Dicas do mecânico: Importância da manutenção

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Felipe Bampa
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Nov 2012, 09:23

O que é manutenção preventiva?

É uma revisão periódica e sistêmica em equipamentos como veículos, máquinas industriais, dentre outros, que é baseado em histórico de quebras em funcionamento, ou histórico de revisões periódicas realizadas. Ou seja, é a revisão que fazemos para garantir a integridade e confiabilidade da motocicleta durante seu uso.
A não realização da manutenção preventiva acarreta as ocorrências de manutenção corretiva, que normalmente são mais caras e danificam outras peças da motocicleta que trabalham em conjunto, como por exemplo, o final da pastilha de freio desgasta o disco de freio.
A motocicleta é uma maquina mecânica, sendo assim, sujeita a desgastes e quebras das peças e partes moveis.
Regularmente analisamos a quilometragem da motocicleta, pois nas motos de uso urbano, é um bom método de medir o uso. Nas motos de competição e fora de estrada “Off Road”, utilizamos um horímetro que mede, em horas, o tempo de uso do motor.
Temos alguns itens importantes que necessitam verificação periódica, tais como, sistema de freio, lubrificação, suspensão, sistema de transmissão, pneus e elétrica.

Envio algumas sugestões do ESPAÇO 2 RODAS:

:idea:Lubrificantes: Verificar o nível do óleo do motor semanalmente. Troca do óleo de motor a cada 1.000km para óleos minerais e 3.000km para semi-sintáticos e sintéticos. Ambos a cada 6 meses da ultima troca, o que ocorrer primeiro.

Imagem

Verificar motores que utilizem diferentes óleos para embreagem e câmbio, verificar o manual do fabricante ou troca a cada 10.000km.

:idea:Sistema de freio à tambor: Verificar o desgaste das lonas de freio mensalmente, regulando a folga do pedal/manete

:idea:Sistema de freio à disco: Verificar o desgaste das pastilhas mensalmente. Troca do fluido de freio a cada 6 meses.

Imagem

:idea:Sistema de transmissão por correia: verificar mensalmente o desgaste da correia.

:idea:Sistema de transmissão por eixo cardan: Verificar a cada troca de óleo do motor o nível do fluido do diferencial traseiro e troca do óleo a cada 10.000km

:idea:Sistema de transmissão por corrente: Verificar semanalmente a folga da corrente, ajustando conforme recomendação do fabricante. Limpar e lubrificar a corrente semanalmente com produto específico para corrente. NÃO utilizar graxa, pois a mesma não lubrifica as partes internas da corrente e acumula sujeira, tornando uma pasta abrasiva (lixa)

:idea:Pneus: Verificar a cada abastecimento a calibragem dos pneus, utilizando a pressão recomendada pelo fabricante. Ficar atendo às marcas de desgaste, para evitar furos prematuros e falta de aderência por desgaste.

:idea:Suspensão: Verificar mensalmente folgas na caixa de direção, vazamento nas bengalas e folga no quadro elástico (suspensão traseira). A cada 10.000km, troca do fluido da suspensão dianteira e lubrificação dos rolamentos da caixa de direção.

:idea:Elétrica: Verificar semanalmente o funcionamento das lâmpadas de farol alta e baixo, setas, lanterna traseira e freio (manete de freio dianteiro e pedal de freio traseiro). Também verificar o funcionamento da buzina. Ficar atendo sempre que ligar o motor da motocicleta, a qualidade de partida devido à bateria, se necessário dar uma carga lenta.

---------------------------------------------------
Felipe A. Bampa Scattolini, engenheiro mecânico, preparador de motocicletas e diretor do Espaço 2 Rodas. www.espaco2rodas.com.br
Kenny
Mensagens: 527
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:33
Localização: Maceió

Ótimo tópico, pessoal.
Gostei muito da newsletter, excelente idéia!
Kenny
******
Leia o manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"
http://ow.ly/2TnSj
Wolff
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Nov 2011, 17:04
Localização: Florianópolis

Boa ideia sua, em divulgar este texto;
são atitudes simples que todos que lemos dizemos, "ah! disto eu já sabia".
no entanto todos esquecemos de tomar tais precauções. hehehehe.


valeu.
Responder