Trocar a corrente por correia dentada

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
oseas
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Ago 2009, 21:33
Localização: Presidente Epitácio
Contato:

16 Ago 2009, 21:51

OLÁ AMIGOS!
QUERO TROCAR A CORRENTE POR CORREIA SERÁ QUE É POSSIVEL? E O CUSTO?
SE ALGUÉM SOUBER ME INFORMAR OBRIGADO.

Assuntos semelhantes:

Mirage 650: Trocar Correia por corrente
Mirage 250: Trocar corrente por correia
É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO SE NÃO OUVESSEM UM AMANHÃ
Edson Oliveira
Mensagens: 1012
Registrado em: 05 Dez 2008, 09:26
Localização: São Paulo

16 Ago 2009, 23:29

Oseas,
Sua pergunta é, realmente, muito interessante. Não tenho como opinar de forma técnica, me falta conhecimento. Mas, acredito que nada é impossível. Por outro lado, o custo deve ser exorbitante devido a quantidade de adaptações necessárias.

Bom, vamos ver se aparece alguma boa alma para nos explicar melhor sobre o assunto. Prometo que também tentarei descobrir algo por aí e depois lhe aviso, ok!

Até mais.
Imagem
Avatar do usuário
motoneta
Mensagens: 34
Registrado em: 03 Jan 2009, 17:03
Localização: Guarujá
Contato:

17 Ago 2009, 09:09

Bom a alguns anos atras consegui fazer esta troca de corrente por correia em uma CBX Aero 150. Na epoca tive que mandar fundir dois discos de aluminio para fazer a vez do pião e coroa esses discos tenhem que ser finos no centro(espesura da relação original) e largos o suficiente nas estremidades para usinar a cede da correia dentada em V .Infelizmente a CBX ñ tem espaço soficiente para colocar um correia semelhante a HARLEY então tive que usar uma correia tibo B de maquinas endustriais.
Da trabalho + e posivel. :)
Russo
Mensagens: 1191
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba
Contato:

17 Ago 2009, 09:44

Ae Kamerad:

Eu tenho prono o projeto para trocar a corrente da minha CB400CR por correia dentada.

Já tenh todos os c[alculos feitos: diametro e largura da polia condutora (pinhão), diametro e largura da polia conduzida (coroa), número de dentes de ambas, passo dos dentes, largura da correia, profundidade dos dentes, resistência à tração (torque máximo), etc.

O problema é o custo de execução do projeto, que passará dos R$ 1.000,00.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Tomanik
Mensagens: 188
Registrado em: 05 Jan 2009, 15:47
Localização: Betim
Contato:

17 Ago 2009, 10:12

Procure pelo Anderson Gontijo, nos tópicos da Garinni.
Ele faz essa adaptação na GR250, deve conseguir fazer para a FYM...
Marcelo Tomanik
Perito Criminal - Polícia Civil de Minas Gerais
jprigueiras
Mensagens: 57
Registrado em: 28 Out 2008, 07:23
Localização: Florianópolis
Contato:

17 Ago 2009, 11:12

Só por curiosidade: Quais as vantagens da troca por correia?

Abçs,

Juan Pablo
"Não tenha medo de ir devagar; só tenha medo de ficar parado."
Tomanik
Mensagens: 188
Registrado em: 05 Jan 2009, 15:47
Localização: Betim
Contato:

17 Ago 2009, 12:33

A correia é mais silenciosa, requer bem menos manutenção, dura mais e desperdiça menos potência.
Marcelo Tomanik
Perito Criminal - Polícia Civil de Minas Gerais
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1625
Registrado em: 05 Jan 2008, 15:16
Localização: São Paulo

17 Ago 2009, 12:58

Tomanik escreveu:A correia é mais silenciosa, requer bem menos manutenção, dura mais e desperdiça menos potência.
A correia é mais silenciosa e requer menos manutenção e a durabilidade é 5 vezes maior, mas quanto ao aproveitamento de potência, a corrente é o sistema mais eficiente, seguido pela correia e por ultimo o cardã. Este é um dos motivos para as motos de pequena cilindrada não utilizarem correia, alem do custo.

Corrente até 10% de perda mecânica
Correia 15% aproximadamente
Cardã de 15 a 25% dependendo do sistema.
Imagem
Tomanik
Mensagens: 188
Registrado em: 05 Jan 2009, 15:47
Localização: Betim
Contato:

17 Ago 2009, 18:25

jbrigagao escreveu:
Tomanik escreveu:A correia é mais silenciosa, requer bem menos manutenção, dura mais e desperdiça menos potência.
A correia é mais silenciosa e requer menos manutenção e a durabilidade é 5 vezes maior, mas quanto ao aproveitamento de potência, a corrente é o sistema mais eficiente, seguido pela correia e por ultimo o cardã. Este é um dos motivos para as motos de pequena cilindrada não utilizarem correia, alem do custo.

Corrente até 10% de perda mecânica
Correia 15% aproximadamente
Cardã de 15 a 25% dependendo do sistema.
Obrigado pela correção !
Marcelo Tomanik
Perito Criminal - Polícia Civil de Minas Gerais
Jovi
Administrador
Mensagens: 7064
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

17 Ago 2009, 21:18

Apenas para linkar existe também o tópico:

viewtopic.php?t=314

Vamos manter os dois...

Abraços, :wink: :idea:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Responder