Identificar situação da mistura pela vela

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Dedenis
Mensagens: 87
Registrado em: 19 Out 2015, 12:33
Localização: Taboão da Serra

Ola pessoal,

Desculpe se abri um tópico que já existe mas fiz uma pesquisa no forúm e não localizei nenhum tópico falando sobre a coloração da vela.

Enfim, estou tentando dar uma melhorada no desempenho da minha Intruder sem fazer alterações pesadas e/ou estruturais, no caso coloquei um filtro de ar esportivo e estou tentando regular a mistura de forma que atinja o ideal, porém estou tendo dificuldade em identificar na vela quando esta rica ou pobre, pois na internet localizei poucas fotos e cada uma é de um jeito.

Quando a mistura esta pobre a vela realmente chega a não escurecer aquela parte do anel em volta do eletródo central? Pois a minha vela antiga estava com um pouco de fuligem, comprei uma nova e testei com o filtro de ar menos restritivo e o anel ainda escureceu, porém não tinha mais fuligem e ia ficando mais claro a medida que o anel ia chegando próximo aquela parte do aterramento (Detalhe, a vela estava zerada e andei 27 kilometros com ela antes de tirar essas fotos):

Imagem

Imagem

Imagem


Abçs!
Viajar na Trudinha? Bora!
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

não é com esse fim de saber mistura rica ou pobre, mas pode ajudar a descobrir até outras coisas
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... -Velas.pdf

mas falo q isso é um ajuste bem superficial e longe de bom....
até mesmo com injeção eletrônica e sonda lambda narrow o ajuste esta longe do ótimo...pra conseguir o melhor dos ajustes o correto seria usar a sonda wide band, e fazer o acerto c ela....pode priorizar desempenho ou economia....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Dedenis
Mensagens: 87
Registrado em: 19 Out 2015, 12:33
Localização: Taboão da Serra

SemControle escreveu: 10 Ago 2017, 19:38 não é com esse fim de saber mistura rica ou pobre, mas pode ajudar a descobrir até outras coisas
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... -Velas.pdf

mas falo q isso é um ajuste bem superficial e longe de bom....
até mesmo com injeção eletrônica e sonda lambda narrow o ajuste esta longe do ótimo...pra conseguir o melhor dos ajustes o correto seria usar a sonda wide band, e fazer o acerto c ela....pode priorizar desempenho ou economia....
Durante a minhas pesquisas na net chequei a dar uma olhadinha neste e outros guias, porém cada um parecer mostrar velas de aspectos diferentes ai fiquei perdido kkk.

Realizando alguns testes antes do filtro esportivo constatei que ganho um pouco de desempenho ao aumentar a proporção de combustível na mistura, então agora estou tentando confirmar como ficou a mistura após o filtro esportivo para verificar se posso ou não aumentar mais a proporção de combustível. Sei que provavelmente vai consumir mais mas é um preço que estou disposto a pagar.

Ao colocar o filtro esportivo tive a impressão que houve uma melhora em baixa/media rotação e piora em alta rotação, pelo que pesquisei isso seria sintoma da mistura estar pobre, porém a vela continua com o anel na coloração preta, porém sem fuligem, queria ter certeza que o que indica a mistura ficando rica em um nível nocivo fosse a fuligem e não a coloração preta (Esse é o estado da vela após rodar 74km com ela):


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Viajar na Trudinha? Bora!
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

provavelmente a coloração deve ser avaliada imediatamente após uma boa acelerada, da mesma forma q se fazia antigamente com a preparação de carros, montava, dava uma boa puxada, já desligava, retirava a vela pra saber da mistura, digo antigamente pq hj em dia se trabalha com equipamentos bem mais avançados q esse empirismo todo....

qnd montei meu carro achei q estava bom, foi acertado pela sonda lambda normal do carro, e sai da oficina com 1,5 de pressão, andava bem, amaciei o motor e pedi pra um preparador regular direito (já q tem experiência), e com pressão baixa, ai foi acertado com 0,8 de pressão, achei q andava mais do q inicialmente, mesmo com metade da pressão praticamente, na ultima vez, deixei em uma oficina q trabalha com a wide band pra toda uma revisão, qnd peguei o carro achei q era muito a pressão inicial do combustível, quase 3X maior q antes, mas vou te falar, os mesmo 0,8 de turbo nem o demônio alcançava o carro, (não é atoa q vendi, em 3 meses o novo dono deu PT no carro), por isso não confio tanto nisso de ficar vendo cor de vela mais, se quer realmente ter um mínimo de certeza de algo, use pelo menos uma sonda lambda normal, e um hallmeter ou voltímetro nela pra ter uma noção melhor, a tecnologia esta do nosso lado, não devemos lutar tanto contra.....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder