Relação: Lubrificação & Manutenção

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Avatar do usuário
Wagner Diniz
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Out 2008, 16:24
Localização: Arujá

Bom, olá irmãos, eu particularmente gostei muito de usar oleo 90, senti que a transmissão ficou bem macia e a durabilidde é maior. Abraços..
SOMBRA

VIA BRASIL MC
ARUJÁ-SP
Yan.Metal
Colaborador
Mensagens: 1246
Registrado em: 05 Jul 2008, 03:56
Localização: Juiz de Fora - MG

Russo fique em dúvida, você disse para usar querozene na corrente para limpa-la, antes de aplicar o óleo, mas e se a corrente tiver O ring, não vai estragar a borracha?? E o Oleo SAE 120 e 140 Ele não sai mais fácil? E no manual da maioria das motos não é recomendado o 90? Mas por que muitos afirmam que o SAE 140 é melhor?

E só disvirtuando um pouquinho, fico de cara com você Russo, você é o cara dos livros "faça para você mesmo em 10 liçoes" e como diz a propaganda so Sebrae você "bota pra fazer". :D :D
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
DE LAMARE
Mensagens: 147
Registrado em: 13 Nov 2008, 14:13
Localização: Rio de Janeiro

Russo,

Parabéns, realmente ficouy muito bom!!

Se voce me permite vou tentar fazer um igual aqui no RJ, pois toda vez que vou lubrificar a corrente é aquele "parto".

Abraços.
Avatar do usuário
Santista
Mensagens: 461
Registrado em: 26 Set 2007, 09:44
Localização: Santos

Fiz uma experiencia nesta viagem a Araras que me parece ter ficado legal , no dia anterior a viagem limpei a corrente e lubrifiquei com aditivo ante ruido para óleo , verifiquei hoje e a corrente ainda esta lubrificada , este aditivo tem a propriedade de grudar no metal e não some igual o óleo a marca que usei é Drafet , mas pode ser qualquer um como o Bardall B12,
Bardall Pawer , etc... , a consistencia é parecida com mél , o inconveniente é que onde espirra fica grudento , também pode ser misturado com óleo para diluir um pouco , aplica na corrente com um pincel
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

O que vcs acham de fazer um lubjet com a bombinha do esquicho de para-brisa de carro?
Imagem
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

cros escreveu:O que vcs acham de fazer um lubjet com a bombinha do esquicho de para-brisa de carro?
O oleo é muito viscoso para a bomba, acho que não vai virar. :?
Imagem
ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

Santista escreveu:...lubrifiquei com aditivo ante ruido para óleo , verifiquei hoje e a corrente ainda esta lubrificada , este aditivo tem a propriedade de grudar no metal e não some igual o óleo...
Santista,

Logo depois da viagem precisei ajustar e lubrificar a corrente e usei a sua dica, só que dilui um pouco o BARDAHL B12 com óleo mineral 20W50 e posso dizer que até o ruido de rodagem diminuiu. :!:
Tenho rodado com a moto desde então e aparentemente a corrente ainda está bem úmida... :lol:

Já que estamos falando de "corrente", informo que por puro desleixo acabei partindo pra Aráras (com garupa :!: ) sem reajustar a corrente ou lubrificá-la, e o resultado foi desastroso... :oops:
Ao retornar, me assustei com o desgaste apresentado, tive que ajustar em 1 volta e meia cada parafuso de ajuste, o que representou uma graduação inteira no indicador da balança (o que é um absurdo em menos de 500Km rodados :!: )

Pra se ter uma idéia comparativa, no bate volta de Pirassununga tomei todos os cuidados básicos com a corrente (ajustei, limpei, lubrifiquei) e no meio da semana seguinte, percebi que a corrente havia afrouxado um pouco mas bastou 1/4 de volta para que ela ficasse esticada conforme especificado :roll:

Portanto, galera é importantíssimo a manutenção preventiva da transmissão secundária da sua moto (corrente, coroa e pinhão).

Bem é isso aí...

Zzo
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
Prado
Mensagens: 152
Registrado em: 24 Nov 2008, 15:50
Localização: Porto Alegre

sempre uso o óleo 90 tambem, meu mecanico que só meche com custom também diz pra usar o óleo.

a explicaçao que ele dá eh que com o tempo a graxa branca vai acomulando sujeira e assim forma uma pasta abrasiva...

daí ao invés de lubrificar f*de tudo... (palavras tecnicas)
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Tava pensando aqui com meus botões, se temos transmissão por correia, porque não poderiamos ter uma coroa, pinhão e corrente de Kevlar ou algum materia resistente de plastico?

Diminuindo peso e ruido e quem sabe desgaste?
Imagem
Mr Allans
Mensagens: 77
Registrado em: 19 Jun 2009, 21:44
Localização: Ribeirão Preto

Opa, bom dia!
Só uma dúvida, o óleo spray sai fácil com a chuva? no que li a respeito dos tipos de librificantes para a corrente, não vi falando sobre este ponto. Obrigado
Allan Lima

1-Intruder 2009 Gertrudes
2-Fazer 250 2006 Morena
3-Intruder 2012 Pandora
Responder