Relação: Lubrificação & Manutenção

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

O óleo recomendado para corrente é o SAE-90, basta lavar com querosene e, se possível, remover a corrente e mergulhar em óleo SAE-90. Caso a corrente não tenha emenda e tenha que ser lavada e lubrificada montada, use uma almotolia e um pincel. Graxa é prejudicial porque não penetra nos elos e roletes, alem disso facilita grudar sujeira na corrente.
Imagem
robertoeidji
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Jun 2012, 23:45
Localização: Brasí­lia

Pessoal Obrigado pelo toque

Abraço
Roberto Eidji Ikeda
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Imagem
Imagem
valle
Mensagens: 115
Registrado em: 06 Abr 2012, 12:06
Localização: Itu

Aproveitando a foto inspiradora - de medo, muito medo... - postada pelo Cros, como minha primeira moto tenho feito algumas *%2@&$!, mas até agora nada de crítico.
Li este tópico e gostaria de saber se, após limpar com removedor, aplicando óleo 90 (comprei da Ipiranga), posso também aplicar graxa branca.
Alem disso, estou lubrificando com óleo 90 a cada 200 km (pego 100 km de estrada de asfalto todo dia), sem limpar todas as vezes.
O que vocês me dizem?
Reinaldo

Incentive seus filhos a continuar estudando para terem mais oportunidades.

Imagem
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

valle escreveu:Aproveitando a foto inspiradora - de medo, muito medo... - postada pelo Cros, como minha primeira moto tenho feito algumas *%2@&$!, mas até agora nada de crítico.
Li este tópico e gostaria de saber se, após limpar com removedor, aplicando óleo 90 (comprei da Ipiranga), posso também aplicar graxa branca.
Alem disso, estou lubrificando com óleo 90 a cada 200 km (pego 100 km de estrada de asfalto todo dia), sem limpar todas as vezes.
O que vocês me dizem?
Digo que é muito trabalho à toa, eheheheh...
Eu uso óleo 90 na CB400 e na Mirage e aplico +/- a cada 500 km, ou antes se a motoka pegar chuva muito forte.
Um detalhe: Não adianta só lubrificar a corrente, eporisso eu sempre verifico a tensão, pois o que ferra a corrente é ela trabalhar muito esticada ou muito folgada.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Tópico extremamente útil.

Depois de um ano fazendo merd* ao lubrificar a corrente achei esse tópico por aqui que faz mais sentido do que as m*rdas que ouvi de uns mexânicos por ai...

A idéia mexanical, e que me causava estranheza, era o fato de nao precisar limpar a corrente antes de aplicar nova camada de graxa branca, ou qualquer outro produto utilizado para tanto...péeeeeeinnnnn cosa estranha por ai...

Resultado, entrei embaixo da moto para ver um parafuso solto que estava vazando óleo e percebi que tinha uma "crosta" de graxva acumulada na ponta da corrente, o suficiente para fazer um bolo de aniversário ou uma escultura...

Irei providenciar a limpeza, meu receio é essa sujeira todo que acumulou ter trago algum dano para os componentes. Vivendo e aprendendo. 8)
TheDoctorMotos
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Set 2012, 09:45
Localização: Diadema
Contato:

digo como proprietario, mecanico e viajo muito de moto. mas explicando de uma forma bem simples...

1- TIPO - oleo é melhor que graxa, pode ser oleo para corrente baratinho estes que vendem em lojas de moto,tem que ter liga (cola)e meio grosso e grafitado, nada destes gel transparentes graxas branca, azul pingapinga entre outros, na duvida ja compra oleo pronto, media de 2,50 um frasquinho e dura bastante, a graxa dura mais tempo mas junta terra e a terra vira uma lixa....

2- QUANDO - o tempo de passar oleo (é sempre que preciso) nao tem dias ou km, quando vc ver que os elos estao meio brilhado ou vc passar o dedo e não sujar (seco), ou seja quando lava, quando chove, ou anda bem. mantenha sempre a mão para passar

3- QUANTIDADE - deve se passar não muito pra sujar a roda e deixar a maquina sempre limpinha hehe..porque o excesso na primeira volta vai sair tudo, e na roda kkk, sempre por dentro nos elos onde toca nos dentes da coroa, nas laterais nao precisa pois é rebitado e nao penetra na corrente, por dentro a força centrifuga mais o proprio calor de funcionamento vai espalhar e lubrificar os elos e os pinos, a graxa nao penetra.

4 DIFICULDADE - se sua moto tivar cavalete é bem mais facil e comodo passar todos os dias, se nao tem a pessoa fica com preguiça, mas isto vai te custar um dinheiro mais pra frente, com o dinheiro que vc economiza em relação sempre lubrificando compra um cavalete que fica mais facil e ajuda na hora de lavar a moto e esticar a corrente mantendo uma durabilidade maior etc....

espero ter ajudado :wink:
THE DOCTOR MOTOS
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

TheDoctorMotos escreveu:digo como proprietario, mecanico e viajo muito de moto. mas explicando de uma forma bem simples...

1- TIPO - oleo é melhor que graxa, pode ser oleo para corrente baratinho estes que vendem em lojas de moto,tem que ter liga (cola)e meio grosso e grafitado, nada destes gel transparentes graxas branca, azul pingapinga entre outros, na duvida ja compra oleo pronto, media de 2,50 um frasquinho e dura bastante, a graxa dura mais tempo mas junta terra e a terra vira uma lixa....

2- QUANDO - o tempo de passar oleo (é sempre que preciso) nao tem dias ou km, quando vc ver que os elos estao meio brilhado ou vc passar o dedo e não sujar (seco), ou seja quando lava, quando chove, ou anda bem. mantenha sempre a mão para passar

3- QUANTIDADE - deve se passar não muito pra sujar a roda e deixar a maquina sempre limpinha hehe..porque o excesso na primeira volta vai sair tudo, e na roda kkk, sempre por dentro nos elos onde toca nos dentes da coroa, nas laterais nao precisa pois é rebitado e nao penetra na corrente, por dentro a força centrifuga mais o proprio calor de funcionamento vai espalhar e lubrificar os elos e os pinos, a graxa nao penetra.

4 DIFICULDADE - se sua moto tivar cavalete é bem mais facil e comodo passar todos os dias, se nao tem a pessoa fica com preguiça, mas isto vai te custar um dinheiro mais pra frente, com o dinheiro que vc economiza em relação sempre lubrificando compra um cavalete que fica mais facil e ajuda na hora de lavar a moto e esticar a corrente mantendo uma durabilidade maior etc....

espero ter ajudado :wink:

Show de bola cara, ajudou bastante sim. Vlw.
Filhodobar
Mensagens: 345
Registrado em: 25 Fev 2011, 13:03
Localização: Curitiba
Contato:

Eu tenho usado este óleo da Motul e tem sido bom, ainda mais no meu caso, que não tenho garagem e todo tipo de manutenção que faço tem que ser na rua mesmo, o no estacionamento coberto, e tem que ser rapidinho.

Imagem[/img]
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
Paulo Santana
Mensagens: 273
Registrado em: 18 Nov 2010, 17:18
Localização: Maceió

A cada 500km ou quando pego muita chuva eu lavo a corrente com querosene depois passou agua deixo secar e uso oleo 90.
PS.Não esqueça de remover a tampa do pinhão muita gente limpa lubrica e não se liga que ali acumula muita areia.

Abraço
Paulo Santana.'.

Imagem
Responder