Relação: Lubrificação & Manutenção

Ferramentas, peças e manutenção de motos

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Moura
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Lá vai mais uma da serie minha primeira moto..rsrsrs

li em algum topico algo de lubrificar a corrente, (não quis mudar o assunto do topico com medo do Jovi, por isso abrir um topico novo), ai veio a minha duvida eu nunca fiz isso, e não parece ser algo tão dificil para ser feita só nas revisões, então pergunto a vcs o seguinte:

Que produto eu uso: oleo? graxa? algum tipo de lubrificante? manteiga??..

Tenho que limpar a corrente antes? ou é só passar por cima mesmo?

Em quanto e quanto Km devo fazer isso????

bom em fim, qualquer dica que vcs possam dar pra esse projeto de motociclista aqui presente, eu agradeço... :lol: :lol: :lol:
Paulo Moura
Russo
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Ae Kamerad Moura:

A corrente deve ser limpa e lubrificada a cada 500 kms se rodar só no asfalto, e a cada 300 km se pegar muita poeira. Deve ser lubrificada também depois de pegar uma chuva muito forte.

Para limpar a corrente, coloque a moto no cavalete central, forre o chão com pano velho ou jornal e limpe-a com querosene utilizando um pincel.

A seguir, remova o excesso de querosene com um trapo e aplique um lubrificante, que pode ser:

- óleo SAE 120
- óleo SAE 90
- lubrificante em spray (chain lub)
- graxa branca

Em viagens longas, deve-se re-aplicar lubrificante na corrente a cada 250 ~ 300 km (normalmente a cada duas paradas para abastecimento).

Não esqueça de verificar a tensão da corrente a cada 1.000 km. A corrente deverá ser esticada se a tensão estiver muito frouxa.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Jovi
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Bom,

O Russo já passou a frequência recomendada.

Eu particularmente não sigo, mas também comprometo a durabilidade da minha relação por isso... Faço uma lubricação à cada 3.000km acho, ando todo dia...

Eu recomendo correntes com retentor, duram mais que as normais. Uso graxa branca e para aplicar, coloco a moto no cavalete central, engato a primeira e solto a embreagem aos poucos... dai a roda fica girando e obviamente a corrente também e vou aplicando a graxa aos poucos... :idea:
não quis mudar o assunto do topico com medo do Jovi, por isso abrir um topico novo
Se alguém ver isso vai pensar que sou um tirano! :P :P
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
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Moura
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joviman escreveu: coloco a moto no cavalete central,

Ambos falaram de cavalete central, mas eu não tenho isso (bom eu acho que não), teria outra solução pra isso??
Paulo Moura
cros
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Moura escreveu:Ambos falaram de cavalete central, mas eu não tenho isso (bom eu acho que não), teria outra solução pra isso??
Quando eu não tinha eu ficava empurrando ela pra trás e pra frente, até onde dava espaço, é a unica maneira, pode tbm, (mas é mais caro e sei lá) usar um macaco para levantar a moto.
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Russo
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cros escreveu:
Moura escreveu:Ambos falaram de cavalete central, mas eu não tenho isso (bom eu acho que não), teria outra solução pra isso??
Quando eu não tinha eu ficava empurrando ela pra trás e pra frente, até onde dava espaço, é a unica maneira, pode tbm, (mas é mais caro e sei lá) usar um macaco para levantar a moto.
Ae Kamerads:

Eu ví esse filminho que mostra o Rollastand no Youtube. É um dispositivo para auxiliar na lubrificação de correntes de motos sem cavalete.

<object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/kk-TpDhljbw&hl ... ram><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/kk-TpDhljbw&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object>

Me animei e fiz um par deles prá mim:

<object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/dYjS2JxrqQI&hl ... ram><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/dYjS2JxrqQI&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object>
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Moura
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Russo,

Demorou pra vc fazer isso em serie e sair vendendo, bem util, não só pra lubricicar a corrente como tambem pra limpar a roda e o pneu, sempre deixo a parte que fica dentro do paralama suja, por preguiça de ter que puxar ela pra frente ou pra tras como o Cros comemtou...
Paulo Moura
Russo
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Ae Kamerad Moura:

O problema é que eu fabrico peças e acessórios para as minhas motos em casa, como hobby, com meu parco ferramental nos momentos de folga.
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Jovi
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Russo,

Parabêns, ficou ótima a peça! :wink: :idea:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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wellrod
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só cuidado pra não fazer igual um senhor que vi numa reportagem... ele colocou a moto no cavalete, engrenou a primeira e foi passar a graxa... num determinado momento de distração a coroa decepou seu dedo...
de preferência, evitem a pressa!!! façam com o máximo de cuidado as coisas!!!
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Wellington Rodrigues
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