Óleo - câmbio e motor

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maktub
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Ola pessoal, fiz a 1ª troca de oleo em casa...mas vendo esse forum, sei não se fiz bobagem...minha dúvida é sobre o parafuso que sai o oleo ,fiquei com receio com aquele que tem mais 3 parafusos em volta pois tava dificil de tirar ,não tirei por receio de espanar,acabei tirando um que fica mais para tras que foi facil,saiu oleo de boa e fiz a troca ,só que junto com o parafuso veio uma mola e um pino junto, coloquei de volta mas fiquei com duvida sobre isso. Fiz a troca de maneira errada?


JANNIS, MIRAGE 250
jirschik
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Maktub, o bujão para a troca de óleo é aquele que fica no centro da chapa com 3 parafusos em torno dele. Naquele bujão você encontrará o imã que segura a limalha de aço mais fina que não é filtrada pelo filtro de óleo. O parafuso que você soltou é para um ajuste do câmbio. Se você montou na mesma ordem, não deverá ter problemas. Mas nas próximas vezes, faça a troca de óleo pelo outro bujão.

Na área de downloads aqui do MotosCustom, você encontrará o manual de serviço da Mirage e poderá ver de forma detalhada esse e outros tantos procedimentos de manutenção.

Não pare por aí, ok? É sempre muito bom conhecer em detalhes a moto, para poder fazer reparos de emergência que forem necessários e para se defender de algum "mexânico" que quiser te enrolar falando sobre a "repimboca da parafuseta"...

Abraço!
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cros
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Normalmente se tira o parafuso central (bujão) para a troca do oleo, mas tem vez que ele está muito apertado então pode-se retirar os outros 3 parafusos e sai tudo junto, e uma cachoeira de oleo.

Já, quando se abre a tampa do filtro de óleo, esses 3 parafusos tendem a espanar, por isso tem que ser na manha e com chave correta.

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Uma coisa que ninguém faz quando troca o oleo é abrir as mangueiras do radiador, pois ali ficam uma boa quantidade de oleo sujo.

http://cros19.blogspot.com.br/2008/07/t ... e-250.html
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maktub
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jirschik

Valeu...pela explicação, vou continuar mexendo sempre que possível agora que sei o parafuso correto, vou comprar uma boa chave para não correr o risco de espanar o parafuso.
jirschik
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Blz Maktub! Nesse caso, uma chave estrela 16~17 é uma boa pedida. As chaves de boca são boas, o esforço é feito em apenas 2 faces (praticamente) do parafuso. A chave estrela fixa melhor e o ressalto na ponta da chave lhe dará um espaço extra para a mão caber entre a chave e o motor. Com isso ela fica bem ajustada no parafuso. No caso da chave de boca ela poderia não ficar tão bem ajustada.

O Cros comentou um item muito importante que quero destacar: Os parafusos que fixam a tampa do reservatório do filtro de óleo. Aquelas porcas calota devem ser fixadas com cuidado. Uma vez um mecânico colocou essa porca de forma errada e o parafuso prisioneiro onde ela é fixada, teve a rosca danificada. Com isso começou a vazar óleo. Deu um certo trabalho para corrigir esse problema. Terminei por precisar trocar as porcas por outras, de melhor qualidade, compradas em casa de parafusos.

Boa Sorte!
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maktub
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jirschik. Então vou pegar um jogo de chave tipo estrela..e o que o Cros disse é verdade as porcas não são de qualidade espana fácil, não só os do filtro de oleo, mas os das laterais onde vão o suporte do alforje etc. Tem que ter cuidado se não espana tudo :shock:


Valeu: abraço

JANNIS Mirage 250
jirschik
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Então vou "ampliar" a questão: Já troquei vários parafusos e porcas da Mirage por outros que comprei em lojas de parafusos. Coloquei novas porcas calota de aço inox para prender a tampa do compartimento do filtro de óleo. Troquei todos os parafusos que fixam as proteções do escapamento. Com a criação de um novo suporte para o bagageiro, também precisei trocar os parafusos que fixam o paralamas traseiro, suporte de alforge, etc.

Não tem mistério. É levar o parafuso ou porca antigo na loja de parafusos e até o modelo pode ser trocado. Pode trocar parafusos philips por allen, etc. :wink:
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cros
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jirschik escreveu: Não tem mistério. É levar o parafuso ou porca antigo na loja de parafusos e até o modelo pode ser trocado. Pode trocar parafusos philips por allen, etc. :wink:
Como já comentei em outro local, troquei o que pude trocar por allen preto ou inox.

Os prisioneiros do compartimento do filtro de oleo usei allen longos, ficou 100%.
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Jose Carlos Cavalcante
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Como conseguir os balancins da minha savage 650 2001, sem ter que pagar o absurdo das concessionárias?
Zé Caveira
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robertorichieri
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ow pessoal, alguem sabe onde comprar o oleo ipiranga MOTO GP SINTÉTICO 10W40 - SM


ATT
Roberto
"DEUS CRIOU OS LOUCOS PARA CONFUNDIR OS SÁBIOS"
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