Moto instável: puxando pros lados

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
montez85
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Jan 2014, 10:33
Localização: Garopaba

Ola,

Sou novo no forum, mas gostaria de tirar uma dúvida com os amigos do motoscustom.
Recentemente comprei uma intruder 250 que estava parada. Várias coisas precisam ser feitas nela para deixá-la 100%, mas uma coisa que me incomoda muito, é a instabilidade que ela está. A princípio meu mecânico disse que era a bucha da balança que estava com problema. Mandei refazer a peça, e troca-la. Feito. Ela continua puxando para os lados. Levei no meu mecânico novamente, logo, ele constatou que o problema deveria ser que o pneu traseiro (pirelli 120/90-16, mt63s Mandrake, é a descrição que se encontra no pneu) estava torto (realmente isso estava nitido ao girar a roda). Por ser uma roda de aro, ele disse que não existe muita solução, que mesmo que esvazie, acerte e balanceie logo logo voltaria a ficar torto, pois os raios iriam ceder e blábláblá.

Como não entendo de mecânica, não sei se a informação procede, e gostaria de ter da parte de vocês opiniões e sugestões de como proceder.

Grato pela atenção.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Neste caso o que é que ele pretendia trocar? Aro e raios? Pois o cubo da roda traseira está bom, certo? Já tem o custo disso?

Pela descrição a instabilidade é apenas traseira, certo? Pois pode ocorrer instabilidade na roda dianteira também e nesse caso aparece mais um item para verificar/trocar que é o óleo das bengalas.
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Montez a primeira coisa a fazer é TROCAR DE MECANICO pois ele já deveria ter visto a tal tortuosidade já na primeira avaliação. O que estaria torto seria a roda ou o pneu? se for o pneu nada tem a ver com raios ceder mas se for a roda ai tem conserto sim ou troca do aro.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
montez85
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Jan 2014, 10:33
Localização: Garopaba

Oi Beto, levei a moto em outro mecânico, e ele condenou o pneu da moto por estar muito torto. Uma coisa que esqueci de mencionar, é que o pneu traseiro está com câmara de ar aro 17, sendo que o aro da intruder 250 é aro 16. Levei a moto para ser revisada e no fim das contas, meu mecânico disse que trocando a câmara provavelmente resolveria o problema da instabilidade traseira, pois a mesma estava instável dentro do pneu, por ser maior do que o aro. Encomendei a câmara, trocou e o problema persistiu. Então a culpa se tornou do pneu (novamente). Segundo ele, preciso trocar esse pneu o mais rápido possível, pois essa tortuosidade do pneu (que puxa a moto para os lados, e faz a moto trepidar) pode afetar a bucha da balança, relação e amortecedores da moto se não for trocado.
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Realmente se o veiculo fica muito tempo parado sem rodar acaba danificando os pneus que ficam muito tempo na mesma posição e ainda mais se eles murcharam.
Talvez seja possivel um teste: dá um cafe pra um borracheiro e pede um pneu meia boca emprestado coloca na moto e dá umas voltas pra ver se o problema some, se sumir é só colocar um pneu novo e se continuar é partir para melhor analise.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Responder