter que fazer reapertos frequentes.
Perdão jirschik, só prossegui o assunto no tópico onde o achei, só respondi.

Obrigado pela dica.
--
Jovane Marques
ernesto walter
Mensagens: 142
Registrado em: 04 Abr 2010, 19:52
Localização: Guarulhos

Hoje eu troquei o óleo e gostaria de compartilhar uma observação.Eu sempre coloquei 1,5 litro sem a troca de filtro,e como verifico o nivel semanalmente,percebia que na primeira semana abaixava um pouco e depois estabilizava.
Quem ja teve uma kansas sabe que os manuais induzem ao erro,ao ponto de na kansas muitos motociclistas perdem o motor com uma km muito baixa,travando ou danificando o cambio.Vejam neste fórum: http://dafra.forumais.com/t2487-medicao ... kansas-150.
Resolvi seguir o procedimento indicado no manual (pag 25) para verificar o nivel após a troca,e para minha surpresa o nivel com 1,5 litro de óleo fica entre as marcas MAX e MIN do visor(exatamente o nivel que eu percebia depois de uma semana da troca).
Acrescentei 100 ml e repeti a operação e ainda não chegou ao nível MAX.
Para chegar ao nÍvel MAX precisei acrescentar mais 100 ml,totalizando 1,7 litro para chegar ao nível MAX,que é o que eu considero ideal,pois no caso de alguma perca por vazamento ainda terá uma boa quantidade antes de chegar ao nivel MIN,sem contar que mais óleo refrigera melhor o motor.
Esta característica de alguns fabricantes par iludir o consumidor a respeito do nivel de óleo pode ser constatada aqui: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.b ... tes-e.html
Abraços
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
Franero
Mensagens: 124
Registrado em: 31 Jul 2014, 17:34
Localização: Brasília

Boa tarde a todos.

Não sei se isso já foi respondido aqui, mas como aqui nesse forum temos muitos usuários boníssimos vai as perguntas.

Alguém já usou ou usa um aditivo para óleo lubrificante chamado Militec? ou ainda Bardahl B12 Plus para moto?

Sei que são aditivos diferenciados com funções diferentes, mas pelo que entendi ambus aumentam a vida útil do motor.

Será que usando a combinação dos dois ao mesmo tempo seria ainda melhor?

Abraços
CostaSR
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2013, 21:30
Localização: São Paulo
Contato:

Franero escreveu:Boa tarde a todos.

Não sei se isso já foi respondido aqui, mas como aqui nesse forum temos muitos usuários boníssimos vai as perguntas.

Alguém já usou ou usa um aditivo para óleo lubrificante chamado Militec? ou ainda Bardahl B12 Plus para moto?

Sei que são aditivos diferenciados com funções diferentes, mas pelo que entendi ambus aumentam a vida útil do motor.

Será que usando a combinação dos dois ao mesmo tempo seria ainda melhor?

Abraços
Saudações, Franero.

Bom, eu penso o seguinte: se uma equipe de engenheiros (no meu caso, japoneses :wink: ), que estudou durante anos, projetou minha moto e não recomendou nenhum aditivo pro óleo, por que cargas d'agua eu iria usar? Meu motor não é laboratório, então eu é que não vou pagar pra ver.

Apenas sigo religiosamente as especificações e os intervalos de troca, seja de quilometragem ou de tempo, e nunca tive problemas por conta disso.

Grande abraço.
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"
Responder