Olá pessoal, sou novo aqui no forum, criei esse tópico pois não achei nada falando sobre esse problema que me apareceu, mas gostaria da ajuda de vocês pra ver se alguem me dá uma luz...
Sou proprietário de uma Shadow 750 2006, estou com ela a uns 4 meses mais ou menos, peguei ela com 9000km rodados, e a ultima revisão tinha sido feita com uns 8500.
Bem, o fato é que a moto começou a fazer um barulho estranho depois de um tempo andando, um barulho parecido com um assobio, um bipe, isso quando ela estava em baixa rotação, quando eu acelerava o barulho parava, mas logo que eu parava num semáforo o assobio retornava.
Levei a moto num mecânico semana passada, e relatei o problema. Ele disse que era um problema nos rolamentos da bomba d´agua, que precisava ser trocada, disse que ficava na faixa de uns 650 reais pra trocar. Me assustei com o valor e cai fora de lá. Pesquisei nas concessionárias Honda da minha cidade e o preço da peça ficou mesmo em torno de 600 reais.
Gostaria de saber se alguem ja teve esse problema, se existe alguma bomba d´agua de outra moto que possa colocar na minha.
Favor se já existir algum tópico falando sobre isso, me direcionar para lá e excluir esse.
Obrigado a todos
Shadow 750: Radiador, Arrefecimento & Bomba d´agua
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Boa tarde amigos,
algo me intrigou hoje, a minha Shadow 750 foi levada meses atrás para uma revisão em um mecanico, aparentemente estava tudo ok. Contudo percebi que havia um barulho de água fervendo, levada à concessionária, detectaram um furo no radiador, um novo foi encomendado (2000...). Fiquei intrigado, pois o mecânico disse que o radiador estava vazio, mas ainda assim havia líquido, no nível máximo, no compartimento que fica embaixo da moto. Este líquido não deveria ter sido conduzido para o radiador para refrigerar a moto? porque então ele não vazou? seria algum problema na bomba de água? Me desculpem o excesso de perguntas, mas elas refletem a minha ignorância. Um abraço. Aguardo uma
algo me intrigou hoje, a minha Shadow 750 foi levada meses atrás para uma revisão em um mecanico, aparentemente estava tudo ok. Contudo percebi que havia um barulho de água fervendo, levada à concessionária, detectaram um furo no radiador, um novo foi encomendado (2000...). Fiquei intrigado, pois o mecânico disse que o radiador estava vazio, mas ainda assim havia líquido, no nível máximo, no compartimento que fica embaixo da moto. Este líquido não deveria ter sido conduzido para o radiador para refrigerar a moto? porque então ele não vazou? seria algum problema na bomba de água? Me desculpem o excesso de perguntas, mas elas refletem a minha ignorância. Um abraço. Aguardo uma
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O reservatório que fica embaixo da moto serve para compensar a expansão do líquido. Assim, quando o motor está aquecido e o líquido de arrefecimento se expande criando muita pressão no sistema, uma válvula da tampa do radiador libera a passagem para o reservatório de expansão. Quando o motor esfria e o líquido reduz o volume, ocorre o retorno do líquido do reservatório de expansão para o radiador por outra valvulazinha que fica também na tampa do radiador.
Porém, se o radiador fura, o líquido sai pelo furo, não saindo para o reservatório. Neste caso, também não ocorre retorno do líquido arrefecedor do reservatório de expansão ao radiador quando o motor esfria, pois entra ar pelo furo do mesmo. Daí o motivo do nível do reservatório ter se mantido normal e o radiador seco.
Porém, se o radiador fura, o líquido sai pelo furo, não saindo para o reservatório. Neste caso, também não ocorre retorno do líquido arrefecedor do reservatório de expansão ao radiador quando o motor esfria, pois entra ar pelo furo do mesmo. Daí o motivo do nível do reservatório ter se mantido normal e o radiador seco.
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Heverson muito obrigado pela clara explicação. Agora só me ajude a entender (essa é a minha primeira moto), em um carro para saber se o fluido está no nível, ou seja, se o motor esta sendo arrefecido, eu olho no compartimento. No caso da moto, pelo que entendi, ela pode estar sem água no radiador, não sofrer diminuição no recipiente, mas de fato não está sendo arrefecida, entâo, como saber preventivamente que ela tem líquido no radiador? Na Shadow 750, para colocar líquido no radiador eu devo desmontar o tanque, terei que ter essa trabalheira para verificar o nível ou tem outro caminho?rr
Obrigado.
Obrigado.
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No caso das Shadow, se não tiver vazamento do líquido, basta manter o reservatório de expansão no nível.
Em caso de sintoma de vazamento, até que se faça o reparo urgente, para encher o sistema de arrefecimento deve-se completar pela tampa do radiador.
Mas é difícil que ocorra vazamento. E deve-se, nas revisões, fazer inspeção visual mesmo. A cada 6.000km é bom tirar a tampa do radiador e conferir.
Em caso de sintoma de vazamento, até que se faça o reparo urgente, para encher o sistema de arrefecimento deve-se completar pela tampa do radiador.
Mas é difícil que ocorra vazamento. E deve-se, nas revisões, fazer inspeção visual mesmo. A cada 6.000km é bom tirar a tampa do radiador e conferir.
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Obrigado pelos esclarecimentos. Assim que trocar o radiador seguirei o procedimento, acabei descobrindo que o mecânico que tinha feito a minha revisão, apesar de ter cobrado pelo fluido de arrefecimento, havia colocado ÁGUA no radiador....o que, acredito pode ter levado à perfuração.
Valeu.
Valeu.
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Beleza amigos,
depois do meu problema estou querendo aprender a trocar o liquido de arrefecimento por conta propria, alguem tem algum video ou tutorial com dicas para fazer o serviço na Shadow 750 Aproveitando se alguem tiver dicas para a troca de oleo agradeço.
Valeu
depois do meu problema estou querendo aprender a trocar o liquido de arrefecimento por conta propria, alguem tem algum video ou tutorial com dicas para fazer o serviço na Shadow 750 Aproveitando se alguem tiver dicas para a troca de oleo agradeço.
Valeu
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Guilherme, este é o Manual de Serviços da Shadow750 carburada. As instruções estão no capitulo 6.
http://www.4shared.com/zip/ya-lY4nI/Sha ... alDeS.html
http://www.4shared.com/zip/ya-lY4nI/Sha ... alDeS.html
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Valeu demais pelos manual de serviços, agora é só comprar as ferramentas..rsrsrsrs
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Só mais uma indagação, é comum a shadow 750 ter problemas no radiador, a minha é de 2008, não espera que isso pudesse acontecer, ela tem protetor de radiador, não foi pedra nem nada, aconteceu "naturalmente".
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