Vlw jbrigagao...
Rodo 85% tbm em estrada...
Vou esperar + um poco pra trocar então...
Óleo - câmbio e motor
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Pessoal sou projetista mecânico e trabalho em uma empresa de engenharia, e a algum tempo atraz conversando com meu amigo que é engenheiro de maquinas falei com ele que meu colega trocava o oleo dele a cada 1000km (ybr) e ele me falou que ele simplesmente ta jogando dinheiro fora, pois no manual fala que é a cada 3.000km e nisso ja está embutido uma margem de segurança de 30% ou seja, ja estão falando 3.000 pq sabem que tem gente que poderia rodar mais. Ou seja o oleo na moto poderia rodar até 30% mais do que os 3.000 o que daria quase 4 mil. Porem muitas pessoas querem vender oleo e ficam falando essas bobeiras ai que as pessoas acreditam e acabam acatando. O unico ponto que foi resaltado era que sempre devemos observar o nivel de oleo pois é normal com o calor excessivo o oleo afinar e vencer a folga dos aneis entrando na camara de combustão e queimando. Algumas motos abaixam o oleo mais rapido que outras a minha GS500 assim como a de todos desde zero abaixa entre 100 a 200 ml a cada 1000km pois ela não tem refrigeração alguma. Só ar. Então galera, vamos parar de ficar discutindo com quem projetou a moto e conhece ela melhor que a gente, se é pra trocar com x km vamos trocar com x km.
Thiago Willys
Belo Horizonte MG
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Não sei o manual da Mirage, mas eu troco em média entre 3.000 e 3.500 km.Vegasus escreveu:pois no manual fala que é a cada 3.000km e nisso ja está embutido uma margem de segurança de 30% ou seja,
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
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Trocando o oleo e o filtro de oleo
Precisamos de:
1- 2 Chave cachimbo (de preferencia)
2- Oleo (ao gosto do fregues)
3- Filtro de oleo
4- Jornal, panos ou estopa.
5- Fuinil ou uma ponta de garrafa plastica
Os pontos onde devemos atuar são:
Tampão ou parafuso de saida de oleo em baixo do motor
Tampão de entrada de oleo
Compartimento do filtro de oleo (chave cachimbo L 10mm)
Abrindo o Tampão de saida de oleo
Forre o chão com jornal, coloque uma vasilha em baixo e solte o parafuso de baixo do motor, deixe escorrer todo o oleo, normalmente sai menos de 1,5l
Abra o compartimento do filtro de oleo
Quando retirar a tampa, se a moto estiver no cavalete, vai escorrer oleo pelo lado, coloque um pano ou estopa em baixo, não vai perder ou danificar o anel de borracha que fica nesta tampa.
Limpe esta area, depois de sair todo o oleo do motor, eu costumo ligar o motor por 1 minuto, quando se faz isso mais oleo sai pelo compartimento do filtro de oleo.
Quando colocar o oleo, vai precisar de um funil, usei um bico de garrafa de refrigerente pequena, o Motul tem um bico que sai pra fora (essa embalagem é toda bodosa, mais um motivo pra ser mais cara) e ajuda na reposição do oleo.
Filtro de oleo
Do lado esquerdo o filtro usado, do meio o novo, e da direita um filtro de Virago.
Oleo
Esses foram os oleos que usei até agora, Mobil, Motul fiz 2 trocas em 7 mil km.
Esse é o oleo que estou usando agora aos 21.900 km.
Precisamos de:
1- 2 Chave cachimbo (de preferencia)
2- Oleo (ao gosto do fregues)
3- Filtro de oleo
4- Jornal, panos ou estopa.
5- Fuinil ou uma ponta de garrafa plastica
Os pontos onde devemos atuar são:
Tampão ou parafuso de saida de oleo em baixo do motor
Tampão de entrada de oleo
Compartimento do filtro de oleo (chave cachimbo L 10mm)
Abrindo o Tampão de saida de oleo
Forre o chão com jornal, coloque uma vasilha em baixo e solte o parafuso de baixo do motor, deixe escorrer todo o oleo, normalmente sai menos de 1,5l
Abra o compartimento do filtro de oleo
Quando retirar a tampa, se a moto estiver no cavalete, vai escorrer oleo pelo lado, coloque um pano ou estopa em baixo, não vai perder ou danificar o anel de borracha que fica nesta tampa.
Limpe esta area, depois de sair todo o oleo do motor, eu costumo ligar o motor por 1 minuto, quando se faz isso mais oleo sai pelo compartimento do filtro de oleo.
Quando colocar o oleo, vai precisar de um funil, usei um bico de garrafa de refrigerente pequena, o Motul tem um bico que sai pra fora (essa embalagem é toda bodosa, mais um motivo pra ser mais cara) e ajuda na reposição do oleo.
Filtro de oleo
Do lado esquerdo o filtro usado, do meio o novo, e da direita um filtro de Virago.
Oleo
Esses foram os oleos que usei até agora, Mobil, Motul fiz 2 trocas em 7 mil km.
Esse é o oleo que estou usando agora aos 21.900 km.
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Cros,
Ficou muito bom!!!!
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Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
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Vou saber amanha quando sair com ela...
Yamaha não fabrica óleo assim como ACDELCO (GM) e MOTORCRAFT (FORD). Sempre que pegar um tubo de óleo olhe atrás que informa o FABRICANTE, para os três tipos citados acima aparece o seguinte: PRODUZIDO POR CHEVRON do BRASIL, ou seja TEXACO. Deve ser o memso HAVOLINE 4T, dos óleos minerais observei que é o melhor pois tem a caracteristica API SL (que é classificado do pior para o melhor da seguinte forma, SE, SF, SG, SH, SJ SL). O lubrax GP é SG uma boa pedida. Observe que óleo de CARRO não é o mesmo de MOTO, pois o óleo de MOTO lubrifica motor e engrenagens e o de carro somente o motor, pois as engrenagens de carro são separadas do motor.
Na minha opinião :
1º TEXACO - HAVOLINE 4T
2º LUBRAX - GP 4T
Essa lista dos minerais, gostaria de saber se vocês conescem algum tipo de óleo sintético ou semi-sintético para motos. Com certeza devem ser melhores.
Na minha opinião :
1º TEXACO - HAVOLINE 4T
2º LUBRAX - GP 4T
Essa lista dos minerais, gostaria de saber se vocês conescem algum tipo de óleo sintético ou semi-sintético para motos. Com certeza devem ser melhores.
Shineray XY 250-4
Ainda estou atrás do oleo perfeito..
Já usei o Mobil, Motul e agora Yamalube
Já usei o Mobil, Motul e agora Yamalube
e como tu sabe se ele é mais ou menos eficiente que o outro??
Só pela cor quando tu troca?
Ou dá uma esperimentadinha???
Só pela cor quando tu troca?
Ou dá uma esperimentadinha???