Freio: Colocar disco na trazeira

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

O processo deve ser igual ao da roda dianteiro, (feito na fabrica) é fixo, o disco é aparafusado direto na roda.
Mas para fazer a "gambiarra" foi criado o tal flange que deveria ser aparafusado na roda, ou nos mesmos parafusos da coroa ou em furos novos no cubo.
Imagem
ernesto walter
Mensagens: 142
Registrado em: 04 Abr 2010, 19:52
Localização: Guarulhos

Mas nas fotos da flange se vê claramente somente os 5 furos para fixar o disco. E a coroa é encaixada nos coxins.
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

ernesto walter escreveu:Mas nas fotos da flange se vê claramente somente os 5 furos para fixar o disco. E a coroa é encaixada nos coxins.
Sim eu notei, talvez ele tenha usado aquelas aletas separadoras para travar o flange, ou não tenha mostrado to ele instalado..., ou como no cubo com patins, ele fique preso na balança... só pegando uma moto com freio a disco na traseira pra analisar melhor!

Se esse tópico tivesse surgindo antes de vender a Tenere eu podia ter analisado a a minha ex
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

No sist original a roda ja tem o local p parafusar o disco. Talvez o cara pegou uma outra roda e parafusou a flange nela guardando a roda original para no caso de reverter ao original no futuro
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
ernesto walter
Mensagens: 142
Registrado em: 04 Abr 2010, 19:52
Localização: Guarulhos

cros escreveu:
ernesto walter escreveu:Mas nas fotos da flange se vê claramente somente os 5 furos para fixar o disco. E a coroa é encaixada nos coxins.
Sim eu notei, talvez ele tenha usado aquelas aletas separadoras para travar o flange, ou não tenha mostrado to ele instalado..., ou como no cubo com patins, ele fique preso na balança... só pegando uma moto com freio a disco na traseira pra analisar melhor!

Se esse tópico tivesse surgindo antes de vender a Tenere eu podia ter analisado a a minha ex
Aletas separadoras eu não conheço.
Como no cubo com patins não é possível.
O espelho dos patins fica parado preso na balança.
O sistema de disco gira junto com a roda.A pinça fica presa na balança.
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
ernesto walter
Mensagens: 142
Registrado em: 04 Abr 2010, 19:52
Localização: Guarulhos

Uma forma de fixar a flange ao cubo é fazer 4 ou 5 furos equidistantes no lado externo do cubo da roda,na direção da pista onde pega a lona de freio e furar a flange na parte que encaixa na pista.
E parafusar a flange na roda.
Será que consegui expressar minha idéia?
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

ernesto walter escreveu:Uma forma de fixar a flange ao cubo é fazer 4 ou 5 furos equidistantes no lado externo do cubo da roda,na direção da pista onde pega a lona de freio e furar a flange na parte que encaixa na pista.
E parafusar a flange na roda.
Será que consegui expressar minha idéia?
É exatamente isso que imagino que o cara pode ter feito usando uma segunda roda e guardando a original intacta para uma reversão futura.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
ernesto walter
Mensagens: 142
Registrado em: 04 Abr 2010, 19:52
Localização: Guarulhos

BetoCB escreveu:
ernesto walter escreveu:Uma forma de fixar a flange ao cubo é fazer 4 ou 5 furos equidistantes no lado externo do cubo da roda,na direção da pista onde pega a lona de freio e furar a flange na parte que encaixa na pista.
E parafusar a flange na roda.
Será que consegui expressar minha idéia?
É exatamente isso que imagino que o cara pode ter feito usando uma segunda roda e guardando a original intacta para uma reversão futura.
Apesar que,numa eventual reversão, os furos não iriam prejudicar o funcionamento do freio.
Talvez até ajudassem para escoar água de lavagem ou chuvá.
O disco do freio dianteiro tem vários furos.
E se não quiser os furos aparecendo pode tampa los com parafusos Allen de aço inox.
Eu preciso desmontar a roda para ver por dentro como é(apesar de já ter trocado os rolamentos, eu não né lembro como é).
Farei isso no começo de janeiro.
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Tai a foto de como ficou mas acho que os parafusos estão muito na beirada, eu colocaria mais para dentro

Imagem
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

BetoCB escreveu:Tai a foto de como ficou mas acho que os parafusos estão muito na beirada, eu colocaria mais para dentro

Imagem
sim, exatamente, ainda mais com uma flange grossa como mostrada no inicio.....
mas os furos na borda deve ser pra não afetar a pista (onde as lonas fazem contato)

era esse o nome q eu precisava, pista, saber se troca somente as pistas da roda original?
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder