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Entendendo a "relação"


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Tiago Outs
MensagemEnviado: Seg Jun 24, 2013 9:57 pm 
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Registrado em: Sáb Jun 26, 2010 3:39 pm
Mensagens: 26
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Jirschik, consegui achar o que procurava...

Mas respondendo, eu afrouxei o eixo sim....hahaha (eu, como marinheiro de primeira viagem, já havia tentado esticar a corrente com o eixo apertado, e percebi que não dava muito certo, mas faz tempo...hahahaha)

A minha gorda tem uma balança com a ponta oca. e o tensionador (ou esticador da corrente, como alguns sites chamam) é uma peça que vai dentro da balança, e prende em uma chapinha, que fica na ponta da balança, e parece uma "tampa"... pena que não dá pra desentortar, ela esmigalhou em 3 pedaços quando soltei a porca...agora vou ter que achar algum outro que se adapte no lugar, por enquanto...

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Que a estrada da vida seja larga e longa... e que o asfalto seja liso!Because I want...


Moto: Vulcan EN 500


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jirschik
MensagemEnviado: Ter Jun 25, 2013 12:39 am 
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Registrado em: Seg Mar 17, 2008 6:12 pm
Mensagens: 5140
Localização: São Paulo - SP
Este é o esticador de corrente da Mirage. Com o uso, o eixo do parafuso espanou a rosca, que pode ser vista no detalhe. Então, cortei o parafuso original (que é soldado no suporte) com uma esmerilhadeira, fiz um furo e travei uma nova rosca com porca e contraporca. Passei também a usar porca "sparlock", que possui um sistema de trava.

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A chapa do lado direito da foto, quando entorta, eu corrijo na bigorna e marreta.

Se for do mesmo jeito na sua motocicleta, então espero que a foto ajude com alguma idéia.

Abraço!

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Moto: Kasinski Mirage 250 (2008) / Honda Shadow 750 (2008)


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Tiago Outs
MensagemEnviado: Sex Jun 28, 2013 12:12 am 
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Registrado em: Sáb Jun 26, 2010 3:39 pm
Mensagens: 26
Localização: Barueri - SP
"jirschik" escreveu:

A chapa do lado direito da foto, quando entorta, eu corrijo na bigorna e marreta.

Se for do mesmo jeito na sua motocicleta, então espero que a foto ajude com alguma idéia.

Abraço!



É, a vulcan tem uma chapa parecida, mas é moldada, toda cheia de detalhes, pra encaixar na ponta da balança...o sistema é o mesmo...

O problema é que ela não entortou, ela quebrou em 3 pedaços...
Mas fui num mecanico aqui perto, e o cara achou uma chapinha grossa o suficiente pra segurar, e adaptou no lugar da que está faltando...

Mas o fod* vai ser comprar a original...só no ebay...(isso se eu resolver comprar, e não fizer qualquer outra adaptação pra embelezar)

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cros
MensagemEnviado: Seg Nov 11, 2013 12:03 pm 
 Assunto : Re: Lubrificação da relação
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Registrado em: Qui Nov 15, 2007 11:55 pm
Mensagens: 10001
Localização: Porto Alegre - RS
Estava lendo num outro meio internético um pessoal fazendo suas criticas e aconselhamentos, "não use VAZ por que é uma porcaria"; "eu uso graxa branca pois é assim que a moto sai da fabrica" e bla bla bla...

Assim criam-se mitos, depois de muito aprender a gente vai acertando o passo, o certo é que a graxa ajuda a acumular areia no conjunto todo e cria mais desgaste, então o melhor é sempre limpar o conjunto todo, seja com querosene, spray, agua e sabão e muita estopa, mas limpar... e depois, pode ser com uma estopa, passar óleo 90 e se possível deixar a moto no cavalete, ligar o motor e deixar a roda girando, assim o óleo penetra melhor se solta o excesso e já se ouve algum barulho de acomodação de dente sobre dente.

Vaz
KMC
Daido

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cros
MensagemEnviado: Ter Nov 26, 2013 2:55 pm 
 Assunto : Re: Entendendo a "relação"
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Registrado em: Qui Nov 15, 2007 11:55 pm
Mensagens: 10001
Localização: Porto Alegre - RS
Pegando um anuncio qualquer da Riffel:

KIT SUPER TOP

O Kit Super Top é projetado especialmente para atender o segmento de motos de alta cilindrada. Cada kit vem com a "mundialmente reconhecida corrente EK", especialmente confeccionada para motos de alta cilindrada, uma coroa produzida com o exclusivo aço 1045 da Riffel. Matéria-prima a base de carbono, mais resistente e durável. Além de pinhão temperado. Visando a máxima resistência e precisão nas formas, as peças do Kit Super Top são zincadas e usinadas em maquinas de CNC garantindo total segurança aos motociclistas.

Características:
-Corrente EK com retentor Oring;
-Modelos em Aço 1045 Riffel;
-Peças zincadas fabricadas em máquina CNC;
-Pinhão temperado;
-Qualiadde Riffel;
-Zincado;

Muito bem, o que podemos separar do que eles dizem sobre o produto?

A corrente de que eles falam (devo estar bem desatualizado a respeito pois nunca ouvi falar nessa EK) sempre tive a KMC como referencia em corrente e depois a DID. No caso de uma moto de 250cc pra cima, sempre se procura usar o melhor em corrente, reforçada e com retentor. E nesse caso cada produto terá seu valor. Como pode-se ler a Riffel não fabrica corrente e nem creio que a VAZ também fabrique, apenas a coroa e o pinhão.

No caso da coroa e do pinhão, esse sim são dois componentes que podem ser fabricados por diversos "usinadores" e o pinhão será de um material e a coroa de outro, mas todos eles citam o aço 1045, logo pouca coisa vai mudar de um para o outro além do preço e da fixação.

Logo, tirando a corrente, a coroa e o pinhão tem que ser aqueles que encaixam na furação da respectiva moto e a corrente de preferencia a melhor que puder comprar. E para que tudo isso funcione por um bom tempo e a contento nada como manter limpo e lubrificado.

Se tua moto tiver cavalete melhor, caso contrário, compra um macaco hidráulico que custa uns 80 reais, levanta a moto e te poem a limpar a corrente uma vez por mes pelo menos ou dependendo do uso da moto, lembre-se que é uma parte importante no funcionamento, não use graxa, e deixe sem "nós" a corrente deve rodar livre, leve e solta. E sempre ajustada.

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cros
MensagemEnviado: Sex Nov 29, 2013 7:51 am 
 Assunto : Re: Entendendo a "relação"
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Registrado em: Qui Nov 15, 2007 11:55 pm
Mensagens: 10001
Localização: Porto Alegre - RS
Roller Chain Definition

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Agora cada um tem sua formula para cuidar da relação, uns usam graxa outros usam spray e cada processo pode ajudar a melhorar ou piorar a duração e a integridade do conjunto. Por experiencia que tive na Mirage que veio com um KIT da VAZ e durou lá seus 25 mil km só na base da limpesa e lubrificação com óleo, acho que cada sabe onde aperta o sapato e usa que quiser.

Procuro limpar 1 vez por mes todo o conjunto, abrindo a tampa que protege o pinhão, local que normalmente acumula muita sujeira, principalmente pra quem usa graxa. Limpo com querosene (sei, é um produto proibido) ou uso algum spray desingrachante, vai quase a lata toda. Muita estopa ou pano até deixar tudo sem sujeira, o que ajuda nessa tarefa é um cavalete se não tiver um macaco hidráulico, aqueles vendido por 80 reais ajuda.

Na foto acima pode-se ver o desgaste que ocorre, lembre-se é ferro atritando com ferro, um dia as peças desgastam. O pinhão tende a curvar os dentes, e a coroa tende a abrir espaço entre os dentes, no caso da corrente vai criando folga entre os roletes, mas por experiencia noto que a corrente pode ser trocada 1 vez par cada 2 trocas da coroa e pinhão. Mas isso depende dos cuidados.

Quando os dentes começam a abrir e a curvar, eles começam a pegar nos roletes da corrente e começa o acavalamento, podendo numa dessas estourar a corrente.

Outra coisa que ajuda e muito é manter a corrente ajustada, quando o ajuste na balança chega ao fim é sinal que está na hora de trocar o conjunto todo.

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juchicesar
MensagemEnviado: Qua Dez 04, 2013 2:19 pm 
 Assunto : Yes 150: ou GSR 150i Kit Relação

Registrado em: Seg Out 06, 2008 11:09 am
Mensagens: 4
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Galera, :lol:

de tanto procurar e não encontra, peço a ajuda de vocês, alguém sabe onde comprar no RIo de Janeiro ou na internet Kit relação para GSR 150i ano 2013 ?

Já procurei em todas as concessionárias do RJ e não encontrei, já procurei em várias lojas, centro, baixada fluminense, zona sul e nada.

:o :o :o :o


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cros
MensagemEnviado: Dom Dez 08, 2013 7:28 pm 
 Assunto : Re: Entendendo a "relação"
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Registrado em: Qui Nov 15, 2007 11:55 pm
Mensagens: 10001
Localização: Porto Alegre - RS
:shock: :shock:

Alguma coisa aconteceu com esse tópico, foi criado pelo Russo e agora sumiu as dicas dele...!!!

E quando se pesquisa por "relação" só aparece um tópico, apesar de existir trocentas palavras relação no forum!!!!

Resolvido...

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cros
MensagemEnviado: Sex Ago 01, 2014 1:31 pm 
 Assunto : Re: Entendendo a "relação"
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Registrado em: Qui Nov 15, 2007 11:55 pm
Mensagens: 10001
Localização: Porto Alegre - RS
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fonte:DID

Aqui, mais uma explicação sobre o assunto:
http://www.endurohp.eng.br/mecanica/rel ... lacao.html

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cros
MensagemEnviado: Sex Ago 01, 2014 2:29 pm 
 Assunto : Re: Entendendo a "relação"
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