Shadow 750: Problema ao dar partida

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

frango veloz
Mensagens: 373
Registrado em: 04 Ago 2009, 21:52
Localização: Limeira

E ai camaradas?
Ja aconteceu isto comigo. O que fiz então foi ao dar partida após ficar alguns dias parada, dar partida acelerando rapidamente com curtas aceleradas e não deixar em marcha lenta imediatamente.
Usei o afogador apenas para dar partida, assim que funcionou voltei o afogador.
Abraço
Ame seus pais e filhos e sempre diga-lhes que os ama. Não tenha vergonha.
Avatar do usuário
Calmon
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Dez 2014, 08:20
Localização: Brasília

Galera,
Adquiri minha Sombra 2007/07 há uma semana. Está com 23.000km. Ou seja, nesses 7 anos não rodou tannnnnnto.
O cara de quem adquiri é do estilo esporte e havia recebido a Sombra num negócio na moto dele. Daí como precisava de grana sabia que a Sombra venderia rápido. Ficou com ela 2 meses e disse que andou pouco, tanto que quando fui vê-la ela não pegou, empurrou com o afogador puxado e ela pegou rapidinho.
Aí com o novinho aqui, continuei ligando como ele me passou a "manha", sempre com o afogador puxado, acionava o botão e ela pegava bonito, logo voltava o afogador e ficava na lenta com um ronco lindo. Esqueci da existência da torneirinha, a bichinha acabou a gasolina, dei na partida umas 7x e a bateria arriou. Por sorte passou um mecânico que trabalhou na honda e me rebocou até uma oficininha onde carregamos a bateria por meia hora, ele me ensinou como funciona a torneirinha, colocamos no "res" e a Sombra pegou linda.
No outro dia pegou bonitinha sem eu acionar o afogador. Dei um rolezinho de uns 20 km e foi show.
No outro dia ficou parada.
Ontem à noite liguei com o afogador, logo o empurrei e deixei na lenta funcionando por uns 5 minutos e dei umas leves aceleradas, pois hj eu iria usá-la.
Hoje, pra minha surpresa, fui ligar sem afogador e não pegou, puxei o afogador e ficou naquela de quase pegar e não pegou. Tentei umas 5 vezes e a bateria arriou.
Desci a rampa para o subsolo do prédio para pegar no tranco e ela fez um barulho de quase pegar e não pegou, a última esperança se foi.
Agora está lá no subsolo do prédio.

Acredito que ela esteja afogada, o motor de arranque girou bem, senti o cheirão de gasolina. A bateria é a original dela, daí por ser pouco rodada nesses 7 anos de existência... Será que a bateria já está arreando de vez??? segurando pouca carga.

E outra perguntas, pra pegar ela no tranco é igual carro? na segunda marcha, ou na primeira pode e seria melhor?

E outra pergunta rs, se ela estiver afogada tem alguma manha para desafogá-la na hora ou é só esperar aquela gasolina que a afogou evaporar?

Sou novo com as carburadas, só tive uma scooter burgmam e uma mirage 250, agora realizei meu sonho de consumo com a Sombra.
Ex Burgman 125 / Ex Mirage 250 / Felicidade... Shadow 750
frango veloz
Mensagens: 373
Registrado em: 04 Ago 2009, 21:52
Localização: Limeira

Calmon meu amigo. A minha pretona 2008 ainda esta com a bateria original. Infelizmente elas estão nos fins de seus dias, para tristeza dos nossos bolsos. Entre dar tranco pois eu acho que não é nada bom pelo tranco que dá no cardã. Evite usar o afogador, use-os somente em dias frios se ela não pegar no modo convencional pois isso vicia o motor.Quando engasopar feche a torneira dobre o acelerador Até o máximo e de partida para queimar a gasolina que está no pistão. Assim que pegar solte o acelerador e abra a gasolina novamente. Obs. Deixar a moto funcionando somente na lenta não recarrega a bateria. Vc usa uma grande amperagem na partida e depois consome paras o uso do farol que fica acesso. Se possível ande com ela.
Um abraço.
Ame seus pais e filhos e sempre diga-lhes que os ama. Não tenha vergonha.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Calmon, afogador só é necessário (às vezes) durante a partida e logo em seguida, desative-o. Se necessário, regule a marcha lenta. Se não der partida no motor com o afogador ligado, desative-o, espere uns 2 minutos e tente novamente.
O mecânico te ensinou como funciona torneira? Ele disse também que o acionamento da torneira depende de uma tomada de vácuo que tem na torneira e é ligada no motor? Ele te disse que tem um diafragma dentro da torneira que, por ser 2007 e com pouco uso, muito tempo parada, pode ser hora de trocar esse diafragma que tende à furar e bloquear a passagem de gasolina? Então... A torneira pode ficar sempre em ON e só vire-a para RES (de preferência com o motor acionado) quando começar a falhar e precisar da reserva. NÃO ESQUEÇA de voltar para ON assim que abastecer.
O motor da Shadow é pesado. Se tentar dar tranco para dar partida no motor, o que vais conseguir é uma roda travada e gastar pneu. Dê partida com bateria auxiliar.
Imagem
DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
Contato:

Complementando o que o Frango e o Jiro falaram, tem que tomar algum cuidado com o uso da reserva.

Se ao desligar a moto, estiver perto de pedir reserva, convém mudar a torneira para RES quando for ligá-la novamente. Quando se bate o arranque com baixo nível de gasolina, pode acontecer de o diafragma (comentado pelo Jirschik) também puxar ar. Isso faz com que a moto não ligue, pode bater quantas vezes quiser, mesmo com outra bateria ligada e tal. Isso só é resolvido desconectando a mangueira de combustível da torneira e tentar ligá-la até que a gasolina volte a fluir. Popular sangria do tanque.

Isso também pode ocorrer quando a moto pede reserva quando está rodando. Deve-se mudar a torneira assim que tiver o primeiro sinal de falha pois o chacoalhar do combustível dentro do tanque também pode deixar ar entrar no sistema.

Sobre as baterias, também lamentei a troca da minha (que também era original) mas acabei efetuando a troca já em 2013. Ao viajar para regiões mais altas (e frias) sempre encontrava problemas para ligá-la. Após a troca, nunca mais tive tipo algum de problema. Mesmo ela ficando as vezes vários dias parada e sem fechar a torneira.

Abraços a todos!!
André

Imagem
frango veloz
Mensagens: 373
Registrado em: 04 Ago 2009, 21:52
Localização: Limeira

Dehcarmo... aproveitando sobre a barreira e não disvirtuando, que barreira vc colocou? Um Abraço
Ame seus pais e filhos e sempre diga-lhes que os ama. Não tenha vergonha.
DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
Contato:

frango veloz escreveu:Dehcarmo... aproveitando sobre a barreira e não disvirtuando, que barreira vc colocou? Um Abraço
Cara, não vou lembrar. Semana que vem vou levá-la para a manutenção pós estrada e tiro uma foto da bateria pra ti, blz?

Abraço!!
André

Imagem
frango veloz
Mensagens: 373
Registrado em: 04 Ago 2009, 21:52
Localização: Limeira

DehCarmo escreveu:
frango veloz escreveu:Dehcarmo... aproveitando sobre a barreira e não disvirtuando, que barreira vc colocou? Um Abraço
Cara, não vou lembrar. Semana que vem vou levá-la para a manutenção pós estrada e tiro uma foto da bateria pra ti, blz?

Abraço!!
Kkkkkkk agora que reparei. Estava sem óculos quando escrevi. ...veio é f@da. Eu deveria escrever bateria. Parabéns pela tradução.
Ame seus pais e filhos e sempre diga-lhes que os ama. Não tenha vergonha.
DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
Contato:

frango veloz escreveu:
DehCarmo escreveu:
frango veloz escreveu:Dehcarmo... aproveitando sobre a barreira e não disvirtuando, que barreira vc colocou? Um Abraço
Cara, não vou lembrar. Semana que vem vou levá-la para a manutenção pós estrada e tiro uma foto da bateria pra ti, blz?

Abraço!!
Kkkkkkk agora que reparei. Estava sem óculos quando escrevi. ...veio é f@da. Eu deveria escrever bateria. Parabéns pela tradução.
Tá bom, vou falar: achei muito estranho quando li "barreira". Não tinha entendendido. Fui obrigado a ver as mensagens anteriores para entender kkkkkk

Isso acontece comigo quando "tento" escrever no celular. Dedo gordo do inferno!! kkkkkkkkkkkk

Imagem

Abraço!!
André

Imagem
Joao Guilherme
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Jan 2014, 11:44
Localização: Niterói

Olá companheiros motociclistas!

É a primeira vez que participo do fórum, embora eu acompanhe vez ou outra as informações aqui trocadas. Gostaria da opinião de vcs. Primeiramente, a minha sombra é modelo 2013 e está com 12000 km. Há algumas semanas, esperando minha esposa sair do trabalho, cometi a burrice de deixar os faróis ligados, porém o motor desligado, por uns 20-30 min enquanto aguardava. Na hora de dar partida, nada. Por sorte, eu estava há alguns quarteirões de uma loja de baterias e lá eles fizeram uma chupeta para a moto pegar.

Depois disso, ficou tudo normal. Mas hoje pela manhã, para a minha surpresa, ao tentar ligar a moto, não consegui. Ela demorou para ligar e, aparentemente, a bateria descarregou. O que é estranho é que ontem, voltando de viagem, percorri 140 km no início da tarde. Então era para a bateria estar completamente carregada.

Enfim, a minha dúvida é, será que isso já pode ser sinal de que preciso trocar de bateria? Eu notei que a durabilidade das baterias variam muito. Alguns usuários aqui do fórum relataram ter trocado bateria em cerca de 2 anos, enquanto outros dizem andar com a mesma há 6 anos. Eu uso a moto com frequência, cerca de 4 a 5 vezes por semana. Ou seja, ela não fica muito tempo parada.
JG

"I am the one who knocks" - WW

Moto: Shadow 750 (Vader)
Responder