Shadow 600: Problemas elétricos

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
ramoniaco
Mensagens: 357
Registrado em: 14 Set 2010, 22:58
Localização: Brasília

Q massa q resolveu. Qt a lubrificar os interruptores c wd, uma dica. Volta e meia lubrifique os botões com wd. Bem embaixo tem um buraquinho q passa exatamente a manguerinha do spray. De uma esguichada ali e ta no papo.
Live to ride, ride to live...
Filhodobar
Mensagens: 345
Registrado em: 25 Fev 2011, 13:03
Localização: Curitiba
Contato:

E foi-se o meu retificador para o inferno.

Coisa do dono anterior, que por inexperiência vivia deixando a moto afogar e descarregava a bateria tentando dar a partida e acabava sempre fazendo uma "xupeta" da bateria do carro.

O meu retificador ficou doidinho e mandando carga demais para a bateria, algo em torno de 16v, quase 17v com o farol desligado, e uns 14,3v - 14,7v com o farol ligado. Antes que a coisa se agrave e a bateria vá pra fita ou algo mais caro como o CDI, vou trocar.

A recomendação é unânime: retificador original dela, mesmo que custe uma fortuna (R$ 1.080,00 - R$ 750,00 nas CCs Honda). O problema é que não há disponibilidade imediata, devendo aguardar uns 5 - 10 dias.

Alguém já utilizou paralelo? Servitec, Magnetrom ou algum outro?
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
ramoniaco
Mensagens: 357
Registrado em: 14 Set 2010, 22:58
Localização: Brasília

Filho, eu ja usei o magnetrom na minha shadow 600. Funciona de boa. O que lhe recomendo é que va a um mecanico de confiança e experiente, ele achará um de outra moto que caiba certinho na sua. Hj to c a 750, e ainda nao tive de trocar. Mas a regra é bem simples... se o problema é só no retificador, genberico ou nao o funcionamento é o mesmo, pode ligar e testar e verás. O q aconteceu na minha antiga moto é q o problema era nas velas, daí, ate lá morreram 2 retificadores..... mas marca ou nao, nao importa.
Live to ride, ride to live...
Filhodobar
Mensagens: 345
Registrado em: 25 Fev 2011, 13:03
Localização: Curitiba
Contato:

Vlw Ramoniaco... encomendei um paralelo para quebrar o galho, do Carlão Retificadores.
Instalamos agora no final da tarde e funcionou numa boa... porém, voltando para casa, outro problema.
A moto agora deu algumas "engasgadas", durante a aceleração, principalmente quando reduzo para uma curva ou paro num semáforo e acelero logo em seguida.
Poderia ser o bendito CDI, que foi danificado?
Não é carburação ou combustível...
Caso possa ser o tal CDI maldito, alguma opção de compra?
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
ramoniaco
Mensagens: 357
Registrado em: 14 Set 2010, 22:58
Localização: Brasília

cara, nao acredito q seja o cdi... pois creio q qd ele dá pala, f*de c a moto em geral..... de mais caracteristicas do problema...
vc ja trocou as velas de sua moto??? se nao, te dou essa dica, troque as antes de qqr diagnostico... depois é depois....
Live to ride, ride to live...
Filhodobar
Mensagens: 345
Registrado em: 25 Fev 2011, 13:03
Localização: Curitiba
Contato:

As velas eu troquei em outubro, mas vou conferir novamente... realmente, o CDI acho que nem funcionaria a coitada.
Vou ver se persistirá o problema, e aí testarei as velas... na pior das hipóteses, talvez bobina de ignição, algo assim.
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
Filhodobar
Mensagens: 345
Registrado em: 25 Fev 2011, 13:03
Localização: Curitiba
Contato:

Então... só para atualizar a situação, a moto sequer deu a partida no dia seguinte. A bateria foi para o pau de vez, não estava segurando carga.

Joguei a moto no guincho e fui pra oficina onde constatamos a morte da bateria e também que o retificador paralelo, infelizmente, não mandava os 14,5v para a bateria. Mal mandava 13v e pouco.

Por desencargo, o mecânico testou o estator, e disse que estava tudo ok, sendo o retificador o grande mal mesmo.

Agora a moto está parada aguardando a chegada do retificador original (R$ 780,00!).
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Em algum lugar aqui do MotosCustom (talvez nos topicos da Mirage250) eu ja expliquei sobre o que vou escrever agora, de forma resumida.
A bateria serve para fornecer energia eletrica apenas enquanto o motor esta desligado e o conjunto alternador+retificador nao estao funcionando. Depois que o motor passa a funcionar, a bateria que ate entao era um GERADOR de energia eletrica, passa a ser um RECEPTOR de energia eletrica, sendo carregada pelo conjunto alternador+retificador.
Se a bateria estiver danificada (curto das placas, por exemplo), ela sera para o alternador+retificador um dispositivo que solicitara energia alem do que o sistema e capaz de fornecer. Seria como usar o alternador+retificador para alimentar um carro com todas as parafernalias eletricas ligadas, quase um curto-circuito.
Tudo e' possivel acontecer: bateria ruim danificar alternador e retificador bons ou retificador ruim danificar bateria com sobretensao.
Uma analise mais detalhada poderia identificar o real causador do problema. As vezes podem tambem ser mais de 1 item com defeito e ai a analise fica mais dificil.
Imagem
Filhodobar
Mensagens: 345
Registrado em: 25 Fev 2011, 13:03
Localização: Curitiba
Contato:

Então, Jirschik... como ex-proprietário de uma Mirage, eu sempre acompanhei os tópicos e lembro muito bem dessas postagens que, aliás, me ajudaram muito quando tive exatamente os mesmos problemas (retificador) com a minha Mirage 11/11.

Estando o estator ainda ok, segundo os testes, o que aconteceu foi que o retificador foi pra vala, provavelmente pela mania do proprietário anterior fazer transmissão com a bateria do carro, e acabou sobrecarregando demais a bateria, que também não aguentou o tranco.

Todas as vezes que tive problemas de retificador, na Mirage (2x), a bateria também tinha ido pra fita.

Vamos aguardar e torcer... provavelmente, a peça deve estar chegando quinta-feira.
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
Filhodobar
Mensagens: 345
Registrado em: 25 Fev 2011, 13:03
Localização: Curitiba
Contato:

Ok... atualizando novamente.

Trocado o retificador paralelo por um original e a bateria por uma nova, e refeito o teste no estator, tudo dentro do normal.

A moto está excelente, diria que até mais esperta.

Aquele problema de cortar levemente a aceleração durante as retomadas também desapareceu, sendo sintoma elétrico mesmo, do retificador paralelo mandando pouca voltagem.

Só alegria agora, apesar da despesa grande.
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
Responder