Amigos,
Apresenteção:
Trabalho com contabilidade. Dirijo uma Ong de Sindrome de Down. Sou conselheiro de Hospital de Cancer Infantil. Faço uma atividade secundária há mais de 7 anos que é lavar motos de forma artesanal e personalizada para clientes e amigos que buscam um diferencial na conservação de sua Moto. Assim adquiri muita experiência em lavagem conservação e manutenção de motos que gosto de compartilhar com todos os amigos motociclistas.
A partir de agora pretendo postar aqui diversas matérias ligadas a Conservação de motocicletas, espero que elas sejam uteis a todos irmão motociclistas.
Primeira Matéria:
Remoção de Plasticos e Outros Materiais Grudados no Escape Cromado
É um problema muito comum, mas que tira o sono de muitos motociclistas em especial o pessoal das custons, e todos que tem escapamento cromado.
Por causa do plástico derreter e enrijecer o mesmo se funde com o cromo, dessa forma produtos químicos líquidos em geral não resolvem, a maiorias dos motociclistas já tentaram de tudo, álcool, gasolina, thiner, querosene, desengraxante, removedor, solvente de plástico, etc.
Outra tentativa muito comum é ligar a moto e aquecer o escapamento para tentar amolecer o plástico e removê-lo, esse recurso às vezes funciona, se o plástico grudou recentemente. Se o mesmo já ficou preto e sólido, não adianta tentar esse procedimento, você apenas corre o risco de queimar as mãos.
Conheço muitos motociclistas que foram ao extremo e utilizaram lã de aço tipo “bom-bril”, buchas tipo “scoth-brite”, ou até lixa fina, não precisa nem dizer que em todos esses casos os resultados foram catastróficos, ficando a peça danificada para sempre.
Já “quebrei a cara” muitas vezes tentando resolver esse problema, após cerca de três anos já lavando motos profissionalmente, e com quase duas mil motos lavadas, aprendi a solucionar esse perturbador problema.
Importante ressaltar que não fui eu que descobri essa formula, ela me foi passada por um moto-boy, eles já utilizam esse procedimento há muitos anos, eu fiz muitos testes antes de incluí-lo nos procedimentos padrões utilizados nas motos de clientes.
Atualmente faço isso com bastante freqüência, e posso garantir que não fica nenhum risco no cromado.
Antes de seguir adiante, e passar a dica, é muito importante que você não realize o trabalho sem ler atentamente todas informações abaixo, ressalvando que o importante não é o que se usa, mas como se usa.
O material utilizado para esse trabalho é a palha de aço média ou grossa.
-Não pode ser fina, tem que ser grossa ou média, quanto mais grossa mais segura.
-Deve ser utilizada a seco.
-Não pode ser utilizada com muita pressão e esforço.
-Não se deve utilizar continuadamente o mesmo pedaço até seu desgaste total.
-Fazer vários chumaços e enrolar em "bolas" pequenas. Muito cuidado para não cortar as mãos ao separar os chumaços (já fiz cortes profundos em minhas mãos).
-Quando uma "bola" estiver amassada joga-se fora, e pega outra.
-É um trabalho de "paciência", vai se desgastando o material plástico solidificado como se estivesse lixando, demora, mas é assim mesmo.
Esse trabalho só pode ser feito em peças Cromadas. Não se deve fazer em peças de Inox, como o escape da Bmw, alumínios, ligas leves, e outros não identificados.
Atenção: Importante: Como falei antes a "sacada" não esta no produto, mas sim na forma de realizar o trabalho, portanto não posso me responsabilizar pelo que cada motociclista executar. Só com o tempo adquiri experiência suficiente para realizar o trabalho com segurança. Descobri que existem muitas variáveis a serem observadas, e somente a experiência faz a gente percebê-las:
- Os plásticos ou materiais grudados no cromado são de dureza e textura diferentes.
- Os escapamentos e peças cromadas das motos tem qualidades diferentes.
- Existem diferenças entre as marcas de palhas de aço encontradas a venda no comercio, algumas marcas são vendidas como grossas, mas são mais finas que as médias de outras marcas, etc.
- A forma de fazer o movimento das mãos tem influencia no resultado trabalho.
- A pressão utilizada na mão tem influencia no resultado do trabalho.
Curiosidade: - Porque o “bom-bril” risca e a palha de aço não? – A resposta esta na espessura dos fios de aço, os fios de aço do “bom-bril” são bem mais finos que os da palha de aço.
Tomás André dos Santos – tasmotos
Remoção de Plasticos Grudados no Escape Cromado
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Muito bom esse tópico, espero que continue a postar!!!
Aproveitei para publicar no Blog também:
http://forummotoscustom.blogspot.com/20 ... riais.html
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Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
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jovimanjoviman escreveu:Muito bom esse tópico, espero que continue a postar!!!
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Como disse acima eu interesse é divulgar o que aprendi e ajudar os amigos motociclistas.
Grande parte de meus clientes é formado pelo pessoal das custons em especial proprietarios de Harley Davidson, aprendi muito com elas, e minha intenção é continuar divulgando esse conhecimento atravez das postagens...
Abraço a todos,
tasmotos
WD-40 resolve isso, é só aplicar nas laterais e deixar por um tempo depois remover com uma flanela.
abraços
abraços
Definir é limitar.
amcp21
Caro amigo motociclista...
Como voce deve ter visto em minha matéria ja lavei mais de de 3500 motos de maneira artezanal, muitas custons e muitas HD, e acredito que entre 150 a 200 delas tive que remover plasticos grudados no escapamento. Existe diversos tipos de plasticos e materiais grudados em diversos estagios, aqueles que estão grudados a muito tempo, e que se solidificaram, não tem como remover com produtos liquidos, nem mesmo solventes plasticos, portanto nesses casos o WD não tem nenhuma eficicacia.
Em muitos outros foruns que postei essa materia tambem surgiram outras opiniões, como ligar o motor para esquentar e remover o plastico, etc. Ressalvo que existe uma variação muito grande de tipos e formatos de materiais grudados no escape.
Quando escrevo e posto uma matéria é porque o assunto ja foi amplamente discutido, e a solução no caso tenta resolver todos aqueles problemas que não foram contemplados com as soluções comuns, como por exemplo o WD.
Espero ter ajudado bastante na compreensão do assunto...
Abraços
tasmotos
Caro amigo motociclista...
Como voce deve ter visto em minha matéria ja lavei mais de de 3500 motos de maneira artezanal, muitas custons e muitas HD, e acredito que entre 150 a 200 delas tive que remover plasticos grudados no escapamento. Existe diversos tipos de plasticos e materiais grudados em diversos estagios, aqueles que estão grudados a muito tempo, e que se solidificaram, não tem como remover com produtos liquidos, nem mesmo solventes plasticos, portanto nesses casos o WD não tem nenhuma eficicacia.
Em muitos outros foruns que postei essa materia tambem surgiram outras opiniões, como ligar o motor para esquentar e remover o plastico, etc. Ressalvo que existe uma variação muito grande de tipos e formatos de materiais grudados no escape.
Quando escrevo e posto uma matéria é porque o assunto ja foi amplamente discutido, e a solução no caso tenta resolver todos aqueles problemas que não foram contemplados com as soluções comuns, como por exemplo o WD.
Espero ter ajudado bastante na compreensão do assunto...
Abraços
tasmotos
Oi Gente...então hoje eu e Savage fomos pra Sampa e chegando lá,percebi que minha bota deu uma relada no escapamento da moto dele...nem sei como mas deu.
E agora como eu tiro essa mancha...dei uma pesquisada meio por cima,ouvi falar em "Kaol"...será que limpa? Por favor se alguem souber me avise...pq já escutei tanto hoje
Obrigado e até breve!!!
E agora como eu tiro essa mancha...dei uma pesquisada meio por cima,ouvi falar em "Kaol"...será que limpa? Por favor se alguem souber me avise...pq já escutei tanto hoje
Obrigado e até breve!!!
esquenta nao pri isto eh normal , agora manda este mao de vaca comprar uma plataforma alem de ser confortavel isto nao acontece , kaol ou um pedaço de madeira qd o escape estiver quente
um abraço e de um beijao nas filhotas
um abraço e de um beijao nas filhotas
customizaçao by viana
http://motoscustom.com.br/forum/viewtop ... 8308#88308
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É, foi "ELA" q percebeu, e foi uma reladinha de "15 cm x 20 cm" kkkkkkkkkkk
Mas nem escutou tanto assim
Então Viana, eu estava pensando em por primeiro o comando avançado, aliás, tenho uma dúvida que vc pode me ajudar. Seguinte, eu tenho o protetor de motor c/ pedaleiras, dá pra usar o comando avançado? o pé num vai ficar enroscando nas pedaleiras do protetor???
Vlw !
Abraço!
Mas nem escutou tanto assim
Então Viana, eu estava pensando em por primeiro o comando avançado, aliás, tenho uma dúvida que vc pode me ajudar. Seguinte, eu tenho o protetor de motor c/ pedaleiras, dá pra usar o comando avançado? o pé num vai ficar enroscando nas pedaleiras do protetor???
Vlw !
Abraço!
A idéia da plataforma é muito boa néVIANA escreveu:esquenta nao pri isto eh normal , agora manda este mao de vaca comprar uma plataforma alem de ser confortavel isto nao acontece , kaol ou um pedaço de madeira qd o escape estiver quente
e vlew pela dica,vamos tentar limpar o escape.
Abços e manda um bjo pra Madá!!!
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Plataforma Savage!!!! rsrsrsrsPri escreveu:A idéia da plataforma é muito boa néVIANA escreveu:esquenta nao pri isto eh normal , agora manda este mao de vaca comprar uma plataforma alem de ser confortavel isto nao acontece , kaol ou um pedaço de madeira qd o escape estiver quente
e vlew pela dica,vamos tentar limpar o escape.
Abços e manda um bjo pra Madá!!!
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
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