Gasolina Adulterada

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

balmant
Mensagens: 222
Registrado em: 07 Mai 2009, 05:42
Localização: São Paulo

Não resolve nada denuciar à ANP, vejam a denuncia que eu fiz, e até hoje nada.
Número do atendimento: 511154 – 28/01/10

Mensagem recebida:

"Abasteci minha motocicleta em 20/01/2010 no Auto posto Talarico, localizado na Av Waldemar Carlos Pereira 1.455 na vila MAtilde, e a mesma comeou a falhar, voltei no posto e solicitei um teste do combustivel, o frentista disse que no tinha os equipamentos para realizar o teste. Gostaria que fosse realizado uma fiscalizao no mesmo, afim de evitar prejuizos a outros consumidores. Grato"

Prezado Senhor Wellington,

Em atendimento a sua solicitação, informamos que a sua denúncia do Auto Posto Talarico Ltda., CNPJ 08047023000163 foi registrada e será levada em consideração na próxima ação de fiscalização a ser programada para a região. Por uma questão de planejamento e segurança das ações, a data não pode ser informada aos denunciantes, mas apenas às autoridades locais que possam vir a atuar em conjunto com a ANP (por exemplo, polícia, promotores de justiça, corpo de bombeiros, etc.).

Assim, os roteiros da área de fiscalização são estabelecidos e a ANP pode atuar punindo e fechando Postos, em caso de irregularidades comprovadas. Entretanto, a ANP não fornece respostas individuais às denúncias recebidas.

Caso o posto sofra alguma punição ou interdição de suas bombas, após regular processo, o fato será tornado público. A defesa de direitos dos consumidores quanto a eventuais danos causados ao seu veículo, não está no âmbito de atuação da ANP. Portanto, para pedidos de ressarcimento, Vossa Senhoria deverá obter orientação dos órgãos de defesa do consumidor: Procon ou Ministério Público, caso não exista Procon em sua cidade.

Gostaríamos de reiterar que estamos ao dispor para qualquer informação adicional, seja por meio do "Fale com a ANP", desta Agência, disponível em nosso site www.anp.gov.br, ou pela Central de Atendimento/ ANP: 0800 970 0267.

Atenciosamente,
Centro de Relações com o Consumidor - CRC/ ANP

O negócio é a gente se unir e quem souber os postos que vendem combustível ruim colocar aqui.
Wellington Balmant
V. Guilhermina ZL SP Capital
tom
Mensagens: 119
Registrado em: 16 Jan 2009, 20:43

Me desculpem se estiver falando besteira...
mas em caso de desconfiar de um posto de bandeira, cabe comunicar também à dona da bandeira, o que acham?
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Quais os sintomas de gasolina adulterada?
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
Contato:

L340 escreveu:Quais os sintomas de gasolina adulterada?
Cara, um colega da minha empresa sofreu com isso semana passada. Abasteceu a Savage dele num posto supostamente de confiança. Percebeu que a moto começou a falhar de vez em quando e não tinha o mesmo rendimento. Quando foi sair com a moto no dia seguinte ela não pegava. Descarregou a bateria tentanto fazer pegar e nada. Solução, esgotou o tanque e o carburador, colocou gasolina boa e funcionou de primeira, aparentemente sem danos.

Abraços!!
André

Imagem
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Entendi.
É que coincidentemente, após a última vez que abasteci a moto começou a dar um pipocos nas reduzidas, imaginei que pudesse ter ligação com combustível adulterado. Mas ela não perdeu rendimento nem nada, só está com um ronco feio e pipocando na reduzida.
Por desconfiança, tentei pegar gasolina de outro tanque e continuou a mesma coisa.
Vamos supor que a gasolina do meu tanque estava adulterada, ela pode ter estragado algo que deixe com esse sintoma mesmo com gasolina boa?
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
Contato:

Acho pouco provável que tenha danificado alguma peça. Mas se realmente esta na dúvida, experimente fazer como meu amigo, esgote o tanque e o carburador (desculpa a ignorância mas não conheço sua moto, é injetada? :oops: :oops: :oops: ), coloque gasolina de um posto de confiança e rode pra ver se muda.

Outra coisa a cuidar é que, até onde sei, a maioria dos manuais recomenda gasolina comum. Algum acham mito mas sempre usei comum na twister e na shadow e nunca tive problemas relacionado ao combustível. :wink: :wink:

Abraços!!
André

Imagem
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

DehCarmo escreveu:Acho pouco provável que tenha danificado alguma peça. Mas se realmente esta na dúvida, experimente fazer como meu amigo, esgote o tanque e o carburador...
eu esgotei o carburador e coloquei uma mangueira comprida do tanque de outra moto, não mudou nada :-(
O jeito foi levar pra mecânica mesmo.
DehCarmo escreveu:
(desculpa a ignorância mas não conheço sua moto, é injetada? :oops: :oops: :oops: )
injetada? ah sim cheia de plástico injetado heheheh
Carburador mesmo, eu até conferi a mistura.
DehCarmo escreveu:
, coloque gasolina de um posto de confiança e rode pra ver se muda.
Fiz isso, e nada... :-(
DehCarmo escreveu:
Outra coisa a cuidar é que, até onde sei, a maioria dos manuais recomenda gasolina comum. Algum acham mito mas sempre usei comum na twister e na shadow e nunca tive problemas relacionado ao combustível. :wink: :wink:

Abraços!!
Eu até parei de usar gasolina aditivada há algum tempo porque não sentia a menor diferença.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
pedro.lw
Mensagens: 37
Registrado em: 10 Set 2009, 17:19
Localização: Jundiaí
Contato:

L340 escreveu:O jeito foi levar pra mecânica mesmo.
Você levou ela na mecânica? o que deu? Eu acho que a primeira coisa que suja com gasolina adulterada é o filtro de gasolina. Você já deu uma olhada nele?
L340 escreveu: Eu até parei de usar gasolina aditivada há algum tempo porque não sentia a menor diferença.
Eu sempre usei aditivada, V-Power da Shell e Premium da Ipiranga. Sinceramente, não acredito que tenha mesmo um aditivo de boa qualidade nelas, mas acho que pelo menos a gasolina deve ser mais limpa e menos alterada.

Abraço,
----
Pedro Bueno da Silva
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Então, quando eu fiz o teste com a gasolina vindo de outra moto, eu não usei o filtro da minha, eu liguei a mangueira entre o filtro da outra moto e o carburador, assim eu eliminava "uma parte inteira da dúvida".
Ainda não deu nada na mecâncica, vão revisar carburação e válvulas, espero que fique só nisso aí mesmo.
Como eu tive que parar a moto eu já pedi pra ver outras coisas junto.
Eu usava aditivada pelo mesmo motivo, mas um dia precisei abastecer e usei a comum de um posto BR na Dutra, pois na bomba que parei não tinha aditivada e na pressa foi comum mesmo, não vi diferença alguma então passei a abastecer com comum, mas da Shell que tem um posto bem no meu caminho para o trabalho.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
Sahnep
Mensagens: 354
Registrado em: 03 Dez 2010, 22:19
Localização: Tramandaí

Quanto ao uso de gasolina aditivada ou comum, na maioria das motos (e acho que em todas as custom) faz pouca ou nenhuma diferença em desempenho, a gasolina com octanagem mais alta vai fazer diferença mesmo no desempenho só em motores com taxa de compressão bem alta, caso das esportivas, nelas sim tu vai notar diferença entre usar uma gasolina comum e uma Podium, por exemplo.

Mas não é só no desempenho que está a vantágem do combustivel aditivado, esse tipo de combustivel tem por característica manter o motor mais limpo, com muito menos carbonização. Pensando no bem do meu motor, uso sempra gasolina aditivada, normalmente da petrobras (mas a aditivada "comum", não a podium).



Sobre o uso de combustível adulterado, nem sempre os sintomas serão os mesmos, vai depender muito de com oque ele foi adulterado. Podem variar de simplesmente "amarrar" a tocada da moto a até fazê-la parar de funcionar.
Responder