CB 450 DX - miolo de ignição (c/ diagrama) [AJUDA ELÉTRICA]

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

tchago
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2011, 16:06
Localização: Maringá

To me batendo pra decifrar uma parada no diagrama elétrico da CB450: quero trocar o miolo da chave, tá bem desgastado, não para na posição correta, a chave fica bamba no contato também.

Vi no diagrama a nomenclatura dos sete pinos do conector de 8, e não to conseguindo entender. Ficou mais ou menos assim:

Imagem

tentando transcrever:

Código: Selecionar todos

INTERRUPTOR DE IGNIÇÃO (iG) pro INTERRUPTORES DE PARTIDA, MOTOR, LUZES (iPML):

TL1 (iG) -> fusível -> P (iPML)

TL2 (iG) -> Luz de Posição (farol) e lanterna e freio (traseira)

BAT2 (iG) -> Retificador

BAT1 (iG) -> fusível principal -> Interruptor Magnético de 
Partida

IG (iG) -> IG (iPML)

E (iG) -> E (iPML)

PA (iG) -> fusível -> Relê de Emergência

Não sei se deu pra entender essa parte escrita To com dificuldade pra achar um miolo de ignição que tenha todos esses pinos no conector (7, em um conector de 8 pinos), ou ao menos, os essenciais. Daí não consigo identificar quais seriam os essenciais. O que deduzi:

TL1 e TL2 são as luzes de posição. - NÃO ESSENCIAL
BAT2 é terra, e é conectado em outros lugares - NÃO ESSENCIAL
BAT1 vai pro fusível principal e pra bateria. - ESSENCIAL?
IG é de IGnição, essencial, claro.
E - positivo das luzes da moto? distribui pro painel e lâmpadas. ESSENCIAL?
PA - relê de emergência. me perdi.

Quem puder me ajudar nessa ganha um abraço virtual! 8)
XVS 650 2004
XV 250 1997
CB 450 1984
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Já tentou o reparo desse miolo danificado?
Verifica em chaveiros de veiculos pois eles consertam e até trocam segredos de miolos e fechaduras.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
tchago
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2011, 16:06
Localização: Maringá

Beto, na verdade eu não considerei o reparo porque pensei em substituir o contato por um menor, mais compacto, e reposicioná-lo em outro lugar, como no quadro, próximo ao carburador, ou logo abaixo do tanque.
XVS 650 2004
XV 250 1997
CB 450 1984
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Pois é, a minha ignição vou colocar em baixo do tanque junto com o CDI.

Mas até queria usar uma do tipo automovel que desse a partida nela mesma girando a chave ao invés do botão no guidon. Não sei como funciona a fiação dela pois não precisei bater fiação, vou manter a original por enquanto.
Imagem
tchago
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2011, 16:06
Localização: Maringá

Descoberto o mistério: as vias no conector são de alimentação. Logo, não são passiveis de descarte. A solução seria, na troca de um miolo de contato com menos vias, a adaptação do chicote do miolo de forma que todos os fios de alimentação passassem a ser um só (o que, a grosso modo, já emplacou como gambiarra, mas pode ser feito com conectores e muito capricho), ou manter o miolo original, que está gasto, com mal contato e pode ser recuperado em um chaveiro automotivo. A posição não me agrada, já que originalmente ele fica entre o painel e o guidão. Talvez, com um pouco de esmero e paciência, eu transfira o miolo original que é muito grande e precisa ficar "escondido" em algum lugar no quadro da moto.
XVS 650 2004
XV 250 1997
CB 450 1984
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

A principio vou deixar aqui:

Imagem
Imagem
tchago
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2011, 16:06
Localização: Maringá

jóia

era por aí que tava pensando em colocar, também!

edit: tem como bater uma foto mais de perto desse suporte de aço que vc colocou? ;)
XVS 650 2004
XV 250 1997
CB 450 1984
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

tchago escreveu:jóia

era por aí que tava pensando em colocar, também!

edit: tem como bater uma foto mais de perto desse suporte de aço que vc colocou? ;)
São 2 "L" de metal de desentortei, ficam presos nos furos por trás do CDI e depois no corpo da ignição. É pra ser provisório, mas talvez eu pinte as duas peças e fique definitivo.

Imagem
Imagem
tchago
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2011, 16:06
Localização: Maringá

cros escreveu: É pra ser provisório, mas talvez eu pinte as duas peças e fique definitivo.
Pô, ótima solução! Tô pra adotar a idéia.
XVS 650 2004
XV 250 1997
CB 450 1984
tchago
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2011, 16:06
Localização: Maringá

descobri o problema do miolo da chave. estava ruim pra virar e enroscando um pouco. abri tudo e limpei bem. o problema é que a tampa traseira do miolo tá trincada e faltando um dos pinos de encaixe. quando a chave gira, o contato acaba fazendo pressão nessa tampa traseira. daí, com a falta do terceiro pino, a coisa toda não funciona.

to considerando mesmo trocar o contato por um "simprão" de bros ou cg, juntar as seis vias de alimentação em uma e economizar bastante com a diferença de preço.
XVS 650 2004
XV 250 1997
CB 450 1984
Responder