Shadow 600: Problemas elétricos

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
Vmattos
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Mai 2014, 17:02
Localização: Santo Ângelo

Boa tarde. Procurei em diversas postagens, porém não encontrei nada relacionado ao problema que tive na minha shadow 600. Liguei a sombra para deixá-la esquentando antes de sair de casa, já que os dias estão frios aqui no Sul. Puxei o afogador e, na segunda tentativa, ela pegou. Ela ficou roncando um pouco e desligou. Liguei-a novamente, porém, ao ligá-la, o motor de partida ficou girando intermitentemente, mesmo com ela já roncando. Ao tentar desligá-la, pressionei o interruptor vermelho para cortar a energia, mas mesmo assim continuou girando o motor de partida, fazendo aquele nheque-nheque tradicional. Não sabia o que fazer. Desliguei o interruptor de partida e fechei o combustível, até que ela desligou e parou o barulho do motor de partida.

O problema é que, ao ligar o interruptor de partida, girando a chave, as luzes do painel não acendem mais. Também não dá partida. Não tentei fazê-la pegar no tranco.
Alguém saberia me dizer o que pode ter ocorrido?

Muito Obrigado!
Vitor_Coutinho
Mensagens: 92
Registrado em: 28 Jul 2013, 21:59
Localização: Guidoval

Vmattos escreveu:Boa tarde. Procurei em diversas postagens, porém não encontrei nada relacionado ao problema que tive na minha shadow 600. Liguei a sombra para deixá-la esquentando antes de sair de casa, já que os dias estão frios aqui no Sul. Puxei o afogador e, na segunda tentativa, ela pegou. Ela ficou roncando um pouco e desligou. Liguei-a novamente, porém, ao ligá-la, o motor de partida ficou girando intermitentemente, mesmo com ela já roncando. Ao tentar desligá-la, pressionei o interruptor vermelho para cortar a energia, mas mesmo assim continuou girando o motor de partida, fazendo aquele nheque-nheque tradicional. Não sabia o que fazer. Desliguei o interruptor de partida e fechei o combustível, até que ela desligou e parou o barulho do motor de partida.

O problema é que, ao ligar o interruptor de partida, girando a chave, as luzes do painel não acendem mais. Também não dá partida. Não tentei fazê-la pegar no tranco.
Alguém saberia me dizer o que pode ter ocorrido?

Muito Obrigado!
Kra, eu tive este problema tem pouco mais de um mes. No meu caso foi o fusivel do motor de partida que selou o contato, deixando o motor de arranque ligado direto, o que faz a bateria arriar. Se o seu problema for igual ao meu e so trocar o fusivel (mais ou menos 50 reais) e dar uma carga pra recarregar a bateria.
Abraco!
Vmattos
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Mai 2014, 17:02
Localização: Santo Ângelo

Vitor_Coutinho escreveu:
Vmattos escreveu:Boa tarde. Procurei em diversas postagens, porém não encontrei nada relacionado ao problema que tive na minha shadow 600. Liguei a sombra para deixá-la esquentando antes de sair de casa, já que os dias estão frios aqui no Sul. Puxei o afogador e, na segunda tentativa, ela pegou. Ela ficou roncando um pouco e desligou. Liguei-a novamente, porém, ao ligá-la, o motor de partida ficou girando intermitentemente, mesmo com ela já roncando. Ao tentar desligá-la, pressionei o interruptor vermelho para cortar a energia, mas mesmo assim continuou girando o motor de partida, fazendo aquele nheque-nheque tradicional. Não sabia o que fazer. Desliguei o interruptor de partida e fechei o combustível, até que ela desligou e parou o barulho do motor de partida.

O problema é que, ao ligar o interruptor de partida, girando a chave, as luzes do painel não acendem mais. Também não dá partida. Não tentei fazê-la pegar no tranco.
Alguém saberia me dizer o que pode ter ocorrido?

Muito Obrigado!
Kra, eu tive este problema tem pouco mais de um mes. No meu caso foi o fusivel do motor de partida que selou o contato, deixando o motor de arranque ligado direto, o que faz a bateria arriar. Se o seu problema for igual ao meu e so trocar o fusivel (mais ou menos 50 reais) e dar uma carga pra recarregar a bateria.
Abraco!

Vitor, muito obrigado pela resposta. Foi exatamente isso o que aconteceu com a sombra. O arranque ficou girando e girando sem parar. Tanto é que, quando eu cortava a energia, pressionando o botão vermelho no guidão (o interruptor do motor), continuava dando o arranque e, se eu acionasse novamente o botão, ligava o motor. Acho que não acende mais as luzes do painel justamente por ter arriado a bateria.

Já estou dando uma carga na bateria e amanhã verificarei o fusível do motor de partida. Deve ser isso mesmo.

Por que será que isso acontece?

No mais, valeu pela resposta. Abraço!
Vitor_Coutinho
Mensagens: 92
Registrado em: 28 Jul 2013, 21:59
Localização: Guidoval

Vmattos escreveu:
Vitor_Coutinho escreveu:
Vmattos escreveu:Boa tarde. Procurei em diversas postagens, porém não encontrei nada relacionado ao problema que tive na minha shadow 600. Liguei a sombra para deixá-la esquentando antes de sair de casa, já que os dias estão frios aqui no Sul. Puxei o afogador e, na segunda tentativa, ela pegou. Ela ficou roncando um pouco e desligou. Liguei-a novamente, porém, ao ligá-la, o motor de partida ficou girando intermitentemente, mesmo com ela já roncando. Ao tentar desligá-la, pressionei o interruptor vermelho para cortar a energia, mas mesmo assim continuou girando o motor de partida, fazendo aquele nheque-nheque tradicional. Não sabia o que fazer. Desliguei o interruptor de partida e fechei o combustível, até que ela desligou e parou o barulho do motor de partida.

O problema é que, ao ligar o interruptor de partida, girando a chave, as luzes do painel não acendem mais. Também não dá partida. Não tentei fazê-la pegar no tranco.
Alguém saberia me dizer o que pode ter ocorrido?

Muito Obrigado!
Kra, eu tive este problema tem pouco mais de um mes. No meu caso foi o fusivel do motor de partida que selou o contato, deixando o motor de arranque ligado direto, o que faz a bateria arriar. Se o seu problema for igual ao meu e so trocar o fusivel (mais ou menos 50 reais) e dar uma carga pra recarregar a bateria.
Abraco!

Vitor, muito obrigado pela resposta. Foi exatamente isso o que aconteceu com a sombra. O arranque ficou girando e girando sem parar. Tanto é que, quando eu cortava a energia, pressionando o botão vermelho no guidão (o interruptor do motor), continuava dando o arranque e, se eu acionasse novamente o botão, ligava o motor. Acho que não acende mais as luzes do painel justamente por ter arriado a bateria.

Já estou dando uma carga na bateria e amanhã verificarei o fusível do motor de partida. Deve ser isso mesmo.

Por que será que isso acontece?

No mais, valeu pela resposta. Abraço!
Pois e cara. Isso acontece por causa do uso mesmo. Alguma agua que entra entre os contatos, gera uma ferrugem que deixa eles selados. E nao tem muito o que fazer, o esquema eletrico da moto e assim mesmo deixa essa margem de erro. Ate o de titan e assim.
Avatar do usuário
Cesar Dhal
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Out 2013, 13:19
Localização: Rio de Janeiro

Boa Tarde rapaziada das "Sombras"!
Já estou uns meses com a minha 600, não tive problemas elétricos com ela(ainda) nem pretendo deixar chegar a isso. Mas estou atualizando algumas coisas nela.
Alguns amigos aqui do fórum tiveram problemas com bateria e retificadores.
Um conselho que dou a todos( é um acessório que vou colocar na minha) a$$im que puderem colocar um voltímetro nelas, seja digital ou analógico, para monitorarem a tensão que alimenta a bateria, que tem que ser na faixa máxima de 14,6 volts, mais que isso causa problema na bateria, aquecendo a mesma e secando a solução ácida, provocando o estouro dela e cheiro de enxofre, ovo podre, o escambau. Fede mesmo!! :cry:
Na internet pode-se encontrar fácil esses itens e são baratos, os digitais. Problema maior e fixar no painel, e há um analógico (bem caro) que pode ser preso através de braçadeiras metálicas ao lado do velocímetro.Fica muito maneiro, parece que faz parte da motocicleta, que vem de fabrica.
Quando a voltagem ultrapassa o limite acima descrito, de 14,6 volts, é sinal de defeito no retificador, pode trocar direto, e verificar a bateria se não esta seca, assim evita a queima de alguns componentes muito importantes e caros como o CDI.

Um amigo nosso daqui disse que a moto afogava do nada, posso dizer que são duas coisas:
1- sujeira no estilete do carburador, vaza gasolina pela cuba. Modo de resolver; feche a gasolina, e na cuba do carburador localize um parafuso de estanque, e com a moto desligada esvazie o carburador retirando o parafuso todo, por que se não retirar, a sujeira não sai da cuba. Vai sair um bocado de gasolina, tipo quase uma xícara de chá.
2- Válvula a vácuo. Se não conseguir da 1ª, numa oficina de confiança, peça para o mecânico verificar o estado da válvula a vácuo, nos modelos 2002/2003 em diante de um carburador só.Nas anteriores verifique a bomba, e, em um consenso geral, retire-A.
Alguns tem o tanque alargado para mais de 16 litros, ele funciona maravilhas na estrada, mas na cidade, o peso da maior quantidade de gasolina, força a bomba nas mais antigas e a válvula nas 2003 em diante, a solução e colocar a litragem máxima de 11 litros quando se esta na cidade.
Alguns cuidados são essenciais, filtro, velas,óleo, pneus e corrente de transmissão, além dos já citados aqui, para as sombra não deixarem a gente na mão no meio da estrada.
O filtro de ar nas mais antigas são compatíveis com vários elementos filtrantes do Corsa, da Bros, etc..nas mais novas como a minha, o desenho dele dificulta em muito a adaptação desses filtros, por isso estou customizando o filtro de ar, e assim que concluir posto a foto aqui pra verem como ficou.
No mais abraços a todos e bons ventos!
Avatar do usuário
Cesar Dhal
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Out 2013, 13:19
Localização: Rio de Janeiro

Rapaziada desculpe a aula careta, mas isso é necessário pra não ficarmos na mão.
Estavam falando de estouro e vela pretas duas paginas atrás no tópico.
Razão para estouro, velas pretas e consumo alto.
FILTRO DE AR SATURADO E NÃO CUMPRINDO FUNÇÃO!
Troquem ou pelo menos limpem o filtro de ar!
Ele sujo deixa a mistura mais rica, ai joga gasolina no escape quente e ele explode fazem o esporro que conhecemos.
Pu** esporro a la magrelas 125cc. :evil:
Carburador dificilmente provoca isso,quando ta sujo, prende o estilete, ou ele afoga a moto ou joga gasolina fora.
Abs a todos!
maxdiatribe
Mensagens: 100
Registrado em: 01 Mar 2011, 17:52
Localização: Aracaju

E ae pessoal!

To com uma dúvida sobre bateria: As especificações da original dizem que ela é 12 Volts e 08 Amperes. Eu comprei uma pra substituir a minha que tava indo pro saco e constatei que ela é 12 Volts, mas a amperagem é 09AH. Alguem sabe me dizer se a instalação dessa bateria, com 01 Amper a mais do que a recomendada, poderá trazer algum problema pra o funcionamento da moto ou sobrecarregará seu sistema elétrico? Se puderem me esclarecer ficarei muito grato.
Homem + Máquina = rolé!
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Nenhum problema, amigo. Seria ruim se a capacidade de corrente fosse menor. Pode usar sem problemas.
Imagem
Avatar do usuário
Evandro_Ribeiro
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Mai 2014, 10:27
Localização: Santa Cruz do Rio Pardo

Boa noite pessoal, so novo aqui no fórum, comprei uma shadow 600 1998 verde/preta, e recentemente instalei dois faróis de milha, só que quando ando com os faróis acessos a bateria arria rapidinho. Ja fiz o teste na estrada andando com os farois acessos e ela começa falhar e morre, ainda no embalo apago os faróis e dou um tranquinho e a moto pega normnal sem falhar.

Será que é a bateria que foi pro espaço?
maxdiatribe
Mensagens: 100
Registrado em: 01 Mar 2011, 17:52
Localização: Aracaju

jirschik escreveu:Nenhum problema, amigo. Seria ruim se a capacidade de corrente fosse menor. Pode usar sem problemas.

Eu instalei com um certo receio, mas realmente, não senti nenhuma alteração.
Obrigado pelo tok Jirschik!
Homem + Máquina = rolé!
Responder