Meus caros professores da arte da mecânica de motos,
Fui hoje numa concessionária Shineray, para negociar uma XV-250 para um amigo meu, e vi uma Sport Bike 200cc, muito bonitinha...
Pedi para "ouvir" o motor dela, depois de ter "ouvido" o motor da Custom, e não resistindo, montei na bicha e dei umas boas aceleradas...
A moto trepida bastante, e a vibração é sentida muito forte, pois o tanque dela é bastante alto e os joelhos quase "abraçam" ele...
Ao questionar isso ao vendendor, ele confirmou e disse que o motivo de toda aquela vibração era o fato do motor daquela 200cc era varetado, enquanto que o da Custom era de corrente-comando...
Eu fiz cara de paisagem, e sai de fininho, pois não tinha entendido nada....
E ai, quem vai tirar esta pobre alma da escuridão da ignorância???
Russo?? Jbrigagao?? Vegasus?? Jovi??
Motor Varetado ou Corrente de Comando
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Glaucio "Mano" Frazão
Lobos do Asfalto Grupo de Motociclistas - Recife/PE
Lobos do Asfalto Grupo de Motociclistas - Recife/PE
Realmente os motores varetados são mais dificeis de projetar comandos de valvulas que tenham um bom rendimento em todas as rotações, então mormalmente os projetistas sacrificam um pouco a marcha lenta em beneficio das rotações médias, mas eu não sei o quanto que isso pode interferir na moto que você testou porque eu não a conheço, resumindo, pode ter sido só conversa de vendedor mesmo...hehe.
Pensei que comando por vareta e motor 2T já estavam a aposentados... mas deve ser sobra e eles desovam no terceiro mundo.
- William Nushi
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Assim como eu também já tive essa duvida por estar comprando uma 200cc varetada.
Encontrei esse link que me ajudou muito.
Varetado = OHV
OHC = corrente de comando.
http://sobremotos.solupress.com/sobremo ... cleid=3220
O varetado, a troca de óleo deve ser feita a cada 1.000km rodados (recomendado), requer maior atenção nesse requisito, pois as varetas estão o tempo todo trabalhando, enquanto o de corrente de comando é a cada 3.000km rodados.
Varetado, consome um pouco mais combustivel, nada significativo e tem extremamente menos manutenção, aguenta muito mais tempo, tanto que os motoboys preferem a Fan 125 varetado, do que as CG 125 de corrente de comando, pois não aguentam o tranco da profissão.
Eu comprei a minha custom 200cc varetada, e estou satisfeitíssimo, pois o ronco do motor e a "trepodação" da um ar de 600cc, chama muita atenção por onde passa.
Vale a pena ambos modelos.
Mas de acordo com sua necessidade.
Encontrei esse link que me ajudou muito.
Varetado = OHV
OHC = corrente de comando.
http://sobremotos.solupress.com/sobremo ... cleid=3220
O varetado, a troca de óleo deve ser feita a cada 1.000km rodados (recomendado), requer maior atenção nesse requisito, pois as varetas estão o tempo todo trabalhando, enquanto o de corrente de comando é a cada 3.000km rodados.
Varetado, consome um pouco mais combustivel, nada significativo e tem extremamente menos manutenção, aguenta muito mais tempo, tanto que os motoboys preferem a Fan 125 varetado, do que as CG 125 de corrente de comando, pois não aguentam o tranco da profissão.
Eu comprei a minha custom 200cc varetada, e estou satisfeitíssimo, pois o ronco do motor e a "trepodação" da um ar de 600cc, chama muita atenção por onde passa.
Vale a pena ambos modelos.
Mas de acordo com sua necessidade.
"Quando viajo de carro aprecio a paisagem... Quando viajo de moto faço parte dela"
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- Registrado em: 13 Jun 2013, 19:16
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Prezados,
quanto a parte técnica não sei dizer, mas é tipo indestrutível esse motor, o da minha ML 125cc 1983 estourou na ida para Campo Grande, a 70 kms da cidade de Três Lagoas.
Prefiro o varetado, afinal quanto menas partes móveis, mais difícil de estragar.
Rebentou a parte de baixo do motor, mais precisamente a gaiola, mas aproveitei o virabrequim, bloco inferior completo e cabeçote. O resto foi colocado novo, cilindro, pistão, anéis, biela e coisa e tal.
Fui socorrido na estrada pelo Moto Clube de Macaé, na pessoa de Ailton Mendes, presidente na época, que fez uma barreira na estrada e arrumou uma pick-up onde levamos a moto até a autorizada da Honda em Três Lagoas.
Estava com mais de 150 mil kms e só levou 5 horas para ser reconstruído e seguir viagem, e está nela até hoje, só tendo trocado gaiola e anéis.
É muito econômica, em caso de viajem troco o óleo a cada 1000 kms. Na estrada cheguei a fazer 45 kms com um litro, com uma média entre 80 e 100 por hora.
Fiz com ela o Iron Butt em 2005, tendo rodado 1622 kms em 22 horas e 25 minutos, estabelecido e reconhecido pela associação "IBA"
Rodei com ela até 2006, quando fui atropelado. Voltei a rodar novamente com ela em 2010. Continuei rodando com ela até 2013, quando consegui com a ajuda da família comprar a Suzana.
Quem diz que ela vibra muito está mentindo. Em realidade ela não é uma pequena moto, ela é uma mantegueira. Você coloca um litro de leite no bagageiro e ao chegar ao destino pode vender um litro de manteiga.
Ainda tenho ela e está anunciada para venda.
Ovelha
Loroteiro uma barbaridade
quanto a parte técnica não sei dizer, mas é tipo indestrutível esse motor, o da minha ML 125cc 1983 estourou na ida para Campo Grande, a 70 kms da cidade de Três Lagoas.
Prefiro o varetado, afinal quanto menas partes móveis, mais difícil de estragar.
Rebentou a parte de baixo do motor, mais precisamente a gaiola, mas aproveitei o virabrequim, bloco inferior completo e cabeçote. O resto foi colocado novo, cilindro, pistão, anéis, biela e coisa e tal.
Fui socorrido na estrada pelo Moto Clube de Macaé, na pessoa de Ailton Mendes, presidente na época, que fez uma barreira na estrada e arrumou uma pick-up onde levamos a moto até a autorizada da Honda em Três Lagoas.
Estava com mais de 150 mil kms e só levou 5 horas para ser reconstruído e seguir viagem, e está nela até hoje, só tendo trocado gaiola e anéis.
É muito econômica, em caso de viajem troco o óleo a cada 1000 kms. Na estrada cheguei a fazer 45 kms com um litro, com uma média entre 80 e 100 por hora.
Fiz com ela o Iron Butt em 2005, tendo rodado 1622 kms em 22 horas e 25 minutos, estabelecido e reconhecido pela associação "IBA"
Rodei com ela até 2006, quando fui atropelado. Voltei a rodar novamente com ela em 2010. Continuei rodando com ela até 2013, quando consegui com a ajuda da família comprar a Suzana.
Quem diz que ela vibra muito está mentindo. Em realidade ela não é uma pequena moto, ela é uma mantegueira. Você coloca um litro de leite no bagageiro e ao chegar ao destino pode vender um litro de manteiga.
Ainda tenho ela e está anunciada para venda.
Ovelha
Loroteiro uma barbaridade