Faça você mesmo

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Cavalete para motor e quadro.

Em 2010 comprei uns canos de aluminio usados em ônibus para fazer um aparelho de exercicio para coluna mas não deu certo e deixei de lado, quando desmontei a CB usei para suportar o motor com os tirantes de amarração para pick-up. Mas queria algo melhor, então pensei num cavalete com rodizio.

Imagem

Surgiu isso aqui!

ImagemImagem
ImagemImagem

Depois de feito e zincado!

ImagemImagem

Ficou alguns erros, como primeiro projeto, os pontos de fixação dos rodizios o serralheiro deixou muito próximo do vertice, e ficou dificil de apertar as porcas!

ImagemImagem

Aparte onde é preso o motor na frente ele devia ter soldado as orelhas viradas para dentro e soldou em cima da estrutura, então tive que pedir pra cortar duas chapas e furalas nas extremidades, mas será preciso arrendorar as pontas pois pega no motor. Dá pra usar as orelhas que vem no quadro.

ImagemImagem

Com o motor fora do quadro e do cavalete, dá pra colocar o quadro nele e ter mais mobilidade, bastam algumas chapinhas para fazer a fixação.
Imagem
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Ficou muito legal, Cros! E sendo feito de metalon, eu acredito que o custo do projeto foi baixo. Se quiser, deve até ser possível fazer em madeira, desde que reforce as emendas com chapas de metal e use madeira resistente. Tenho uma bancada como a sua, mas é antiga e a madeira que é compensada, estufou com o passar dos anos. Então, uma noite, passando na frente de uma concessionária Yamaha, vi pilhas de madeira utilizada para embalar as motos, que estavam sendo jogadas como lixo. Encostei o carro, peguei o que consegui e com isso consegui fabricar uma nova mesa para minha bancada, bem maior e resistente. Desta forma, o custo de material foi praticamente nenhum. É o tipo de madeira resistente para fazer esse seu projeto também.

Redusa, Reuse, Recicle! :wink:
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

jirschik escreveu:Ficou muito legal, Cros! E sendo feito de metalon, eu acredito que o custo do projeto foi baixo. Se quiser, deve até ser possível fazer em madeira, desde que reforce as emendas com chapas de metal e use madeira resistente. Tenho uma bancada como a sua, mas é antiga e a madeira que é compensada, estufou com o passar dos anos. Então, uma noite, passando na frente de uma concessionária Yamaha, vi pilhas de madeira utilizada para embalar as motos, que estavam sendo jogadas como lixo. Encostei o carro, peguei o que consegui e com isso consegui fabricar uma nova mesa para minha bancada, bem maior e resistente. Desta forma, o custo de material foi praticamente nenhum. É o tipo de madeira resistente para fazer esse seu projeto também.

Redusa, Reuse, Recicle! :wink:
Pensei que só tinha eu de maluco que pega coisas "uteis" do lixo sem a menor cerimonia :D
Já cansei de pegar "lixo" na rua ou em lixeiras e dar uma nova vida ao produto. Ano passado tinha um micro ondas na rua do meu serviço jogado no pé de um poste para o lixeiro levar, peguei o aparelho e testei e funcionou perfeito faltava apenas o prato de vidro que uma vizinha me deu a muito tempo e tava guardado. Foi só juntar os dois e o micro ondas tá em usao até hoje na casa de um colega.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Sabe aquele pote de sorvete cheio de parafusos que sobraram na última montagem, e vão enferrujando e ficando com aquela cara de emprestáveis?!

Ficam novos depois de uma mistura com esses carinhas aqui:

Imagem

Não sei se uma colher de bicarbonato não ajuda mais ainda.

Imagem
Imagem



Só tem um probleminha, depois de secos eles começam a enferrujar, ainda mais se morar no litoral como eu, então coloquei dentro de potes de Toddy com óleo diesel ( a única coisa que tinha disponível) para ajudar a manter o estado limpo deles.

Imagem

Esse é um processo só de limpeza apenas para deixa-los mais apresentáveis, para não enferrujar só mesmo uma pintura ou zincagem, alguns nem valem a pena zincar pois ficam mais feios.
Imagem
tchago
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2011, 16:06
Localização: Maringá

Vinícius Bezerra escreveu:Olá Viragueiros,
gostaria de saber o que fazer quando os parafusos da tampa do filtro de óleo estão muito duros pra sair
Dê marteladas na chave encaixada no parafuso, ou diretamente no parafuso mesmo. Não precisa dar uma de Thor, bater algumas vezes pra que faça barulho mesmo, firme. Com isso, a vibração do parafuso todo desgruda o que estiver grudado nos sulcos da rosca e solta bem mais fácil. Vale para os parafusos afixados em plástico/fibra também, como em carenagens e afins.
XVS 650 2004
XV 250 1997
CB 450 1984
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Sou mais jogar um wd40 e usar uma chave apropriada pra remover
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

O bauleto para dois capacetes que uso na minha sombra está firmemente preso não por aquela trava de plástico que vem nele. Usei uma lavadoura de loça velha, que meu pai achou na praia atirada. Uma chapa de aço inox da lavadora dobrada que engata não na base que vem no bauleto, mas em uma travesa que eu fiz e está por baixo. Esta chapa prendi na parte da frente do bauleto com 4 parafusos de aço inox, cabeça lisa e porca por dentro. Outra, este bauleto tem luzes de led e a fiação foi retirada da lavadora esta. :mrgreen: :wink:
Imagem
tchago
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2011, 16:06
Localização: Maringá

Pois é, mas de vez em quando só jogar o wd 40 n adianta muito não, rs
XVS 650 2004
XV 250 1997
CB 450 1984
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

AJ Souza escreveu:O bauleto para dois capacetes que uso na minha sombra está firmemente preso não por aquela trava de plástico que vem nele. Usei uma lavadoura de loça velha, que meu pai achou na praia atirada. Uma chapa de aço inox da lavadora dobrada que engata não na base que vem no bauleto, mas em uma travesa que eu fiz e está por baixo. Esta chapa prendi na parte da frente do bauleto com 4 parafusos de aço inox, cabeça lisa e porca por dentro. Outra, este bauleto tem luzes de led e a fiação foi retirada da lavadora esta. :mrgreen: :wink:

Pouca criatividade! ahahahahah

E aposto que deve ter ficado mais firme do que com o conjunto original.

Isso me lembra que preciso bolar um "gambiarration" desses para os afastadores de alforge da minha sombra, que vão afixados na chapa lateral do sissy bar, transpassam esta e se fixam em uma lingueta que por sua vez vai no chassis.

Com a vibração, sempre solta um dos parafusos allen, daí que já perdi uns 3 parafusos e ainda o perigo de cair o suporte, nem arruela de pressão segurou e pelo que vi não tem espaço para contra-porca.

Mas isso vou deixar para pensar com calma, naquele dia que tiver de desmontar a moto para qualquer outra coisa.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

AJ Souza escreveu:O bauleto para dois capacetes que uso na minha sombra está firmemente preso não por aquela trava de plástico que vem nele. Usei uma lavadoura de loça velha, que meu pai achou na praia atirada. Uma chapa de aço inox da lavadora dobrada que engata não na base que vem no bauleto, mas em uma travesa que eu fiz e está por baixo. Esta chapa prendi na parte da frente do bauleto com 4 parafusos de aço inox, cabeça lisa e porca por dentro. Outra, este bauleto tem luzes de led e a fiação foi retirada da lavadora esta. :mrgreen: :wink:

Com fotos fica mais facil visualizar...
Imagem
Responder