Remoção de Plasticos Grudados no Escape Cromado

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
tasmotos
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Jun 2009, 16:42
Localização: Sorocaba
Contato:

Amigos,

Apresenteção:

Trabalho com contabilidade. Dirijo uma Ong de Sindrome de Down. Sou conselheiro de Hospital de Cancer Infantil. Faço uma atividade secundária há mais de 7 anos que é lavar motos de forma artesanal e personalizada para clientes e amigos que buscam um diferencial na conservação de sua Moto. Assim adquiri muita experiência em lavagem conservação e manutenção de motos que gosto de compartilhar com todos os amigos motociclistas.
A partir de agora pretendo postar aqui diversas matérias ligadas a Conservação de motocicletas, espero que elas sejam uteis a todos irmão motociclistas.

Primeira Matéria:

Remoção de Plasticos e Outros Materiais Grudados no Escape Cromado

É um problema muito comum, mas que tira o sono de muitos motociclistas em especial o pessoal das custons, e todos que tem escapamento cromado.
Por causa do plástico derreter e enrijecer o mesmo se funde com o cromo, dessa forma produtos químicos líquidos em geral não resolvem, a maiorias dos motociclistas já tentaram de tudo, álcool, gasolina, thiner, querosene, desengraxante, removedor, solvente de plástico, etc.
Outra tentativa muito comum é ligar a moto e aquecer o escapamento para tentar amolecer o plástico e removê-lo, esse recurso às vezes funciona, se o plástico grudou recentemente. Se o mesmo já ficou preto e sólido, não adianta tentar esse procedimento, você apenas corre o risco de queimar as mãos.
Conheço muitos motociclistas que foram ao extremo e utilizaram lã de aço tipo “bom-bril”, buchas tipo “scoth-brite”, ou até lixa fina, não precisa nem dizer que em todos esses casos os resultados foram catastróficos, ficando a peça danificada para sempre.
Já “quebrei a cara” muitas vezes tentando resolver esse problema, após cerca de três anos já lavando motos profissionalmente, e com quase duas mil motos lavadas, aprendi a solucionar esse perturbador problema.

Importante ressaltar que não fui eu que descobri essa formula, ela me foi passada por um moto-boy, eles já utilizam esse procedimento há muitos anos, eu fiz muitos testes antes de incluí-lo nos procedimentos padrões utilizados nas motos de clientes.

Atualmente faço isso com bastante freqüência, e posso garantir que não fica nenhum risco no cromado.

Antes de seguir adiante, e passar a dica, é muito importante que você não realize o trabalho sem ler atentamente todas informações abaixo, ressalvando que o importante não é o que se usa, mas como se usa.

O material utilizado para esse trabalho é a palha de aço média ou grossa.
-Não pode ser fina, tem que ser grossa ou média, quanto mais grossa mais segura.
-Deve ser utilizada a seco.
-Não pode ser utilizada com muita pressão e esforço.
-Não se deve utilizar continuadamente o mesmo pedaço até seu desgaste total.
-Fazer vários chumaços e enrolar em "bolas" pequenas. Muito cuidado para não cortar as mãos ao separar os chumaços (já fiz cortes profundos em minhas mãos).
-Quando uma "bola" estiver amassada joga-se fora, e pega outra.
-É um trabalho de "paciência", vai se desgastando o material plástico solidificado como se estivesse lixando, demora, mas é assim mesmo.
Esse trabalho só pode ser feito em peças Cromadas. Não se deve fazer em peças de Inox, como o escape da Bmw, alumínios, ligas leves, e outros não identificados.
Atenção: Importante: Como falei antes a "sacada" não esta no produto, mas sim na forma de realizar o trabalho, portanto não posso me responsabilizar pelo que cada motociclista executar. Só com o tempo adquiri experiência suficiente para realizar o trabalho com segurança. Descobri que existem muitas variáveis a serem observadas, e somente a experiência faz a gente percebê-las:
- Os plásticos ou materiais grudados no cromado são de dureza e textura diferentes.
- Os escapamentos e peças cromadas das motos tem qualidades diferentes.
- Existem diferenças entre as marcas de palhas de aço encontradas a venda no comercio, algumas marcas são vendidas como grossas, mas são mais finas que as médias de outras marcas, etc.
- A forma de fazer o movimento das mãos tem influencia no resultado trabalho.
- A pressão utilizada na mão tem influencia no resultado do trabalho.
Curiosidade: - Porque o “bom-bril” risca e a palha de aço não? – A resposta esta na espessura dos fios de aço, os fios de aço do “bom-bril” são bem mais finos que os da palha de aço.

Tomás André dos Santos – tasmotos
=TAS= MOTOS
SOROCBA-SP
Blog tasmotos
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Muito bom esse tópico, espero que continue a postar!!!

Aproveitei para publicar no Blog também:

http://forummotoscustom.blogspot.com/20 ... riais.html
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
tasmotos
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Jun 2009, 16:42
Localização: Sorocaba
Contato:

joviman escreveu:Muito bom esse tópico, espero que continue a postar!!!

Aproveitei para publicar no Blog também:

http://forummotoscustom.blogspot.com/20 ... riais.html
joviman

Como disse acima eu interesse é divulgar o que aprendi e ajudar os amigos motociclistas.
Grande parte de meus clientes é formado pelo pessoal das custons em especial proprietarios de Harley Davidson, aprendi muito com elas, e minha intenção é continuar divulgando esse conhecimento atravez das postagens...

Abraço a todos,

tasmotos
=TAS= MOTOS
SOROCBA-SP
Blog tasmotos
amcp21
Mensagens: 54
Registrado em: 02 Jan 2009, 23:53
Localização: Curitiba

WD-40 resolve isso, é só aplicar nas laterais e deixar por um tempo depois remover com uma flanela.

abraços
Definir é limitar.
tasmotos
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Jun 2009, 16:42
Localização: Sorocaba
Contato:

amcp21

Caro amigo motociclista...

Como voce deve ter visto em minha matéria ja lavei mais de de 3500 motos de maneira artezanal, muitas custons e muitas HD, e acredito que entre 150 a 200 delas tive que remover plasticos grudados no escapamento. Existe diversos tipos de plasticos e materiais grudados em diversos estagios, aqueles que estão grudados a muito tempo, e que se solidificaram, não tem como remover com produtos liquidos, nem mesmo solventes plasticos, portanto nesses casos o WD não tem nenhuma eficicacia.
Em muitos outros foruns que postei essa materia tambem surgiram outras opiniões, como ligar o motor para esquentar e remover o plastico, etc. Ressalvo que existe uma variação muito grande de tipos e formatos de materiais grudados no escape.
Quando escrevo e posto uma matéria é porque o assunto ja foi amplamente discutido, e a solução no caso tenta resolver todos aqueles problemas que não foram contemplados com as soluções comuns, como por exemplo o WD.
Espero ter ajudado bastante na compreensão do assunto...

Abraços

tasmotos
=TAS= MOTOS
SOROCBA-SP
Blog tasmotos
Pri
Mensagens: 59
Registrado em: 11 Out 2009, 12:00
Localização: Suzano

Oi Gente...então hoje eu e Savage fomos pra Sampa e chegando lá,percebi que minha bota deu uma relada no escapamento da moto dele...nem sei como :oops: mas deu.
E agora como eu tiro essa mancha...dei uma pesquisada meio por cima,ouvi falar em "Kaol"...será que limpa? :idea: Por favor se alguem souber me avise...pq já escutei tanto hoje :)
Obrigado e até breve!!!
Imagem
VIANA
Mensagens: 495
Registrado em: 28 Set 2008, 15:42
Localização: Campinas

esquenta nao pri isto eh normal , agora manda este mao de vaca comprar uma plataforma alem de ser confortavel isto nao acontece , kaol ou um pedaço de madeira qd o escape estiver quente

um abraço e de um beijao nas filhotas
Savage
Mensagens: 485
Registrado em: 07 Dez 2008, 14:19
Localização: Suzano
Contato:

É, foi "ELA" q percebeu, e foi uma reladinha de "15 cm x 20 cm" kkkkkkkkkkk
Mas nem escutou tanto assim :lol:

Então Viana, eu estava pensando em por primeiro o comando avançado, aliás, tenho uma dúvida que vc pode me ajudar. Seguinte, eu tenho o protetor de motor c/ pedaleiras, dá pra usar o comando avançado? o pé num vai ficar enroscando nas pedaleiras do protetor???

Vlw !
Abraço! :wink:
Imagem
Pri
Mensagens: 59
Registrado em: 11 Out 2009, 12:00
Localização: Suzano

VIANA escreveu:esquenta nao pri isto eh normal , agora manda este mao de vaca comprar uma plataforma alem de ser confortavel isto nao acontece , kaol ou um pedaço de madeira qd o escape estiver quente
A idéia da plataforma é muito boa né :D
e vlew pela dica,vamos tentar limpar o escape.
Abços e manda um bjo pra Madá!!!
Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Pri escreveu:
VIANA escreveu:esquenta nao pri isto eh normal , agora manda este mao de vaca comprar uma plataforma alem de ser confortavel isto nao acontece , kaol ou um pedaço de madeira qd o escape estiver quente
A idéia da plataforma é muito boa né :D
e vlew pela dica,vamos tentar limpar o escape.
Abços e manda um bjo pra Madá!!!
Plataforma Savage!!!! rsrsrsrs
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Responder