Shadow 600: Problemas elétricos

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
darkstar
Mensagens: 61
Registrado em: 04 Set 2012, 06:37
Localização: Santo André

É então Jordani....da uma olhada nas velas.... a minha em descida engatada idependente da temperatura não estourava dava no calor até escutava um "pipoco" bem baixo...mas bem baixo mesmo....hoje em dia tenho uma 5mm no escapamento rss

Estou esperando umas dilminhas na conta pra levar a criança (pq o lugar q eu vou levar eh bom...porém.....) Mas posto aqui assim que descobrir o que é
LEME

"Only a biker knows why a dog sticks his head out of a car window"
100% Jordani
Mensagens: 42
Registrado em: 17 Abr 2012, 13:42
Localização: Fazenda Rio Grande

opa, blz então

hoje ou amanhã vou levar a minha pra revisar os carburadores já aproveito pra ver as velas pois já tem 2 anos que nunca troquei.... :?
pior que puxando um pouco pela memoria, recordei que os estouros eram bem mais baixos mesmo, e também em menor frequência, e nos dias quentes quase não se notavam. vou ter que verificar isso... o problema é que não sei se eu que to falido ou tá muito caro mexer na moto ultimamente. :cry: :cry: :cry: :cry:
'' Carteira nunca substituir olho, ouvido... Cerebro'' sr. Miaki
100% Jordani
Mensagens: 42
Registrado em: 17 Abr 2012, 13:42
Localização: Fazenda Rio Grande

bom, passando pra dar depoimento :(

levei na Honda, pedi pra limpar e equalizar os carburadores, aproveitei pra conversar com o mecânico sobre os estouros, ele falou que só pode ser 2 coisas, velas ou entrada de ar pelo carburador ou admissão... :( (nada de bobina, distribuidor etc)

bom, as velas estão boas, o problema deve ser carburador mesmo, todas as juntas bem deterioradas, inclusive os coletores que ligam o carburador ao motor, algumas mangueiras soltas e outras ressecadas. Dava realmente pra ver que estava entrando ar por onde não devia, tinha também um cabo do afogador que estava travado, afogando um pistão, e quando o excesso de gasolina cai no escapamento, explode.

Mas o que me deixou mais abismado foram os preços, 150 reais uma junta de borracha que não tem nem 5 cm de comprimento e uns 2mm de espessura :cry: :( pra que isso?? e vão 2, 125 reais o filtro de combustível :!: :!: e assim por diante...
Total do assalto, 1.418,00 só na parte de carburação da moto... :? :cry: e pasmem, a mão de obra ficou em 200 pila :?
E ainda vão levar de 10 a 15 dias pra entregar ela pra mim, e assim perderei o evento sexta no pinheirão e sábado no passeio da CWB Triumph pra Lapa, que seriam meus últimos momentos com minha querida sombra... :cry: :cry: :cry: :cry:
'' Carteira nunca substituir olho, ouvido... Cerebro'' sr. Miaki
Vitor_Coutinho
Mensagens: 92
Registrado em: 28 Jul 2013, 21:59
Localização: Guidoval

Ontem cheguei com minha sombra em casa e esqueci a chave na ignição por uns 15 minutos com o farol aceso, quando lembrei fui lá pra ver se não tinha arriado a bateria. Liguei a moto e tudo certo, ai comecei a escutar um barulho estranho, como se tivesse alguma coisa quebrada no cabeçote traseiro, tipo um rolamento estourado, ai desliguei a chave da ignição, e pra meu espanto o cilindro continuou funcionando por mais 1 minuto aproximadamente, parece que algum contato do motor de partida ficou travado, o que forçou o motor a trabalhar mesmo com a ignição desligada. Alguém já viu problema do tipo? E depois disso tudo parece que a bateria arriou, por que fui tentar ligar ela de novo pra ver ai quando virei a chave nada acendeu. Não tentei dar tranco.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Vitor, não sei se é o caso, mas existe um efeito chamado "pré-ignição" que é a queima do combustível por causa de pontos de alta temperatura dentro do cilindro. Neste caso, não é a faísca elétrica quem queima o combustível, mas são esses pontos de alta temperatura. Uma das causas de pré-ignição é a carbonização acentuada dentro do cilindro, que cria pontos de alta temperatura. Mas neste caso, o fato de ter deixado a ignição ligada, pode ter gerado um aquecimento da vela. Isso eu não tenho certeza, pois não tenho tanto conhecimento em mecânica deste modelo.

Minha sugestão é que você acompanhe o funcionamento da moto para ver se esse efeito se repete e, caso positivo, avalie as condições das velas para saber como está a queima, se ela ficou esbranquiçada ou se é mesmo problema de alta carbonização do cilindro. Existem procedimentos de descarbonização.
Imagem
Vitor_Coutinho
Mensagens: 92
Registrado em: 28 Jul 2013, 21:59
Localização: Guidoval

jirschik escreveu:Vitor, não sei se é o caso, mas existe um efeito chamado "pré-ignição" que é a queima do combustível por causa de pontos de alta temperatura dentro do cilindro. Neste caso, não é a faísca elétrica quem queima o combustível, mas são esses pontos de alta temperatura. Uma das causas de pré-ignição é a carbonização acentuada dentro do cilindro, que cria pontos de alta temperatura. Mas neste caso, o fato de ter deixado a ignição ligada, pode ter gerado um aquecimento da vela. Isso eu não tenho certeza, pois não tenho tanto conhecimento em mecânica deste modelo.

Minha sugestão é que você acompanhe o funcionamento da moto para ver se esse efeito se repete e, caso positivo, avalie as condições das velas para saber como está a queima, se ela ficou esbranquiçada ou se é mesmo problema de alta carbonização do cilindro. Existem procedimentos de descarbonização.

Valeu pela dica Jirschik. Já consegui resolver; o que aconteceu foi o relé do motor da partida que selou o contato fazendo com que ele ficasse ligado direto, por isso o funcionamento dos cabeçotes e consequente descarregamento da bateria. Relé trocado: problema resolvido!!!
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Pessoal, preciso de um help ai já que sou uma marmota em questões de parte elétrica...as luzes de freio da minha shadow ficaram malucas.


Explico-me. O interruptor do freio dianteiro havia parado de funcionar, como o do traseiro continuou a funcionar e eu sempre uso ambos conjugados não me importei muito.

Ocorre que o interruptor do freio traseiro de uns dias para cá estava ficando acesso direto, pensei ser o freio muito apertado porém não era. Ai fui mexer naquela cebolinha, que faz a conexão com o freio traseiro, joguei um wd ali nos componentes de metal que prendem ao freio e apertei o freio e reencaixei o plug que estava meio solto e voltou a funcionar.

porém depois de rodar uns kms percebi que a luz voltou a ficar intermitente...quando eu piso no freio ela apaga =( , de novo ajustei com a mão mesmo proximo a cebolinha e fiquei pisando, fazendo uns testes, tem hora que apaga, tem hora que fica normal, e tem hora que vc pisa e a luz fica acessa.

Será que é só trocar os interruptores de freio dianteiro e traseiro? Algum mal contato? Ou pode ser algum problema mais grave? Eu ainda não abri a caixinha do interruptor dianteiro, vou tentar dar uma olhada hoje.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
ramoniaco
Mensagens: 357
Registrado em: 14 Set 2010, 22:58
Localização: Brasília

Renan, c certeza deve ser nos cabos... embaixo do banco creio..... sugestão? leve-a num eletricista q a coisa funciona. E de quebra, se vc ficar olhando ele fazer o serviço, vc aprende a fazer na próxima! ;)
Live to ride, ride to live...
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

ramoniaco escreveu:Renan, c certeza deve ser nos cabos... embaixo do banco creio..... sugestão? leve-a num eletricista q a coisa funciona. E de quebra, se vc ficar olhando ele fazer o serviço, vc aprende a fazer na próxima! ;)
Pois é. Vou observar na volta agora como a moto se comporta, eu li no manual do proprietário que aquele "ajuste" perto do freio retarda ou adianta o acionamento do interruptor do freio traseiro, de repente só girei a rosca demais...acho que vou tirar a peça, limpar com limpa contato e reinstalar, se continuar meio maluco desse jeito vou no eletricista, :|

Por isso percebi nos últimos dias que os carros estavam "colando" em mim quando eu freiava, simplesmente com a luz intermitente ou apagada não da para saber se está freiando ou não direito. put* perigo isso.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

ramoniaco escreveu:Renan, c certeza deve ser nos cabos... embaixo do banco creio..... sugestão? leve-a num eletricista q a coisa funciona. E de quebra, se vc ficar olhando ele fazer o serviço, vc aprende a fazer na próxima! ;)
,

Ramoniaco, só dando um feedback...

O freio traseiro era um ponto solto do lado da carenagem esquerda mesmo e o ajuste do interruptor do freio estava só desregulado, agora ta bala!

Agora, a moto estava xexelentando para dar partida tinha que ficar jogando para frente e para trás...lembro que uma vez que um mecânico falou que poderia ser mal contato do punho direito...abri tudo ali e limpei com um pano seco e WD, aproveitei e despluguei os conectores do interruptor do freio dianteiro e limpei também, deixei secando tudo lá...quando eu voltei e liguei a moto, pegou de primeira e a luz de freio do interruptor dianteiro voltou a funcionar :lol: era só mal contato oriundo da sujeira...essa shadow é um panzer mesmo...
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Responder