Instalações elétricas em geral

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Patricia Silva
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Mai 2014, 14:20
Localização: Hortolândia

Olá, sou nova aqui mas esse post me ajudou bastante, a buzina da minha mig parou de funcionar hoje, então comprei a buzina da twister, qdo coloquei a buzina tbm não funcionou, acredito que o problema não seja a buzina, vcs já passaram por isso? Agradeço antecipadamente as respostas.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Patricia Silva escreveu:Olá, sou nova aqui mas esse post me ajudou bastante, a buzina da minha mig parou de funcionar hoje, então comprei a buzina da twister, qdo coloquei a buzina tbm não funcionou, acredito que o problema não seja a buzina, vcs já passaram por isso? Agradeço antecipadamente as respostas.
Ahhh que moto é essa mig?

Normalmente as buzinas de moto são do tipo:
Imagem

e na maioria das vezes é uma só, não precisam de relé, basta alimentar, teste a buzina fazendo uma conexão com uma bateria de 12 volts (pode ser de alarme residencial, ou puxe 1 fio da bateria [+ positivo] e o outro contato pode ser um parafuso no quadro) e veja se toca.

Mas vamos supor que tua buzina fosse assim:

Imagem
Nesse caso é uma buzina automotiva e usa relé.
Imagem
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Patricia Silva escreveu:Olá, sou nova aqui mas esse post me ajudou bastante, a buzina da minha mig parou de funcionar hoje, então comprei a buzina da twister, qdo coloquei a buzina tbm não funcionou, acredito que o problema não seja a buzina, vcs já passaram por isso? Agradeço antecipadamente as respostas.
Patricia pode ser fusível queimado, pode ser que o fio esteja partido em algum lugar e pode ser tambem defeito no botão de acionamento.
Usando a descrição que o Cros fez acima pegue a buzina da sua moto e teste em um carro, se ela funcionar pode ser um dos defeitos que citei acima.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Franero
Mensagens: 124
Registrado em: 31 Jul 2014, 17:34
Localização: Brasília

Boa tarde pessoal.

Já que o assunto é rele.

Alguém aqui teria o esquema elétrico de adaptação de um rele para apagar o farol automaticamente quando se da partida na moto?

Este parece ser um bom recurso para aliviar a carga na bateria no momento da partida.

Abraços
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

viewtopic.php?f=40&t=565&start=500

Imagem

cros:" pra evitar vai pra lá, volta pra cá"
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Achei numa lista de coisas do ML, o cara recondiciona Bobina estatora...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -250cc-_JM
Imagem
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Pessoal,

Minha buzina está apresentando um comportamento estranho.

lavei a moto no último sabado,ok.

Domingo andei normal, segunda, normal.

Na terça, no inicio do trajeto para o trabalho, funcionando normal, já chegando no trabalho ela emudeceu completamente, as vezes segurando o botão uns 5 segundos ela dava um sinal de vida enfraquecia e parava.

Ok, deixei na garagem, trabalhei,na hora da volta mesma coisa. Buzina normal, já chegando em casa, a mesma já estava muda de novo (!!!).

A impressão que eu tenho, é que a buzina está carregada com a moto no inicio do trajeto e "descarregou" depois de andar um certo tempo.

A bateria da minha moto está ok, os farois e setas estão funcionando normalmente bem como a luz do neutro.

Eu joguei WD no interruptor da buzina, sem abrir o punho (não da para fazer isso na garagem do prédio a noite), mas não adiantei.

Alguém com experiência em elétrica pode opinar? Porque meu receio é não ser só a buzina queimando.

Obrigado.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

RenanSP escreveu:Pessoal,

Minha buzina está apresentando um comportamento estranho.

lavei a moto no último sabado,ok.

A impressão que eu tenho, é que a buzina está carregada com a moto no inicio do trajeto e "descarregou" depois de andar um certo tempo.
Alguém com experiência em elétrica pode opinar? Porque meu receio é não ser só a buzina queimando.

Obrigado.
A buzina é uma membrana que ao receber corrente vibra, agua não é uma boa coisa pras buzinas, apesar delas terem um pouco de proteção, mas mesmo assim podem ficar desse jeito. Podes dar umas batidas nela pra ver se a membrana desgruda ou trocar. As vezes dá pra ajustar ou reajustar num parafuso que tem atrás dela.

A da Virago estava bem fraquinha, achei numa oficina uma usada que devem ter trocado e comprei pra Virago e está funcionando bem melhor que a outra, mas continua aquele sonzinho de beep beep de motinha.
Imagem
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

cros escreveu:
RenanSP escreveu:Pessoal,

Minha buzina está apresentando um comportamento estranho.

lavei a moto no último sabado,ok.

A impressão que eu tenho, é que a buzina está carregada com a moto no inicio do trajeto e "descarregou" depois de andar um certo tempo.
Alguém com experiência em elétrica pode opinar? Porque meu receio é não ser só a buzina queimando.

Obrigado.
A buzina é uma membrana que ao receber corrente vibra, agua não é uma boa coisa pras buzinas, apesar delas terem um pouco de proteção, mas mesmo assim podem ficar desse jeito. Podes dar umas batidas nela pra ver se a membrana desgruda ou trocar. As vezes dá pra ajustar ou reajustar num parafuso que tem atrás dela.

A da Virago estava bem fraquinha, achei numa oficina uma usada que devem ter trocado e comprei pra Virago e está funcionando bem melhor que a outra, mas continua aquele sonzinho de beep beep de motinha.
A minha é uma buzina dupla, não sei especificar o tipo, ms diz lá que foi feita na itália, o barulho dela normalmente parece buzina de carro. Agora com esse problema ta um beep beep rouco tb.

Hoje foi o mesmo problema, saindo para trabalhar = buzina forte. Chegando no trabalho = sem buzina. Dei umas batidas nela montada no suporte mesmo que nem tu falou para ver se melhorava e nada.

Não sei se é o caso, mas antes de condenar a buzina (porque ela é antiga mas boa), vou comprar um multimetro digital para ver se esta chegando a corrente e ainda tentar desmontar o comando e limpar para ver se não é algum tipo de mal contato.

Eu ando com escapamento aberto na cidade, mas não é tão barulhento, no trânsito de SP em que todo mundo olha para o celular ao invés de olhar para frente ou para o retrovisor, uma boa buzina é imprescindível.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Renan conecta dois fios na bateria do carro e encosta eles nos terminais da buzina da moto e testa se elas funcionam, antes desconecta das buzinas os fios que vem da moto. Se funcionarem pode ser o relê pois geralmente quando instalam buzinas de carro em moto é colocado relê.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Responder