O que é manutenção preventiva?
É uma revisão periódica e sistêmica em equipamentos como veículos, máquinas industriais, dentre outros, que é baseado em histórico de quebras em funcionamento, ou histórico de revisões periódicas realizadas. Ou seja, é a revisão que fazemos para garantir a integridade e confiabilidade da motocicleta durante seu uso.
A não realização da manutenção preventiva acarreta as ocorrências de manutenção corretiva, que normalmente são mais caras e danificam outras peças da motocicleta que trabalham em conjunto, como por exemplo, o final da pastilha de freio desgasta o disco de freio.
A motocicleta é uma maquina mecânica, sendo assim, sujeita a desgastes e quebras das peças e partes moveis.
Regularmente analisamos a quilometragem da motocicleta, pois nas motos de uso urbano, é um bom método de medir o uso. Nas motos de competição e fora de estrada “Off Road”, utilizamos um horímetro que mede, em horas, o tempo de uso do motor.
Temos alguns itens importantes que necessitam verificação periódica, tais como, sistema de freio, lubrificação, suspensão, sistema de transmissão, pneus e elétrica.
Envio algumas sugestões do ESPAÇO 2 RODAS:
Lubrificantes: Verificar o nível do óleo do motor semanalmente. Troca do óleo de motor a cada 1.000km para óleos minerais e 3.000km para semi-sintáticos e sintéticos. Ambos a cada 6 meses da ultima troca, o que ocorrer primeiro.
Verificar motores que utilizem diferentes óleos para embreagem e câmbio, verificar o manual do fabricante ou troca a cada 10.000km.
Sistema de freio à tambor: Verificar o desgaste das lonas de freio mensalmente, regulando a folga do pedal/manete
Sistema de freio à disco: Verificar o desgaste das pastilhas mensalmente. Troca do fluido de freio a cada 6 meses.
Sistema de transmissão por correia: verificar mensalmente o desgaste da correia.
Sistema de transmissão por eixo cardan: Verificar a cada troca de óleo do motor o nível do fluido do diferencial traseiro e troca do óleo a cada 10.000km
Sistema de transmissão por corrente: Verificar semanalmente a folga da corrente, ajustando conforme recomendação do fabricante. Limpar e lubrificar a corrente semanalmente com produto específico para corrente. NÃO utilizar graxa, pois a mesma não lubrifica as partes internas da corrente e acumula sujeira, tornando uma pasta abrasiva (lixa)
Pneus: Verificar a cada abastecimento a calibragem dos pneus, utilizando a pressão recomendada pelo fabricante. Ficar atendo às marcas de desgaste, para evitar furos prematuros e falta de aderência por desgaste.
Suspensão: Verificar mensalmente folgas na caixa de direção, vazamento nas bengalas e folga no quadro elástico (suspensão traseira). A cada 10.000km, troca do fluido da suspensão dianteira e lubrificação dos rolamentos da caixa de direção.
Elétrica: Verificar semanalmente o funcionamento das lâmpadas de farol alta e baixo, setas, lanterna traseira e freio (manete de freio dianteiro e pedal de freio traseiro). Também verificar o funcionamento da buzina. Ficar atendo sempre que ligar o motor da motocicleta, a qualidade de partida devido à bateria, se necessário dar uma carga lenta.
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Felipe A. Bampa Scattolini, engenheiro mecânico, preparador de motocicletas e diretor do Espaço 2 Rodas. www.espaco2rodas.com.br
Dicas do mecânico: Importância da manutenção
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Ótimo tópico, pessoal.
Gostei muito da newsletter, excelente idéia!
Gostei muito da newsletter, excelente idéia!
Boa ideia sua, em divulgar este texto;
são atitudes simples que todos que lemos dizemos, "ah! disto eu já sabia".
no entanto todos esquecemos de tomar tais precauções. hehehehe.
valeu.
são atitudes simples que todos que lemos dizemos, "ah! disto eu já sabia".
no entanto todos esquecemos de tomar tais precauções. hehehehe.
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