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Jovi
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06 Set 2007, 11:24

Bom além disso eu acho que estéticamente o mais larga sem muito exagero fica bonito...

Outro ponto é que você aumenta o contato de borracha com o solo o que teóricamente deve ser melhor e mais seguro...

Lembro que quando troquei o Pneu 140 por 150 eu achei bem melhor... apesar que pode ser apenas impressão minha... cientificamente não saberia dizer...
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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Jovi
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06 Set 2007, 14:34

Aproveitando o comentário que fiz anteriormente, fiz uma rápida pesquisa em alguns sites sobre pneus e performance...

Em um site sobre montagem de motos Motard, vi isso:
Porque aros e pneus 17" de diametro?

R.: Para aproveitar o maior coeficiente de atrito do asfalto, nada melhor do que montar pneus adequados (os das super-esportivas) que por serem mais largos e de perfil baixo, aumentam estúpidamente a area de contato com o solo.
Claro que acho que no caso das esportivas, devido a inclinação que elas tem em curvas, muitas coisas podem não fazer sentido pra nós Mirageiros, porém, lembro-me que na minha primeira viagem com a minha Mirage, peguei uma serra em Maresias/SP que as curvas eram cotovelos e durantes essas curvas, como estava rápido, o escapamento tocou no chão diversas vezes o que indicaria uma boa inclinação nas curvas, o pneu era novinho, estava nos primeiros 5.000km rodados...

Dica da Pirelli:
Preciso ter uma combinação de pneus dianteiros e traseiros?

R.: Definitivamente, se quiser obter o máximo do desempenho da sua moto!

Veja algumas dicas que o ajudarão a ter certeza de que os pneus estão corretos.

1. O pneu da dianteira deve estar indicado com DIANTEIRO;
2. Troque os pneus da dianteira e traseira ao mesmo tempo, para não correr o risco de instabilidade durante diferentes níveis de desempenho;
3. Não misture pneus radiais com pneus x-ply, a menos que sua moto venha assim, pois isso pode afetar o controle e a estabilidade.
Não faço idéia do que é x-ply!

Essa dica, é um pouco difícil de se cumprir, nunca troquei o pneu dianteiro, mas já fiz o pneu traseiro.

Porém meu comentário anterior sobre as curvas em alta com a Mirage foi com o conjunto de pneus novos da Metzeler...

Comentário da Motonline:
Não é novidade para ninguém que as motos esportivas inclinam para fazer curvas. Nesta posição, a área de contato do pneu com o solo é representada pela lateral da banda de rodagem. Quanto maior for esta área, mais borracha estará em contato com o solo e a moto terá mais aderência. Por isso os pneus ficaram cada vez mais largos, medida determinada pelo primeiro número que aparece na especificação, por exemplo 200/55-17. Neste caso, 200 é a largura em milímetros. Porém, tudo na vida tem limites e com pneus não é diferente. A largura é limitada pela balança traseira da suspensão, que não pode ficar muito larga, sob risco de provocar torções quando submetida às forças de gravidade nas curvas.
Portanto daí que penso que além da questão estética que me agrada dos pneus mais largos, penso que alguma coisa de boa tem de surgir do conceito retirado das esportivas...

De qualquer forma isso pode fazer diferença no conforto na pilotagem dentro da cidade, assim como falei que o pneu usado lá fora 150/80 15 é mais largo e com perfil mais baixo...

Porém quanto ao perfil observei, também na Motonline:
Quanto maior for o perfil do pneu, representado pelo segundo número na medida-padrão (65,60,55,50), maior será o efeito amortecedor, portanto mais confortável para o motociclista.
Em relação a questão de durabilidade, eu não troquei o pneu da frente porque não achei que estava na hora... o meu critério foi puro, e simplesmente o "achismo"... que por sinal contraria matérias em diversos sites:

Motonline:
Lembre-se que os pneus ficam não apenas gastos, mas também velhos. Desde o momento em que o pneu sai da linha de montagem ele já entra no seu período de envelhecimento. A mistura do pneu tem elementos naturais e sintéticos que perdem sua capacidade mesmo sem nunca rodar nem um quilômetro sequer. Portanto, fique de olho nos pneus de motos que rodam pouco.
Matéria completa: http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-pneus.html

Não sei se deve ou não se levar isso ao pé da letra... vi em outro site, Moto.com.br:
A média de vida de um pneu está na casa dos 15.000 km. No entanto, alguns fatores como tipo do desenho, tipo da pista, condições atmosféricas, características da motocicleta e estilo de pilotagem podem aumentar ou diminuir sua vida útil. Fique atento para o desgaste excessivo ou desalinhado na banda de rodagem. Na dúvida, peça para um profissional realizar o alinhamento das rodas.
Matéria completa: http://www.moto.com.br/motodicas/conteudo/4866.html

E eu na verdade rodei 45.000km com o da frente e média de 22.000km com cada traseiro e essa será a primeira troca do conjunto, por esse motivo que estou querendo comprar no mesmo fornecedor os pneus traseiros e dianteiros...como visto acima seria recomendável então que ambos fossem do mesmo fornecedor e quanto mais largo melhor... sem exageros, claro!

Uma opção que me comentaram é a Dunlop, porém não achei site nacional com conteúdo, apenas no site americano algumas configurações:
Dunlop D404 Rear(Pneu traseiro)

140/90-15 70H BW 32NK-45 (Medida do Metzeler original)
150/90-15 74H BW 32NI-50 (Tem da Michelin)
150/90-15 74H WWW 32NM-50 (não sei o que www, seria web? ;) )
:?:
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CUBAS
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09 Set 2007, 22:19

está chegando a hora de trocar o pneu traseiro ..o Jovi tinha colocado um 150/90/15 e não lembro se ficou legal .. carregado não pega nas laterais do para-lama ?? abraços à todos !!!
Jovi
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10 Set 2007, 10:33

Fala Cubas!!!

Então, estamos discutindo sobre pneu aqui: viewtopic.php?t=184

De qualquer forma a resposta é que pega sim, com garupa, quando passa em lomadas pega... algumas pessoas na época me disseram para deixar bem duro o ajusto do amortecedor traseiro... coloquei no meio e pegou um pouco menos, depois de um tempo de desgaste não pegou mais...

Lá fora, usam 150/80 15, mas como verá na discussão de pneus difícil de encontrar... aliás chegamos até concluir que seria melhor importar...

Sobre a relação a minha última coloquei com retentor mas comprei as partes usando as medidas que temos no tópico de peças genéricas: viewtopic.php?t=7

Bom te ver por aqui!

:wink:
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CUBAS
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11 Set 2007, 22:06

Valeu Jovi .... mas este 150/80/15 não pega ? mesmo com garupa e um alforge que parece um guarda-roupa de tão grande ? e ele existe no aqui no Brasil ? boa semana a todos !
rafaeladvogado
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12 Set 2007, 07:49

CUBAS escreveu:Valeu Jovi .... mas este 150/80/15 não pega ? mesmo com garupa e um alforge que parece um guarda-roupa de tão grande ? e ele existe no aqui no Brasil ? boa semana a todos !
:shock: quantos metros quadrados tem este alforge ? hehehehheheeeee dá pra levar uma geladeira dentro ? heheee

abraço :wink:
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Jovi
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12 Set 2007, 09:08

CUBAS escreveu:Valeu Jovi .... mas este 150/80/15 não pega ? mesmo com garupa e um alforge que parece um guarda-roupa de tão grande ? e ele existe no aqui no Brasil ? boa semana a todos !
Acho que não pega Cubas, por que o 90 pegou pouco, somente quando passava mais rápido numa lombada e depois de um certo desgaste ele parou de pegar... então penso que ele seria perfeito... mas não vende no Brasil...

O Well recomendou até comprar do Richard(importar) e correr o risco de ser taxado...
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19 Set 2007, 11:55

Resolução proíbe totalmente as importações de pneus para motocicletas e veículos de três rodas dos países do Mercosul.

Porém em relação a pneus usados...

Alguém sabia que importávamos pneus usados? :shock:

Para motos isso seria meio absurdo...

Fonte: Folha
Link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinh ... 9494.shtml
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rafaeladvogado
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19 Set 2007, 13:03

joviman escreveu: Alguém sabia que importávamos pneus usados? :shock:

E tu sabia que pneu usado é lixo... daí os países como por exemplo USA... exportam para o brasil os pneus usados...

qual seria o motivo??? ao se livrar de pneus usados não precisam se preocupar com o destino dos pneus após estarem estragados...

Os pneus BSCOOLWAY são feitos com pneus usados, ou seja eles reciclam pneus usados.... porém conforme me informaram... eles reciclam estes pneus que eles importam...... ou seja... benefício 0% para o Brasil... (não confirmei esta informação) porém como é Brasil... o provavel é que seja verdade...

Importar Pneus usados é piada... isso sim deveria ser proibido... que saudade do COLLOR QUE LIBEROU AS IMPORTAÇÕES.... QUE SAUDADE DAQUELES ANOS...

Solução é ir rodando na Argentina ou Uruguai e voltar rodando com pneus novos pela metade do preço...

Outra solução é o Brasil fabricar produtos baratos.. daí ninguém vai importar nada... mas infelizmente eles não fazem isso... daí nos empurram produtos caríssimos e vendem o mesmo produto pela metade do preço para o Paraguay... daí os brasileiros vão lá e compram o pneu que foi fabricado no Brasil... exportado para outro país e mesmo assim é mais barato do que comprar aqui...

viva o Brasil... :evil:
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Jovi
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19 Set 2007, 13:09

Rafa,

Mas os BSCoolway aí, eu conhecia, para carros... já usei deles...

Em motos nunca ouvi falar...

Todo mundo fala que recuperar pneu de moto é furada... então quem é a empresa que importa isso e vende no Brasil? :idea: :roll:

De qualquer forma ficou restringido essa importação agora... o Brasil não vai mais importar, deliberando apenas a cota mínima aos vizinhos...
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